em

Os maiores lançamentos do verão norte-americano de 2012

As temperaturas ainda não subiram completamente no hemisfério norte, mas as bilheterias já se encontram bastante aquecidas nesse meio de primavera. Com a estréia de Os Vingadores, que bateu recorde no seu primeiro fim de semana nos E.U.A como a maior bilheteria de estréia de todos os tempos (no Brasil o filme estreou uma semana antes), foi iniciada a pré-temporada de verão.

O verão americano no cinema se inicia oficialmente no feriadão do Memorial Day (a ultima segunda feira de maio, onde são lembrados os soldados americanos mortos em todos os combates dentro e fora do país), chega a seu auge no feriado da independência o 4 de julho, e segue até meados de agosto, quando voltam as aulas por lá.

Essa é sabidamente a época mais lucrativa para os cinemas, mas nem sempre foi assim. Até a primeira metade dos anos 70, era justamente o oposto. Os exibidores acreditavam que as pessoas, principalmente as famílias, estariam todas viajando, lotando praias e parques e não se interessariam em se enfurnar em uma sala escura. A época mais lucrativa até então era o fim de ano.

Mas no verão de 1977 tudo mudou. George Lucas teve problemas no cronograma de produção de seu Guerra nas Estrelas, que teve que ser transferido de fim de 76 para o Memorial Day de 77, o que de certa forma foi um alívio o estúdio, que não levava muita fé no projeto e temia um fracasso retumbante no fim de ano. O fim da história todos sabem: o filme foi um fenômeno de bilheteria com filas dando voltas no quarteirão, forçando alguns cinemas a passarem o filme inclusive madrugada adentro. Dois anos antes, o sucesso de Tubarão, de Steven Spielberg, já despertara a atenção dos estúdios para a possibilidade de haver uma grande demanda por cinema no verão, mas Guerra nas Estrelas confirmou.

O verão americano passou, então, a ser a época em que os estúdios lançam sua artilharia mais pesada: os filmes mais caros, mais esperados, geralmente franquias. Se formos olhar a relação dos filmes mais esperados desse verão, constataremos que praticamente todos são continuação, adaptação ou reboot, afinal de contas, para quê arriscar se o lucro fácil está tão ao alcance?

Aqui vai uma relação dos filmes mais esperados desse verão de 2012.

Battleship

Data 11 de maio no Brasil/18 de maio nos E.U.A

Do que se trata: Bom, já vimos adaptação para as telas de brinquedos (Transformers, G.I.Joe), de atrações de parque temático (Piratas do Caribe, Mansão Mal Assombrada), mas este aqui extrapolou o limite da imaginação com o desiderato de faturar alto. Trata-se de uma adaptação do velho Batalha Naval. Seguindo a esteira de Os Vingadores na temporada pré-verão, o filme conta com Rihana e Liam Neeson no elenco. Bom, vai que presta, né?

 

 Sombras da Noite (Dark Shadows)

Data: 11 de maio nos EUA/ 22 de junho no Brasil

Do que se trata: Adaptação do seriado de TV homônimo dos anos 60. Um vampiro desperta nos dias atuais e vai à sua mansão. Nela vivem seus descendentes, que se mostram uma família bastante disfuncional. É o retorno de Tim Burton à direção, e promete ser autoral, a contrário do decepcionante Alice. Como não podia deixar de ser, tem Johnny Depp e Helena Bonham Carter no elenco.

 

O Ditador (The Dictator)

Data: 16 de maio nos EUA/13 de julho no Brasil

Do que se trata: Essa é a nova estripulia de Sasha Baron Cohen. A trama é sobre os esforços de um ditador para que a democracia nunca dê as caras em seu país. É o primeiro filme do criador de Borat e Brüno assumidamente de ficção, e não um mocumentário.

 

Homens de Preto III (Men in Black III)

Data: 25 de maio nos EUA e no Brasil

Do que se trata: Inaugurando oficialmente a temporada de verão (o filme estréia no fim de semana do memorial Day), chega o terceiro episódio da franquia inspirada nos personagens da Marvel que monitoram a atividade alienígena na Terra trajando terno e óculos escuros, munidos de seus disparadores de flash que apagam a memória de quem viu o que não devia. 15 anos depois do primeiro filme, o agente J (Will Smith) deve voltar aos anos 60 para evitar que um alien assassine K (Tommy Lee Jones/Josh Brolin na versão jovem) e mude os rumos da história. Barry Sonnenfeld assina mais uma vez a direção.

Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman)

Data:1 de junho Brasil e EUA

Do que se trata: As vezes acontece isso:em um mesmo ano dois filmes abordando o mesmo tema, como aconteceu em 1992, ano em que duas produções reconstituíram o descobrimento da América (1492 A Conquista do Paraíso e Cristovão Colombo:A Aventura do Descobrimento) ou 1998 quando Disney e Dreamworks travaram uma “guerra de formigas” (a primeira com Formigunha Z e a segunda com Vida de Inseto). Agora duas releituras de Branca de Neve foram produzidas: “Espelho, Espelho Meu”, que tem um tom mais puxado para a comédia e remete ao desenho clássico da Disney, e este aqui, com tom mais sombrio e, a exemplo da nova versão de Chapeuzinho Vermelho, há um quê de Alice do Tim Burton e uma certa crepusculização visando atrair o público feminino jovem,e, talvez por coincidência, traz Kristen Stewart (Crepúsculo) Chris Hemsworth (Thor) no elenco.

