AcervoAnimeCríticasFilmes

Uma nova história de amor em “Palavras que borbulham como refrigerante”:

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Palabras-que-burbujean-como-un-refresco.2-1.jpg" rel="nofollow"> &title=Uma%20nova%20hist%C3%B3ria%20de%20amor%20em%20%E2%80%9CPalavras%20que%20borbulham%20como%20refrigerante%E2%80%9D%3A" rel="nofollow"> &name=Uma%20nova%20hist%C3%B3ria%20de%20amor%20em%20%E2%80%9CPalavras%20que%20borbulham%20como%20refrigerante%E2%80%9D%3A" rel="nofollow">

Recentemente, a Netflix adquiriu os direitos de Words Bubble Up Like Soda Pop (Palavras que Borbulham como Refrigerante, em português), o último filme de animação do estúdio Flying Dog. Dirigido por Kyōhei Ishiguro, produtor de Your Lie in April, nos conta uma história de amor cativante entre dois jovens, Cherry e Smile, cujos mundos completamente diferentes se cruzam através de um acidente fortuito.

Através de uma animação original, o estúdio traz-nos com um estilo peculiar um anime  onde predomina o romance, mas com toque de comédia e de mistério.

Análise

O ponto central do anime é a relação entre os protagonistas e, apesar de suas diferenças, formam uma amizade através do interesse mútuo. O principal hobby de Cherry são os haikus (poemas curtos originais do Japão) e com eles consegue transmitir a maior parte de seus sentimentos e, por sua vez, alcança uma narrativa poética na maioria dos diálogos. Por outro lado, o lado inocente e gentil de Smile, traduz seu perfil de influenciador, que vai trazer à tona o lado mais ousado do rapaz.

Por outro lado, aprecia-se como a animação sai do lugar comum e não ambienta a história em uma escola, um local fetichista para anime de romance. Em vez disso, a cidade será o cenário e haverá um confronto entre duas visões do Japão. Cherry representa a tradição com seu hobby, enquanto Smile abrange todos os nativos do digital. As diferentes perspectivas se fundem em um nexo bem comprimido e interessante.

Quanto aos personagens secundários, apesar de não serem muito desenvolvidas, devido à duração do filme, servem como apoio e motivam os jovens nos seus diversos passatempos. Smile é uma influenciadora junto com duas amigas de infância, que a ajudam a conhecer mais Cherry. Os protagonistas não estão sozinhos em nenhum momento e de positivamente nos ensinam seu lado mais humano.

Reviravolta

O anime ganha uma ênfase dramática quando Cherry, que deve deixar a cidade, começa a mudar. Com isso, acrescenta-se um objetivo comum compartilhado pelo grosso dos personagens, que será a busca por um disco de vinil para um velho, apresentado desde o início da história. Graças aos seus círculos de amigos, embarcam nessa aventura para deixar o Sr. Fujiyama feliz.

Com isso, voltam ao tema recorrente no filme, que será a união dos opostos, mas ao mesmo tempo complementares. Enquanto a relação amorosa ocorre entre duas pessoas muito diferentes e como elas se dão bem, o sentimento romântico também une o presente e o passado com a história do velho e sua falecida esposa e o desejo de ouvi-la mais uma vez. Com isso, o amor passa a ser um elemento atemporal e praticamente o elo entre as gerações díspares que a sociedade japonesa apresenta.

Conclusão

Palavras que borbulham como refrigerante (Words Bubble Up Like Soda Pop, 2020) é simples e emocionante, uma homenagem ao amor mais terno e puro e sua trilha sonora traz tudo isso. Une juventude e velhice, compartilhando um mesmo sentimento e como lutar por ele. O uso poético e visual dos haicais marca a originalidade da história, embora para os espectadores fora dessa arte possa ser um pouco estranho, em comparação com a poesia “comum”.  Recomendo para todos aqueles que desejam voltar à nossa adolescência e aos verões da nossa juventude onde os problemas do dia a dia nem existiam.

Nota: Ótimo – 3,5 de 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotícias

Pôster de Supergirl lembra visual de Shazam! e acende debates nas redes

O primeiro pôster de “Supergirl”, liberado por James Gunn nessa semana, já está...

CríticasFilmes

Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado traz a franquia de volta sem inspiração

Se “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, lançado em...

Documentário Morada, com o cantor, compositor e violeiro João Arruda, terá exibição nesta sexta-feira (18) no CPF Sesc
AgendaFilmes

Documentário Morada, com João Arruda, terá exibição no CPF Sesc

Documentário Morada, com o cantor, compositor e violeiro João Arruda, terá exibição...

FilmesTrailersVideos

“Mortal Kombat 2” ganha primeiro trailer explosivo com novos lutadores

Prepare-se para mais fatalities! A Warner Bros. lançou o aguardado trailer de...

ColunasCríticasFilmes

Capitão Fantástico: diga sim para sua família!

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização,...

AgendaFilmes

Filmes de Luiza Botelho participam do Festival de Cinema de Vitória

Dirigidos por Luiza Botelho. o curta “Bela LX-404” e o videoclipe “Kel...

CríticasFilmes

Superman inaugura com acerto a nova DC no cinema

“Superman” não é um filme de origem do primeiro super-herói da História....

FilmesVideocastVideos

Superman – Respondendo a Perguntas Com Spoilers

“Superman” está em cartaz e o Outcast responde a perguntas com spoilers...

CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

CríticasFilmes

Um ano de Mindfulness: se conhecer para se libertar dos automatismos!

Em meio a uma crise global de saúde mental, milhões de pessoas...