Bitscópio: Starcraft

Bitscópio: Starcraft – Ambrosia

Com o lançamento de Starcraft II: Wings of Liberty essa semana, não nos restaram dúvidas sobre qual game merecia ser rememorado aqui no Bitscópio. Starcraft revolucionou completamente os jogos de estratégia em tempo real quando foi lançado em 1998 pela Blizzard.

O que realmente fez do jogo algo único foram suas três diferentes raças que representavam maneiras completamente distintas de se jogar. Até então, os demais RTS (Real Time Strategy) apresentavam diversas facções em combate que se equivaliam tanto na forma de se controlar quanto em suas unidades. Se pensarmos nos mais famosos predecessores de Starcraft, como Age of Empires e Warcraft, veremos que por mais diferente que fossem gregos e egípcios, humanos e orcs, eles ainda representavam estilos e filosofias de jogo exatamente iguais.

Bitscópio: Starcraft – Ambrosia

Esta mudança de paradigma protagonizada por Starcraft foi muito importante, e certamente uma das razões para o jogo ter uma vida tão longa, já que até hoje ele tem seus servidores online abarrotados de jogadores e recebia feedback da empresa até pouco tempo – o último patch lançado tem cerca de um ano.

A história não poderia ser mais clássica. Ela se foca em um grupo de humanos há muito banidos da sociedade mais tradicional. Forçados a viver nas periferias da galáxia, acabam por se meter em uma guerra ainda mais antiga entre duas raças alienígenas. Os insectóides Zergs haviam infiltrado a superfície de diversos planetas dos Terrans (os humanos), que permaneciam alheios a este problema. No entanto, esta infestação conseqüentemente acabou por chamar a atenção de uma raça mais avançada e psiônica, os Protoss. Dedicados a exterminar estas pragas espaciais, eles acabam atacando planetas primariamente habitados pelos humanos. Começa assim uma grande guerra entre as três poderosas facções.

Bitscópio: Starcraft – AmbrosiaOs Protoss são os seres mais avançados do jogo, lidando com tecnologias baseadas em teleporte de matéria. Ainda que muito poderosos, este fator acaba equilibrado por serem também os mais lentos para se montar uma colônia, assim como os mais exigentes em recursos. Uma unidade de Protoss está sempre listada entre as melhores do jogo, mas as consequências da perfeição acabam sendo duras demais.

Bitscópio: Starcraft – AmbrosiaOs Zergs são o contrário de seus adversários psíquicos. Desprovidos de inteligência própria e dominados pela mentalidade coletiva de uma colméia, estas pragas espaciais não possuem tecnologia mecânica, já que todos os seus prédios e aprimoramentos são de origem orgânica. A raça aspira sempre por novos e melhores genes para prosseguir sua expansão eterna e consumidora. Em termos de jogo, são os mais rápidos e aqueles capazes de criar o maior número de unidades. No entanto, lhes falta a força quando são defrontados sem vantagem numérica.

Bitscópio: Starcraft – AmbrosiaOs humanos, ou Terrans, caminham por um meio termo. Certamente são poderosos ofensivamente, pois estamos lidando com uma facção quase que inteiramente composta de renegados e bandidos, contando com mísseis, nukes, tanques, etc. Ao mesmo tempo, são mais rápidos do que os Protoss na produção de suas unidades e na aquisição de recursos. No entanto uma de suas maiores vantagens se encontra na mobilidade de sua base. Todos os prédios são construídos de forma em que possam levantar vôo e ser restabelecidos em outros locais. Um recurso excelente para aqueles com pouca de defesa em um ataque inesperado. Sempre espere um ataque a qualquer momento se você tem Zergs entre seus inimigos, eles sempre correm mais rápido do que você .

A Battle.net daria um artigo à parte, mas é importante dizer como Starcraft foi um dos melhores jogos a dar o salto em direção ao multiplayer via internet, assim como o vídeo-game competitivo de modo geral. Todos já ouviram falar que Starcraft é esporte nacional na Coréia do Sul, com jogos televisionados semanalmente. Não posso averiguar essas afirmações, sei que a coisa por lá é muito grande, mas sempre tenho um pé atrás quando leio que RTS na Coréia é que nem futebol aqui, mas posso dizer que o jogo da Blizzard é o mais antigo a ser disputado pela WCG (World Cyber Games), a olimpíada mundial de games. Significa que já fazem mais de 10 anos que jogadores profissionais de Starcraft vivem podres de rico devido às suas habilidades no jogo.

Bitscópio: Starcraft – Ambrosia

Starcraft é, sem dúvida, um dos maiores marcos dos games de computador, e o rebuliço por trás de sua continuação é plenamente justificável. Se ela conseguir realizar ou representar um quarto do que o original fez, teremos nas mãos um dos jogos da década.

Total
0
Links
Comentários 2
  1. Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Cotoco, de John van de Ruit

Cotoco, de John van de Ruit

Quem não lembra dos seus treze anos?

Prox
True Blood, terceira temporada: O vampiro e a… ?

True Blood, terceira temporada: O vampiro e a… ?

– Miss Stackhouse, você me daria a honra de se tornar minha esposa?

Sugestões para você: