CríticasFilmes

Piggy (2022), as adversidades de uma jovem em um horror espanhol

Carlota Pereda ( Las rubias), produtora e roteirista deste peculiar thriller, estreia em seu primeiro longa-metragem. Provocações e terror brutal denunciando a situação humilhante em que vivem algumas pessoas, especialmente crianças e adolescentes.

No filme Cerdita (Piggy) é Laura Galán ( Secret Origins ) interpreta Sara. Uma jovem obesa que vive assediada e marginalizada em uma pequena cidade. Não se sentir confortável em sua própria pele pode ser angustiante, especialmente se sua mãe é uma mulher ignorante, tirânica e insensível (Carmen Machi).

Cenas desagradáveis ​​em que insultos e crueldades despertam compaixão por um lado, mas sobretudo raiva e desconforto, os mesmos sentimentos que a protagonista sente. E tudo vai tomar um rumo diferente com o aparecimento de um desconhecido, Richard Holmes ( Hasta el cielo), um assassino em série. Sara nunca mais será a mesma depois de conhecê-lo.

Perigo… intimidação!


Bullying, infelizmente, esse conhecido termo inglês existe desde sempre. As vítimas, geralmente crianças ou jovens com alguma diversidade funcional ou aspecto diferente da maioria, sofrem abusos psicológicos, verbais ou físicos. Com graves efeitos na saúde, podendo causar danos psicológicos para o resto da vida, levando até ao suicídio. A porcentagem é alarmante, 1 em cada 4 crianças ou adolescentes sofre com isso. O perfil do perseguidor é o de alguém que não tem empatia, incapaz de se colocar no lugar do assediado. A origem dessa violência pode ser causada por problemas sociais ou familiares, mesmo tendo sido assediada.

Em Piggy (2022) podem ver-se claramente alguns dos indicadores deste bullying, que, longe de alertar os pais de Sara , são motivo de reprovações e insultos. Depressão, ansiedade, sensação de afogamento, dor de cabeça e dificuldade de concentração são alguns sintomas. Carlota Martinez Pereda arriscou muito neste filme “híbrido”, poderíamos dizer. Assim como ter decidido desenvolver a história de um curta-metragem. E tem dado certo, muito bem.

E não é apenas um filme que denuncia ou reivindica um problema social como o bullying entre adolescentes. O próprio nome do filme é o apelido que seus colegas dão a Sara . Talvez para dar mais notoriedade e relevância ao assunto, a personagem vai chamar a atenção com uma série de crimes violentos que acontecem conforme a trama se desenrola.

A angústia e a inquietação que duas das vítimas despertam enquanto esperam o “golpe de misericórdia” podem ser comparadas ao terror causado por filmes desse gênero, como Carrie ou O Masssacre da Serra Elétrica.

Mas o mais marcante, e às vezes cômico, é que tudo se passa numa zona rural, às vezes caipira, na Espanha profunda. Você não precisa ir aos Estados Unidos para encontrar um serial killer implacável. Um psicopata perturbado que mostrará apenas um leve toque de simpatia pelo protagonista, tornando-se assim seu guardião, seu vingador.

Os personagens

A família de Sara é bastante peculiar. Um pai também obeso, Julián Valcárcel ( Modelo 77, As bruxas de Zugarramurdi ), açougueiro de profissão, totalmente alheio ao que está acontecendo com a filha, embora a ame e fique do lado dela diante dos argumentos da mãe. Dominador e pusilânime, sempre dócil com a atitude da esposa.

Carmen Machi é a mãe de Cerdita. Mulher do povo, com pronunciado sotaque, autoritária, sem um pingo de sensibilidade e amargurada pela vida. Intransigente com a falta de jeito da filha, com as gafes decorrentes da provação que ela está sofrendo. Só no final mostrará alguma empatia quando surge algo como um instinto maternal.

Um irmãozinho que vai se aproveitar das circunstâncias e se aproveitar da situação da pobre irmã. Ela o ama mesmo assim e vai interceder para que o psicopata não a machuque.

E sem ser da família, mas de toda uma instituição da cidade, são a Guarda Civil que vão parodiar a meritória mulher de forma divertida e atual, sendo mais um clichê da Espanha rural.

Conclusão

Piggy (2022) é um filme original, uma mistura de cinema social e de terror, combinação que pode ser grotesca, mas que tem sua grande dose de interesse. Uma forma brutal de denunciar um flagelo social que a sua realizadora, Carlota Pereda , arriscou mostrar com sangue, muito sangue e violência.

Esse tipo de assédio entre os jovens aumenta e se agrava com as novas tecnologias. Carregar vídeos nas redes para zombar pode deixar consequências psicológicas para o resto da vida das vítimas. Além disso, é também um espelho no qual se refletem as virtudes e defeitos dos pequenos municípios. Belas paisagens naturais junto com fofocas e mexericos tão comuns e que são motivo de brigas. Um conto moral macabro que merece sua atenção, apesar de um roteiro que anda muito em círculos.

Piggy (2022)

Piggy (2022)
6 10 0 1
Nota: 6/10 Bom
Nota: 6/10 Bom
6/10
Total Score iNota: 6/10 Bom

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

CríticasSéries

Segunda temporada de “Treta” fica aquém do brilhantismo da primeira

Você sabe o que é uma série de antologia? É aquela série...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...