Ambrosia Games Como escolher um jogo e os perigos da Metacrítica

Como escolher um jogo e os perigos da Metacrítica

Vivemos em tempos estranhos, onde grandes desenvolvedores parecem dar verdadeira importância a nota de seus jogos medidos pela Metacrítica. E por mais que o projeto por trás deste site (e de seu irmão GameRankings que é melhor) seja muito legal e apresente um bom serviço de notas e estatísticas sobre resenhas de jogos, ele nunca deveria ser tornar tão absoluto. Principalmente para o consumidor.

Não acredito que este problema seja tão grave aqui no Brasil, mas parece ser uma tendência mundial, pessoas que decidem sua opinião sobre uma resenha apenas pela nota no fim. E em geral é apenas isso que sites como o Metacritic fornecem, um número absoluto.

É da percepção de nossos leitores que nós, a equipe do Ambrosia, temos muito cuidado quando vamos dar nota a um jogo, mas esta cautela é ainda melhor reforçada no texto. Temos certeza que muitos games possuem suas resenhas mais extensas e detalhadas (pelo menos em português) neste mesmo site, porque firmemente acreditamos que o valor sobre um jogo se encontra no texto sobre ele e não na sua nota, que serve apenas como uma forma de sumário.

Por isso nos incomoda a recente onda de desenvolvedores ofendidos com os sites de Metacrítica, como ocorreu com a Bioware e seu Dragon Age 2 (que recebeu uma recepção bem abaixo do esperado por eles). No entanto, não adianta bater nestes portais, que são no mínimo ferramentas úteis de aglomerações de notas, mas sim educar os leitores sobre as melhores formas de se chegar a um consenso sobre a qualidade de um produto. E como tudo isso é muito subjetivo, seria impossível criar uma plataforma para tal feito, o que faz com que esta seja uma tarefa do próprio consumidor.

O principal problema da metacrítica é pegar cada uma das resenhas produzidas, onde são explicitados prós, contras, nuances e etc, e juntá-las umas com as outras, produzindo um imenso número homogêneo que não se expressa por si mesmo. Mesmo que o site afirme que eles coloquem peso nas notas de acordo com a relevância da publicação (um argumento completamente arbitrário que faz muito sentido para mim, já que um site pequeno pode muito bem ter um crítico muito melhor do que um portal um pouco mais bobo como IGN), isso cria um problema imenso ao supor que as críticas podem ser colocadas em escala de valores, quando sabemos que estas são baseadas em gostos absolutamente subjetivos.

Qual é a solução? Bem, a primeira coisa a fazer é descobrir que críticos possuem gostos similares aos seus ou possuem bons argumentos na hora de julgar um game, isso você percebe somente lendo críticas e depois jogando os jogos resenhados por estes autores. Em pouco tempo é possível perceber quem são os bons autores, ou quais deles possuem gostos mais similares ao seu. Sem dúvida confiar na opinião de um crítico que você conhece e admira é o caminho mais seguro para se fazer uma boa compra.

Existem, é claro, outras formas, principalmente se você não tem o hábito de ler críticas sempre. E o primeiro passo é usar sim um site de Metacrítica (eu pessoalmente recomendo o Gamerankings.com, que dá igual valor a todas as notas de resenhas publicadas por veículos de comunicação), encontre o jogo que você procura e entre em sua página, para que você possa ver o link para todos os reviews diferentes sobre ele. Geralmente eu pego as duas piores notas, as duas medianas e as duas melhores, e as leio com atenção. Vale a pena ver o que funcionou para um crítico mas não funcionou para outro, e tente relê-las depois que terminar o game. Isso automaticamente irá fazer com que você aos poucos comece a confiar no tipo de resenha de algum site ou autor, que você poderá retornar diretamente depois.

Este tipo de ação garante que você sempre faça uma compra consciente de seus jogos (afinal quem é que quer jogar 60 dólares no lixo? e se for comprar no Brasil então, ainda vai pagar bem mais caro). Por essa facilidade eu creio que os desenvolvedores que reclamam da metacrítica estão errados, acho que ela é uma excelente ferramenta para você encontrar muitas resenhas bem distintas umas das outras, e a partir daí, descobrir que tipo de autor ou autores lhe oferecem as melhores opiniões para o seu gosto por games.

Lista com os melhores games de todos os tempos (com mais de 20 resenhas) pelo Game Rankings.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação