Em seu romance de estreia, Denise Gals retrata mulheres de meia idade lutando pelo que acreditam em busca de realizar seus sonhos, apesar dos obstáculos que a sociedade lhes impõe, tais como: Você não pode mais. Já passou da idade. Deixa isso para as mais jovens. São mulheres modernas, decididas, obstinadas, livres e apaixonadas.
A escritora deseja, com sua escrita, naturalizar a presença da mulher de meia idade, e após ela, em todos os espaços na sociedade — profissional, afetivo, de lazer, acadêmico, político e onde mais ela quiser. Para escrever um romance com um tema tão polêmico e complexo, criou personagens que retratam mulheres que transpõem a barreira do preconceito, do etarismo, do silenciamento e do apagamento. Mulheres que podem e são.
O Café & Romance
O livro foi concebido em 2020, como um hobby, durante os meses de pandemia. No início, a professora buscava apenas prazer na escrita de uma história, sem preocupações de publicá-la. Quando sua mentora de escrita lhe assegurou que possuía potencial para escrever um romance, decidiu que o publicaria.
A história retrata uma bibliotecária que, após se aposentar de uma Universidade do Rio de Janeiro, resolve adotar um estilo de vida com mais liberdade e autonomia. Ao se mudar para um apartamento no Flamengo, isola-se a fim de se dedicar a projetos adiados ao longo da vida. A decisão provoca turbulências em seu relacionamento com o parceiro amoroso e a melhor amiga.
Em cerca de 200 páginas, a voz do narrador em terceira pessoa se mistura ao fluxo de pensamento da protagonista e diálogos interessantes para contar a história da busca por autonomia e realização de uma mulher de meia idade convicta de que começar uma nova carreira aos 50 anos é um desafio, não uma impossibilidade.
Entre cafés e dúvidas, uma história entremeada de relações tóxicas, amizades verdadeiras e muitos livros, na livraria “Café & Romance”.
Informações:
Publicação: Editora Pedregulho
Texto de orelha: Ana Rüsche
Prefácio: Lúcia Freitas
Ilustração da capa: Surina Mariana.
Lançamento previsto: final de setembro, no Rio de Janeiro.
Denise Gals é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou Literatura até se aposentar no ensino público e privado desta cidade. Atualmente dedica-se à escrita de romances, além de mediar rodas de leitura e clubes do livro.
Comente!