em

Onde está a Liga da Justiça no novo filme do Esquadrão Suicida?

Esquadrão Suicida (The Suicide Squad, 2021) é o mais recente filme do Universo Estendido DC a chegar aos cinemas. Embora em muitos aspectos esteja distante do resto dos demais títulos da franquia, no filme podemos notar algumas referências ao resto dos longas-metragens ambientados nesta mesma realidade.

Além de vários personagens já terem sido vistos anteriormente no Esquadrão Suicida de 2016, ou que, conforme explicado no trailer, Bloodsport tenha alguma ligação com Superman, o filme faz várias referências a elementos que aparecem em Liga da Justiça e Aquaman.

Onde está localizado o filme no DCEU?

Se os heróis que compõem a Liga da Justiça existem no mesmo mundo onde acontecem os eventos que vemos no filme, por que Superman, Batman ou Mulher Maravilha não aparecem para dar uma mão? Bem, antes de chegarmos a isso, melhor é colocar cronologicamente o filme de James Gunn, já que a linha do tempo da DCEU é um pouco complicada.

Não há muitos indicadores de onde exatamente quando cada filme individual é colocado, embora seja possível descobrir uma ordem dentro dos filmes. O Esquadrão Suicida definitivamente vem depois do filme de 2016 de David Ayer, que se passa depois de Batman vs Superman: A Origem da Justiça e O Homem de Aço.

Na cena pós-créditos de Esquadrão Suicida (2016), vemos como Bruce Wayne avisa Amanda Waller que deve cancelar o projeto da Força Tarefa X ou ele e seus amigos farão isso por ela, então Batman tem conhecimento sobre a equipe.

As coisas ficam um pouco mais confusas depois disso. Arlenquina claramente se afastou do Coringa, o que coloca o Esquadrão Suicida depois de Aves de Rapina. Não é totalmente óbvio se esse filme vier depois de Aquaman e Shazam!, mas com base na ordem de estreia, Aves de Rapina seguiria ambos.

Isso significa que o Esquadrão Suicida (2021) é a entrada mais recente para o DCEU, tanto cronologicamente quanto em ordem de lançamento. James Gunn também disse que o filme “se passa no ano em que é lançado” (como o diretor confessou à Screen Rant), então é 2021.

Onde estava a Liga da Justiça, então?

Spoilers a seguir

A questão não é realmente onde está a Liga da Justiça, mas por que eles não se envolveram na  luta contra Starro?

Primeiro, a missão que Amanda Waller envia à Força-Tarefa X é secreta devido à natureza do envolvimento do governo dos EUA no Projeto Starfish; segundo, o plano nunca foi realmente parar Starro, mas evitar que a conexão fosse descoberta; E, por último, enviar a Liga da Justiça teria sido muito perigoso.

A Liga possui  indivíduos com superpoderes muito perigosos, e perder um membro da Liga da Justiça teria sido um desastre que nem mesmo Amanda Waller poderia ter escondido.

Na verdade, isso também pode servir para explicar por que O Esquadrão Suicida é composto de personagens muito menos poderosos, ou pelo menos indivíduos que não parecem tão flagrantemente poderosos quanto o elenco original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *