Dessa vez vamos conhecer o detetive Eric Matthews e seu filho Daniel, raptado por Jigsaw que decide finalmente mostrar as caras e se deixa ser pego pela polícia. Mas, será que isso é só mais um de seus jogos?
Jigsaw leva toda a equipe especial da polícia até seu esconderijo e decide abrir o jogo, especialmente para o detetive Matthews. Mas, ele não fica muito feliz quando descobre que seu filho está nas garras do assassino, numa nova armadilha e corre o risco de não sair dela com vida. Eis que ele se vê cara a cara com um homem doente e muito debilitado, mas extremamente inteligente. Só que em uma outra sala, monitores mostram várias câmeras em uma casa abandonada onde oito pessoas, incluindo seu filho se encontram. O detetive fica transtornado e tenta a qualquer custo arrancar informações do jigsaw sobre o paradeiro de seu filho. Ele pede para conversar com o detetive e tem apenas uma regra: se ele conseguir se sentar ali e ouvir tudo o que ele tem a dizer, seu filho sairá são e salvo. Mas quem ficaria sentado ali, ouvindo as histórias de um assassino quando seu filho corre perigo?
Na casa, oito pessoas estão trancadas em um quarto e no meio delas, jogada no chão, Amanda, vocês lembram dela né? Foi a única que sobreviveu ao jogo do Jigsaw. Aparentemente essas pessoas não tem nada em comum, uma patricinha, um engravatado, um fortão… só que as aparências enganam. Amanda acorda no susto e entende de imediato que está acontecendo e encontra o gravador com as regras e pistas. Eles foram infectados por Antrax e precisam do antídoto que se encontra espalhado em diversos cômodos pela casa. A senha do cofre situado no meio do quarto, está no fundo da mente de cada um, eles tem mais em comum do que pensam e o X marca o lugar. Eles só tem duas horas para encontrar os antídotos, mas as portas da casa só abrem após três horas. Claro, que eles nunca prestam atenção nas dicas e isso é só o início.
Nosso primeiro desesperado é o engravatado, ele se une ao fortão e desobedece uma das regras. Uma chave é encontrada junto com o gravador e com ela um bilhete: “essa chave não serve para abrir a porta”. E o que eles fazem? Colocam a chave na porta e BAM um tiro direto no olho. Temos nosso primeiro eliminado. A porta então se abre e eles decidem se espalhar pela casa. A coisa só tende a piorar. Jonas um dos “jogadores” tenta descobrir o que eles tem em comum, reparando a tatuagem no braço de Xavier (fortão), nota ser um desenho de ex-presidiário e pergunta se ele já cumpriu pena, o que ele concorda. Logo já são três ex-detentos. Ele tenta descobrir mais coisas, em vão. Nesse instante, Laura (patricinha) encontra uma porta. Ela leva-os a um porão onde um boneco tem um bilhete. É para Obi, outro dos jogadores. A tarefa de tentar recuperar as seringas cabe a ele. Precisa entrar rastejando numa caixa de metal e tirar duas seringas lá de dentro. Ele consegue puxar a primeira, mas falha em tirar a segunda, pois a porta fecha e ele começa a ser queimado vivo lá dentro. Nosso segundo óbito. Restam agora 6 jogadores.
Nesse ponto os efeitos do veneno já são visíveis e eles começam a se sentir mais fracos, tossir e cuspir sangue. O que vai causando pânico e ânsia em conseguir sair dali mais depressa. A essa altura alguns participantes já começam a mostrar garrinhas, como Xavier que impõe medo nos outros “jogadores” para fazerem as coisas de seu jeito. Ele encontra uma porta sem fechadura e força até que ela abre. O quarto foi preparado especialmente pra ele. Um buraco com muitas seringas é encontrado embaixo de uma cama e ele joga Amanda lá dentro para encontrar a chave da porta no quarto. Ele já perdeu as estribeiras e tudo vai de mal a pior. O próximo a morrer é Jonas, pelas mãos do Xavier e logo em seguida Laura por conta do veneno. Nesse momento eles descobrem a ligação que tem entre si, por causa de uma foto do Daniel com o pai, Eric que foi o responsável pela prisão de todos que ali se encontram com ele. O que não adianta de muita coisa, mas tudo bem.
No depósito o detetive Matthews já esgotou toda a sua paciência quando vê que o tempo está acabando e decide apelar para a ignorância, surrando Jigsaw até ele contar o paradeiro do seu filho. Depois de muito apanhar ele conta, mas exige que o detetive vá sozinho com ele. A equipe técnica também consegue localizar a casa e percebe que o detetive sumiu com o suspeito. Ambos saem em direção ao cativeiro. Detetive Matthews entra sozinho na casa e começa a busca pelo seu filho, se deparando com os corpos pelo meio do caminho. Ele acaba por chegar num grande portão de ferro e entra…
A equipe tática, liderada por Rigg acaba indo parar em outro lugar, uma casa exatamente igual aquela mostrada nos monitores e descobrem mais monitores e video-cassetes, Rigg aperta pause a policial Kerry avisa no rádio que era tudo gravação e que eles estão no local errado. Enquanto isso o detetive Matthews, dentro de um ambiente escuro, se aproxima de algo que parece ser seu filho mais é pego e preso no mesmo banheiro do primeiro filme.Agora a gente vê o desfecho do filme. Regras servem para serem seguidas, especialmente nesse caso. O erro do detetive Matthews foi não ter escutado o pedido do Jigsaw e ter entrado em pânico. Após o tempo do relógio, um cofre se abre no depósito e lá dentro está Daniel, sustentado por uma máscara de oxigênio. E o detetive, preso se depara com Amanda, que acredita que Jigsaw foi como um pai para ela e que deve carregar seu legado, usando Eric como seu primeiro teste.
Confesso que não gostei muito desse filme, por estar meio óbvio demais. Não sei, tudo me pareceu inacabado, inclusive as mortes. Ele podia ter explorado mais o desespero dos jogadores na casa, mas quis focar apenas no valentão. Claro, que força bruta nunca supera inteligência, assim como o desespero também não ajuda em nada. Gosto quando ele diz que não é assassino e que as pessoas tem escolha própria além de uma saída. Ele mostra a saída, mas ninguém consegue realmente enxergá-la. Um estudo mostra que se você entra em estado de irritação, desespero, impaciência seu cérebro recebe pouco oxigênio o que faz com que você tenha um raciocínio mais lento. É tudo uma questão de lógica e coragem. Se você já está numa situação ruim, todo ferrado, o que custa se machucar mais um pouco, mas viver para sempre?
Como diz o Jigsaw: “aqueles que não apreciam a vida não merecem viver.”
ELENCO:
Que venham outros jogos.
PS: Eu ODEIO aquele marionete que ele usa. Me dá nos nervos.
Melissa.
Em relação ao 1º este é inferior mesmo,mas acho que ainda mantém o pique,e é como você mesmo falou é incompleto mesmo,tanto que vemos a morte do Eric apenas no 3º filme,que para mim é uma continuação direta do 2º.Mas também acho essa parte legal.
P.S.:Você não acha a marionete legal,ela e a máscara de porco são o “charme” do filme.Fora os pôsters que são uma atrativo as mais,são muito bem bolados.
Tenho medo da bendita marionete…