em

Os 15 acertos do futuro de "De Volta Para O Futuro II"

Há exatos 25 anos estreava a continuação de De Volta Para O Futuro, sucesso de 1985, hoje um clássico da geração ploc e do cinemão em geral. De Volta Para O Futuro Parte II chegou aos cinemas americanos em 22 de novembro de 1989 e exatamente um mês depois ocupou o circuito exibidor brasileiro.
Na trama, Marty junto com Doutor Brown avança 30 anos no tempo para livrar seus filhos de uma confusão e acaba deixando uma brecha para que um idoso Biff crie uma confusão ainda maior. O engraçado é que o futuro mostrado no filme está a pouco mais de uma semana de se tornar presente, e óbvio, muita coisa ali não existe hoje. Robert Zemeckis disse nos extras do DVD que aquilo se tratava de uma sátira e não de um exercício de futurologia. Mas antes que comecem as piadas e cobranças em relação a carros voadores e hover boards, vamos listar aqui os 15 acertos do ano 2015 vislumbrado por Zemeckis em De Volta Para O Futuro II.

TVs de tela fina

As TVs de tela plana fixadas na parede como a que vemos na casa dos McFly já são uma realidade há um bom tempo

Vídeo conferencia

the-only-thing-back-to-the-future-missed-with-its-representation-of-video-chat-is-the-annoying-sounds-skype-makes-when-you-start-and-end-a-call
O “esquema” oferecido a Marty por Needles é feito via vídeo conferência. Ponto para Robert Zemeckis que previu o Skype.

Google Glass

back II
Marty McFly Jr. usa um óculos durante o jantar no qual acessa informações, assiste TV e recebe chamadas telefônicas. Ou seja, o Google Glass!

Nostalgia anos 80

antiquario
É só olharmos para o antiquário cheio de bugigangas oitentistas (repare, na vitrine há um Macintosh, um nintendinho e um boneco do Roger Rabbit) e para a lanchonete Café 80’s para vermos que Robert Zemeckis acertou em colocar a nostalgia anos 80 em 2015.

Portas que se abrem com reconhecimento das digitais

Quando Jennifer é achada pelas policiais, que acham que ela fez uma pl´[astica para rejuvenescer, suas     digitais são usadas para abrir a porta de casa. Tal recurso já é uma realidade, embora não seja comum em residências ainda

Câmera digital

super-thin-advanced-digital-cameras-if-anything-doc-brown-is-a-bit-behind-the-times
Se repararmos na câmera fotográfica do Doutor Brown, ela lembra muito as compactas câmeras digitais e os fininhos celulares que possuem o recurso.

Continuações infinitas em 3D

the-movie-correctly-predicted-the-return-of-3d-to-blockbuster-films--though-the-cgi-in-1989-wasnt-quite-ready-to-portray-it
Marty passa em frente a um cinema em que está passando Tubarão 19. Perfeitamente condizente com a enxurrada de continuações e reboots que teremos nas telonas no ano que vem. Mas nenhum dirigido por Max Spielberg, que não seguiu os passos do pai. E também ainda não temos cinema holográfico como o do filme, mas temos o 3D.

GPS em coleira

Se prestarmos atenção, ao fundo da rua onde a família McFly mora no futuro, há cães passando com coleira teleguiada. Já existem coleiras com GPS que permitem a você monitorar seu cão à distância.

Drones que fotografam

Quando a gangue de Griff é presa vemos câmeras teleguiadas sobrevoando e fotografando. O uso de drones para fotografar já é bastante comum.

Leitor de cartão móvel

a-mobile-credit-card-reader-so-thats-where-jack-dorsey-got-the-idea-for-square
O aparelho usado para efetuar a transação é bastante similar ao da Square

Kinect

Quando Marty tira onda no fliperama em frente a uns garotinhos (um deles é Elijah Wood debutando no cinema), eles se mostram decepcionados por ser um jogo primitivo, que requer o uso das mãos. Fica subentendido que os videogames do futuro são como o que temos hoje com o Knect.

Os EUA de relações reatadas com Vietnã

Surfvietnam
É possível ver em uma parede, um cartaz com uma propaganda de um pacote turístico para o Vietnã. O país asiático ainda estava de relações diplomáticas cortadas com os EUA em 1989, mas houve uma reaproximação em 1995. Hoje, o Vietnã de fato é destino turístico de muitos americanos

Computadores que respondem a comando de voz

computer at cafe 80's
Ainda não substituíram os garçons como no Café 80’s, mas já são bastante comuns

Informação “tudo ao mesmo tempo agora”

tv all
É o que temos nas smart TVs e nas várias abas abertas ao mesmo tempo quando estamos na internet. Marty McFly Jr. como um típico garoto da geração milenium abusa desses recursos.

Carro voador

Sim, até ele foi uma bola dentro. 2015 terá o lançamento do primeiro modelo. Tudo bem que no filme dá a entender que eles fazem parte do cotidiano já há algum tempo. Mas não deixa de ser um acerto futurólogo

Participe com sua opinião!