CríticasFilmesListas

Os melhores filmes lançados no Brasil em 2022

Compartilhe
Compartilhe

2022 foi o ano marcado pela plena volta do público aos cinemas e foi recheado de opções. Você vai conferir aqui a seleção dos melhores filmes lançados no Brasil entre janeiro e dezembro.

ARGENTINA 1985 

de Santiago Mitre

Onde Assistir: Prime Video 

O melhor filme do ano é um documento histórico sobre a luta do país contra a ditadura, que resultou num desaparecimento de cerca de 30 mil vidas. Trata-se de um thriller politico com a personalidade portenha e, sobretudo diante do mundo que estamos vivendo, uma capacidade de tornar universal um episódio tão doméstico. O “monólogo” do brilhante Ricardo Darín no fim do filme já pode entrar para a história do cinema mundial. 

AFTERSUN

de Charlotte Wells

Onde Assistir: em cartaz 

É lindo ver que um filme com esse nível de maturidade cinematográfica seja o primeiro longa de Charlotte Wells. A maestria com que ela ilustra toda melancolia de uma filme que se vale da memória e de idealizações de uma filha para com seu pai, o torna um dos melhores filmes do ano. Vamos ficar de olho nessa menina… 

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO 

de Daniel Scheinert e Daniel Kwan

Onde Assistir: aluguel online

Insanamente criativo, espertamente profundo. Os caminhos narrativos, dramáticos e estéticos criados pelos Daniel’s para versar sobre carência afetiva são absurdos, e você sai do cinema exausto dessa viagem, mas também impressionado em como criatividade e inteligência impulsionam as possibilidades do audiovisual. 

ATÉ OS OSSOS

de Luca Guadagnino

Onde Assistir: em cartaz 

Após o sucesso de seu demasiadamente humano “Me Chame Pelo Seu Nome”, Guadagnino adapta o livro homônimo, sobre canibais tentando achar seus lugares no mundo. Sua sensibilidade e a pungência do tema se estranham num filme incômodo, mas de uma beleza que só a personalidade artística do diretor pode proporcionar. 

MARTE UM

de Gabriel Martins 

Onde Assistir: em cartaz 

O melhor filme brasileiro de 2022 é a perfeição de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos pela produtora mineira Filmes de Plástico. Gabriel, em seu primeiro filme solo, consegue dar forma a sensibilidade de uma família formada por indivíduos de complexidades próprias e compor uma história sobre o significado do afeto. 

MOONAGE DAYDREAM

de Brett Morgen

Onde Assistir: aluguel online 

É comum tomar como elogio quando um doc sobre um gênio o desvenda para além da mitologia em torno dele. No caso desse excepcional filme sobre David Bowie, é o contrário, já que ele se justificou pela persona que criou. O genial desse trabalho é a dimensão que alcança ao nos mostrar que essa persona não era criação, era sua própria identidade. 

A PIOR PESSOA DO MUNDO 

de Joachim Trier

Onde Assistir: aluguel online 

A atriz norueguesa Renata Reinsve se entrega absolutamente nesse inteligente roteiro que propõe reflexões sobre inadequação, culpa e amor romântico. Trier sabe construir a narrativa pelo drama e pela comédia, num equilíbrio narrativo bem eficiente. 

NÃO! NÃO OLHE!

de Jordan Peele 

Onde Assistir: aluguel online 

Peele virou um cineasta de assinatura. E a cada filme ele sofistica ainda mais a sua “marca”. Aqui o terror é medido pelas possibilidades do real refletidos para além do que a gente vê, mas no contexto social que a gente conhece. E ainda é um esteta. Seus filmes são sempre impecáveis fotograficamente. Não faltam elogios a sua mais nova obra. 

LICORICE PIZZA

de Paul Thomaz Anderson 

Onde Assistir: Prime Video 

A memória afetiva do diretor consegue aludir uma inocência nunca antes vista em seus filmes, mas com a personalidade e o domínio de sua visão do que quer mostrar, absurdos. Com uma direção de atores tinindo, o filme é um verdadeiro afago. 

ELA DISSE

de Maria Schrader

Onde Assistir: em cartaz

Uma pena que o primeiro grande filme de Hollywood a tocar no tema: abuso sexual de Harvey Weinstein, tenha sido um fracasso nas bilheterias americanas. A contundência conseguida aqui diz muito sobre o patriarcado predador alojado nos bastidores do cinema. A destreza de falar disso sem glamourizar seus signos conhecidos é um puta valor. 

THE BATMAN

de Matt Reeves 

Onde Assistir: HBO MAX

Se a DC anda perdidinha, o cineasta Matt Reeves estava muito lúcido ao ressignificar a visão sobre um super-herói tão sombrio em perspectiva. Seu filme trata personagem e plateia como adultos, e fazendo isso, deleita-nos com o mais puro exercício de cinematografia. Num filme de super-herói. 

AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA 

de James Cameron 

Onde Assistir: em cartaz 

Estão lá todos os ingredientes que Cameron sempre soube misturar bem em seus filmes grandiloquentes: estrutura técnica e tecnológica de embasbacar, roteiro de forte apelo emocional e discurso empolado de mensagens. A competência dessa costura é tamanha que seus filmes sempre resultam maiores do que verdadeiramente são.

CARVÃO

de Carolina Markowicz

Onde Assistir: em cartaz

O Brasil é uma contradição de microcosmos, e Carolina é habilidosa ao debruçar sobre um recorte de juízo de valor próprio, mesmo construído naquilo que entendemos como seio familiar. Destaque para o ótimo roteiro que aglutina a complexidade dos personagens com suas dimensões dentro do meio que os refletem. 

DRIVE MY CAR 

de Ryusuke Hamaguchi

Onde Assistir: MUBI 

Não é um filme perfeito, sobretudo pela duração que sim, é bem sentida. Mas existe um valor aqui que é do campo das emoções: a habilidade que os personagens têm de serem críveis em seus gestos e silêncios tem um poder absurdo dependendo de como está seu estado ou estágio emocional quando assistir. 

O ACONTECIMENTO 

de Audrey Diwan

Onde Assistir: HBO MAX 

Ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza, ano passado, essa adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux, é de uma aspereza salutar sobre a condição feminina na sociedade. Seja na década de 60, onde se passa o filme, seja na perturbadora estagnação disso nos dias de hoje. 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotíciasPremiações

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” aparece na pré-lista de Melhor Filme Internacional

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi anunciado...

CríticasFilmes

Kraven é a despedida melancólica do Sonyverso

Ninguém acreditava que “Kraven, O Caçador” seria qualquer coisa distinta do que...

CríticasSériesTV

Comando das Criaturas: sangue, humor e lágrimas

James Gunn deixa claro que o novo Universo DC está em boas...

CríticasGames

Edge of Sanity – assusta ou frustra?

Edge of Sanity é um jogo de terror psicológico em 2D que...

CríticasSériesTV

Como Água para Chocolate: uma deliciosa primeira temporada

Não é o asco dos norte-americanos às produções em outras línguas que...

CríticasGames

Mais Pedras e Puzzles em SokoMage

SokoMage é um jogo de quebra-cabeça estilo sokoban com uma temática de...

CríticasGamesRPG

Necro Story Comedy Club

Necro Story é um RPG que se destaca pela sua abordagem inovadora...

CríticasFilmes

Queer, uma espinhosa jornada pessoal

Adaptação do livro homônimo do escritor norte-americano William S. Burroughs, “Queer” vinha...