No dia 18 de julho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os finalistas da 1º edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Conhecido como o “Oscar da Literatura”, o Prêmio Jabuti existe há anos com o objetivo de premiar autores que foram destaques em suas categorias. Agora, com o lançamento da premiação voltada à produção acadêmica, as obras de áreas científicas, técnicas e profissionais também serão destacadas e ainda mais valorizadas no mercado nacional de livros.
Dentre as mais de 140 obras finalistas, dezenas estão disponíveis via streaming de livros. Na plataforma da Minha Biblioteca, mais de 15 títulos de diferentes categorias avançaram para a fase final do prêmio, sendo cinco encontrados com exclusividade no acervo da companhia. São eles: Obesidade e nutrição, de Dilina do Nascimento Marreiro e Silvia Maria Franciscato Cozzolino (Manole); Autismo no adulto, de José Alberto Del Porto e Francisco B. Assumpção Jr. (Artmed e Editora dos Editores); Canabidiol na Medicina, de Antonio Waldo Zuardi, Francisco Silveira Guimarães, José Alexandre de Souza Crippa e José Diogo Ribeiro de Souza (Manole); Transtornos psiquiátricos na mulher: diagnóstico e manejo, de Amaury Cantilino, Joel Renó Jr. e Maila de Castro L. das Neves (Artmed) e Manual de Clínica Médica Felina, de Christine Souza Martin e Fernanda Vieira Amorim da Costa (Manole).
Segundo Giselle Guimarães Ramos, CEO da MB, é uma honra ter tantos livros em destaque na premiação. “Em um mercado tão grande, ter 19 títulos figurando os finalistas de um prêmio de alta relevância para o setor nos deixa muito felizes, além de reforçar a qualidade do nosso acervo digital e das editoras parceiras”, comemora a executiva.
O Prêmio Jabuti Acadêmico conta com 29 categorias. Cinco obras de cada categoria foram selecionadas como finalistas e todas concorrem ao título de vencedora. Os vencedores serão anunciados em cerimônia que acontecerá no dia 6 de agosto, em São Paulo.
Comente!