2022 foi o ano marcado pela plena volta do público aos cinemas e foi recheado de opções. Você vai conferir aqui a seleção dos melhores filmes lançados no Brasil entre janeiro e dezembro.
ARGENTINA 1985
de Santiago Mitre
Onde Assistir: Prime Video
O melhor filme do ano é um documento histórico sobre a luta do país contra a ditadura, que resultou num desaparecimento de cerca de 30 mil vidas. Trata-se de um thriller politico com a personalidade portenha e, sobretudo diante do mundo que estamos vivendo, uma capacidade de tornar universal um episódio tão doméstico. O “monólogo” do brilhante Ricardo Darín no fim do filme já pode entrar para a história do cinema mundial.
AFTERSUN
de Charlotte Wells
Onde Assistir: em cartaz
É lindo ver que um filme com esse nível de maturidade cinematográfica seja o primeiro longa de Charlotte Wells. A maestria com que ela ilustra toda melancolia de uma filme que se vale da memória e de idealizações de uma filha para com seu pai, o torna um dos melhores filmes do ano. Vamos ficar de olho nessa menina…
TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO
de Daniel Scheinert e Daniel Kwan
Onde Assistir: aluguel online
Insanamente criativo, espertamente profundo. Os caminhos narrativos, dramáticos e estéticos criados pelos Daniel’s para versar sobre carência afetiva são absurdos, e você sai do cinema exausto dessa viagem, mas também impressionado em como criatividade e inteligência impulsionam as possibilidades do audiovisual.
ATÉ OS OSSOS
de Luca Guadagnino
Onde Assistir: em cartaz
Após o sucesso de seu demasiadamente humano “Me Chame Pelo Seu Nome”, Guadagnino adapta o livro homônimo, sobre canibais tentando achar seus lugares no mundo. Sua sensibilidade e a pungência do tema se estranham num filme incômodo, mas de uma beleza que só a personalidade artística do diretor pode proporcionar.
MARTE UM
de Gabriel Martins
Onde Assistir: em cartaz
O melhor filme brasileiro de 2022 é a perfeição de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos pela produtora mineira Filmes de Plástico. Gabriel, em seu primeiro filme solo, consegue dar forma a sensibilidade de uma família formada por indivíduos de complexidades próprias e compor uma história sobre o significado do afeto.
MOONAGE DAYDREAM
de Brett Morgen
Onde Assistir: aluguel online
É comum tomar como elogio quando um doc sobre um gênio o desvenda para além da mitologia em torno dele. No caso desse excepcional filme sobre David Bowie, é o contrário, já que ele se justificou pela persona que criou. O genial desse trabalho é a dimensão que alcança ao nos mostrar que essa persona não era criação, era sua própria identidade.
A PIOR PESSOA DO MUNDO
de Joachim Trier
Onde Assistir: aluguel online
A atriz norueguesa Renata Reinsve se entrega absolutamente nesse inteligente roteiro que propõe reflexões sobre inadequação, culpa e amor romântico. Trier sabe construir a narrativa pelo drama e pela comédia, num equilíbrio narrativo bem eficiente.
NÃO! NÃO OLHE!
de Jordan Peele
Onde Assistir: aluguel online
Peele virou um cineasta de assinatura. E a cada filme ele sofistica ainda mais a sua “marca”. Aqui o terror é medido pelas possibilidades do real refletidos para além do que a gente vê, mas no contexto social que a gente conhece. E ainda é um esteta. Seus filmes são sempre impecáveis fotograficamente. Não faltam elogios a sua mais nova obra.
LICORICE PIZZA
de Paul Thomaz Anderson
Onde Assistir: Prime Video
A memória afetiva do diretor consegue aludir uma inocência nunca antes vista em seus filmes, mas com a personalidade e o domínio de sua visão do que quer mostrar, absurdos. Com uma direção de atores tinindo, o filme é um verdadeiro afago.
ELA DISSE
de Maria Schrader
Onde Assistir: em cartaz
Uma pena que o primeiro grande filme de Hollywood a tocar no tema: abuso sexual de Harvey Weinstein, tenha sido um fracasso nas bilheterias americanas. A contundência conseguida aqui diz muito sobre o patriarcado predador alojado nos bastidores do cinema. A destreza de falar disso sem glamourizar seus signos conhecidos é um puta valor.
THE BATMAN
de Matt Reeves
Onde Assistir: HBO MAX
Se a DC anda perdidinha, o cineasta Matt Reeves estava muito lúcido ao ressignificar a visão sobre um super-herói tão sombrio em perspectiva. Seu filme trata personagem e plateia como adultos, e fazendo isso, deleita-nos com o mais puro exercício de cinematografia. Num filme de super-herói.
AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA
de James Cameron
Onde Assistir: em cartaz
Estão lá todos os ingredientes que Cameron sempre soube misturar bem em seus filmes grandiloquentes: estrutura técnica e tecnológica de embasbacar, roteiro de forte apelo emocional e discurso empolado de mensagens. A competência dessa costura é tamanha que seus filmes sempre resultam maiores do que verdadeiramente são.
CARVÃO
de Carolina Markowicz
Onde Assistir: em cartaz
O Brasil é uma contradição de microcosmos, e Carolina é habilidosa ao debruçar sobre um recorte de juízo de valor próprio, mesmo construído naquilo que entendemos como seio familiar. Destaque para o ótimo roteiro que aglutina a complexidade dos personagens com suas dimensões dentro do meio que os refletem.
DRIVE MY CAR
de Ryusuke Hamaguchi
Onde Assistir: MUBI
Não é um filme perfeito, sobretudo pela duração que sim, é bem sentida. Mas existe um valor aqui que é do campo das emoções: a habilidade que os personagens têm de serem críveis em seus gestos e silêncios tem um poder absurdo dependendo de como está seu estado ou estágio emocional quando assistir.
O ACONTECIMENTO
de Audrey Diwan
Onde Assistir: HBO MAX
Ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza, ano passado, essa adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux, é de uma aspereza salutar sobre a condição feminina na sociedade. Seja na década de 60, onde se passa o filme, seja na perturbadora estagnação disso nos dias de hoje.
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