ultimoduelo resenhas ambrosia

“O Último Duelo”: o conjunto de ótimos fatores de sua atualidade

O Último Duelo se passa na França medieval do século XV, mas com o apuro técnico de Ridley Scott e roteiro dos amigos Matt Damon e Ben Affleck, com Nicole Holofcener, a trama ressoa mais atual do que se espera do livro homônimo original, best-seller de Eric Jager.

jodie o ultimo duelo critica

Baseado em fatos reais, o filme conta a história da amizade rompida entre o cavaleiro Jean de Carrouges (Damon) e Jacques Le Gris (Adam Driver). Na verdade, a razão e as consequências disso: Le Gris estuprou Marguerite (Jodie Comer, fundamental), esposa de Jean.

Apesar de estarmos num período de inexistência de direitos básicos das mulheres, ela mantém firme a acusação, mesmo sob risco de ser sacrificada em praça pública. O roteiro se desenvolve a partir de três pontos de vista do abuso, de cada um dos envolvidos nesse trágico triângulo.

o ultimo duelo resenhas filmes revista ambrosia

Sim, não é nada de novo desde de Rashomon, de Akira Kurosawa (1950), mas Damon, Affleck (que faz um conde bon vivant e parece estar se divertindo) e Nicole se valem da estrutura para incutir alguma complexidade no contexto histórico que falam pela história em si. E isso passa da violência sexual até o fanatismo religioso.

Aos 83 anos, Scott se mostra mais maduro diante dos desafios históricos que tanto gosta de registrar. Nada da solenidade “de cartilha” visto no superestimado Gladiador e de volta ao frescor de seu primeiro filme, de 1977, Os Duelistas.

o ultimo duelo resenhas filmes ambrosia

O Último Duelo traz o desconforto das questões levantadas não serem tão medievais assim. E, apesar de no geral, o elenco brilhar, Jodie traz para a produção a medida dramática precisa e emocionante para deixar o resultado mais humano. O conjunto de fatores para isso fica claro, sobretudo nas cenas em que o desespero de Marguerite se resume na força de seus olhos.

Nota: Excelente – 4 de 5 estrelas

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ant.
Vinaa faz pocket show no Festival Sesc Aldeia Guajajaras e apresenta canções do disco “Fé de Alimária”
Foto Promocional VINAA Fotografo Fabio Matta

Vinaa faz pocket show no Festival Sesc Aldeia Guajajaras e apresenta canções do disco “Fé de Alimária”

Prestes a lançar “Fé de Alimária”, álbum feito com base em extensa

Próxima
“Halloween Kills” opta pela manutenção do culto ao passado
Halloween Kills

“Halloween Kills” opta pela manutenção do culto ao passado

“Halloween Kills: O Terror Continua” é a continuação direta de

Você pode gostar