Madagascar 3: Os Procurados (Madagascar 3: Europe’s Most Wanted)

Data: 7 de junho no Brasil/8 de junho nos EUA

Do que se trata: terceiro longa da franquia de animação da Dreamworks, cujo primeiro fora concebido, a princípio, para ser feito com técnica de animação tradicional e teria um tom épico, seria uma espécie de O Rei Leão. Posteriormente decidiu-se pela computação gráfica e um tom de comédia. Na trama, o Leão Alex e seus amigos tentam voltar para Nova York, vão parar na Europa e encontram o que pode ser uma bela saída: um circo itinerante

Prometheus

Data: 8 de junho nos EUA/15 de junho no Brasil

Do que se trata: Um dos filmes mais esperados do ano. Trata-se do prólogo da série Alien, com Ridley Scott no comando, que volta à ficção científica pela primeira vez desde Blade Runner, e em 3D.

 

Rock of Ages

Data: 15 de junho nos EUA/17 de agosto no Brasil

Do que se trata: A nostalgia dos anos 80 parece não ter fim. Em 1987, dois jovens chegam à Los Angeles do auge do Hair Metal em busca de sonho. Apaixonam-se (claro) e têm como ídolo maior o rock star Stacey Jacks, interpretado por Tom Cruise. Adam Shankman, de Hairspray, assina a direção

 

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)

Data: 22 de junho nos EUA/03 de agosto no Brasil

Do que se trata: Confesso que a princípio achei que se tratasse de um trash na melhor tradição do cinema grindhouse…mas é sério (ou pelo menos tem pretensão de ser). É a história do Jovem Abraham Lincoln, que, antes de ser presidente da república, libertar os escravos e garantir a unidade territorial americana, era um exímio caçador de criatura das trevas. Que medo, em todos os sentidos

 

Valente (Brave)

Data: 22 de junho nos EUA/20 de julho no Brasil (os camelôs vão faturar…)

Do que se trata: Nova animação da Pixar, que vem com a missão de recuperar o prestígio e os cofres do estúdio depois do mal sucedido Carros 2. Na Escócia medieval, a princesa Merida vai à caça de uma maldição bestial

G.I.Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation)

Data: 29 de junho nos EUA/17 de agosto no Brasil

Do que se trata: Segundo filme da franquia baseada nos action fugures mais famosos dos anos 80. O elenco agora conta com o reforço de Dwayne “The Rock” Johnson e do duro de matar Bruce Willis.

O Espetacular Homem-Aranha

Data: 03 de julho no Brasil/06 de julho nos EUA

Do que se trata: Precisa dizer? É um dos filmes mais esperados do ano, e tem potencial para ser um dos mais legais. É a nova adaptação para as telas da história do nerd Peter Parker que depois de picado pela aranha radioativa se torna o amigo da vizinhança na luta contra o crime. E acaba atraindo inimigos bem maiores do que meros criminosos urbanos. Andrew Garfield assume o papel que foi de Tobey Maguire e Marc Webber de 500 Dias com Ela assina a direção. Detalhe: quem viu os trailers 2 e 3 em 3D em eventos fechados promovidos pela Sony garante que está impressionante.

 

A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift)

Data: 29 de junho no Brasil/13 de julho nos EUA

Do que se trata: É a quarta parte da já meio combalida franquia pilotada pelo carioca Carlos Saldanha, mas como ainda dá lucro, sobretudo no mercado internacional, a Fox ainda insiste. Durante a época da separação dos continentes, o mamute Manny, o dente-de-sabre Diego e o a preguiça Syd embarcam em um iceberg e exploram os perigos dos mares entre eles criaturas e piratas

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Batman: The Dark Knight Rises)

Data: 20 de julho nos EUA/27 de julho no Brasil

Do que se trata: Sério candidato a filme do ano, se Christopher Nolan mantiver o nível de excelência dos dois anteriores. A última parte da trilogia do morcego (Nolan já afirmou que acontece algo neste filme que inviabilizará uma continuação) promete ser tensa, conforme visto nos trailers. O melhor filme de super herói do ano deve ficar entre Os Vingadores e Homem-Aranha. Batman de Nolan é algo além.

O Legado Bourne (Bourne Legacy)

Data: 3 de agosto nos EUA/24 de agosto no Brasil

Do que se trata:  Sai Matt Damon entra Jeremy Renner na quarta aventura do super agente da CIA Jason Bourne.

O Vingador do Futuro (Total Recall)

Data: 3 de agosto nos EUA/10 de agosto no Brasil

Do que se trata: Da nova adaptação para o cinema da obra de Phillip K.Dick, imortalizada por Paul Verhoven na versão de 1990, com Arnold Schwarzenegger no papel que agora é de Colin Farrel. O único, porém é que parece que nesta versão a trama não vai para Marte.

Os Mercenários 2 (The Expandables 2)

Data: 13 de agosto EUA/Brasil

Do que se trata: Em 2010 Sylvester Stallone quis fazer um filme de ação à moda anos 80. Nada da inteligência dos Jason Bournes, Jack Bauers e Ethan Hunts da vida. A idéia era ressuscitar o filme de brucutu que sai dando tiro e porrada e explodindo tudo. O resultado foi Os Mercenários, que rendeu uma boa bilheteria, ainda mais se considerando que se trata de um gênero que estava sendo considerado morto, e a continuação, claro, foi imediatamente cogitada e posta em prática. É o filme que fecha a temporada de verão 2012.

Todos os trailers dos filmes supracitados podem ser assistidos na Apple Trailers (ou no YouTube buscando com as legendas).

Deixe sua opinião