em , ,

Ana Maria Machado apresenta livro com diferenças que fazem cada um

A editora Moderna traz mais uma obra infantojuvenil da sua série Uni duni tê, escrita por uma das maiores autoras da literatura infantojuvenil, Ana Maria Machado – Ganhadora, em 2000, do prêmio Hans Christian Andersen.

Igualzinho a mim aborda as diferenças entre as pessoas. A obra mostra que cada ser humano é diferente sob diversos aspectos: cada um tem um cabelo, uma voz, uma cor de pele; há quem goste de correr, de pular de assistir à televisão; há quem more em diferentes tipos de casas, de cidades e quem tenha famílias compostas das mais variadas maneiras. Apesar de tantas diferenças, que fazem cada indivíduo ser único, existem também semelhanças; afinal todos temos um coração no peito, os mesmos direitos e merecemos respeito – para principalmente ser do jeito que somos.

A própria autora em entrevista ao jornal Estado de MInas: “Pretendi discutir a noção de que somos parecidos. A criança, quando conhece outra pessoa, vê primeiro a semelhança, a igualdade, e faz isso com muita naturalidade. As diferenças vêm depois, à medida em que ela cresce e se insere cada vez mais na sociedade. Vivemos um momento em que as diferenças são cada vez mais acentuadas, por isso quis valorizar as semelhanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *