Após a leitura de “Jogos Vorazes” que não me agradou, protelei bastante para continuar com a trilogia. Por pura curiosidade e com a iminência do segundo filme, decidi seguir em frente e li “Em Chamas” que acabou me surpreendendo e como termina cheio de suspense, impossível deixar de ler “Esperança” (Editora Rocco – 424 páginas) e descobrir como terminaria tudo.
*Spoilers a frente. Siga por sua conta e risco*
Após explodir a arena, Katniss é resgatada mas ainda por conta da explosão não entende muito bem o que está acontecendo. Completamente sedada e desorientada exige saber o que está acontecendo e onde está. É quando lhe contam que a guerra estourou, seu distrito não existe mais, foi dizimado e Peeta sequestrado pelo Presidente Snow. Katniss entra em desespero e volta a ser sedada. Ao acordar se sentindo melhor dias depois, tem dificuldade em assimilar tudo a sua volta. Agora juntamente com os sobreviventes do seu distrito eles habitam o mítico Distrito 13, que sempre existiu, mas em acordo com a Capital decidiu permanecer incógnito. Não demora muito Katniss descobre o motivo pelo qual foi salva, pois precisa abraçar seu papel, o de Mockingjay, aquela que traz esperança a todos os distritos, a que começou a revolução. A princípio ela é totalmente contra isso, pois não quer se envolver, mas percebe que não poderá fugir por muito tempo. Ao exigir que Coin, a líder do distrito, lhe forneça alguns privilégios, ela aceita interpretar esse papel perante as câmeras e o mundo, seguindo as ordens e desejos de Plutchard e Coin. Pouco a pouco, Katniss vai descobrindo as reais intenções de Coin e que as histórias que a cercam são muito mais profundas do que aparentam. Ela precisará enfrentar a todos, seus próprios medos e tentar retomar tudo ao jeito que era. Uma tarefa impossível, mas que ela precisa tentar. Principalmente resgatar Peeta e deixá-lo em segurança, como Haymitch e ela haviam prometido. Mas, os obstáculos são muito maiores do que ela pode imaginar.
Difícil definir em poucas palavras este livro. Principalmente porque não gostei da forma como a autora decidiu encerrar a trama. Dito isso, vamos em frente.
Suzanne Collins leva seus personagens a extremos a ponto de quebrá-los. E isso acontece com todos eles neste livro, sem exceção, a começar com a principal, Katniss que após passar uma segunda vez pela arena, explodi-la e perder Peeta, passa a sofrer de TEPT ou Transtorno de Estresse Prós Traumático, o mesmo sofrido por soldados que voltam de guerras. Sua ações se tornam ainda mais impulsivas, ingênuas e ela tem dificuldade em entender novos acontecimentos e reviravoltas, saindo completamente de controle o que acaba piorando a sua vida e a de todos a sua volta que passam a não saber mais como reagir. Desde o início, Katniss não passou de uma peça em um evento muito maior. Ela ilusoriamente acha que tem alguma importância, quando de fato é apenas um peão, um joguete. A cada capítulo desvendamos os mistérios envolvendo a revolução que levou a divisão dos distritos e outros acontecimentos. Esqueça Katniss, Peeta, Gale, pois o personagem principal aqui se tornou a guerra dos distritos contra a Capital. É dentro dessa guerra que aprendemos qual a verdadeira natureza dos envolvidos e como eles influenciam os que estão a sua volta, para o bem ou para o mau.
Collins se aprofunda bastante ao descrever o comportamento humano diante de uma situação tão caótica, e é tão verossímil que nos faz cortar relações rapidamente com alguns personagens para não sofrermos depois, levando o leitor a questionar algumas mortes e desfechos.
Talvez por isso exista uma empatia tão grande com a personagem principal, pois ela é acima de tudo humana, com defeitos e propensa a cometer erros como qualquer outro. Justamente o maior motivo que fez com que não conseguisse gostar da trilogia. Não senti qualquer ligação com Katniss, torcendo até para que ela se desse mal em alguns momentos.
O que ainda assim, não tira os méritos da obra. Collins soube conquistar seu público que torceu até o final pelo casal Peeta (o melhor personagem) e Katniss. E se quer saber, eles ficam juntos no final de uma maneira pouco convencional e nada normal. Mas, se tratando de uma distopia, tudo é possível.
Nao entendi e oq aconteceu com Gale ? Como eles ficaram juntos vc fala q ela perde ele na guerra ? 🙁
Não foi isso o que eu disse :/
O que quis dizer era que o personagem principal nesse livro é a guerra. A Katniss fica com o Peeta no final e o Gale vai trabalhar na Capital junto com o governo.
ola , me desculpa mais o gale morre !! o peeta e a katness vai ficar juntos concerteza ele não vai pra guerra ele vai ser resgatado!!
Pois é…o Peeta é resgatado e concordo com a crítica, é o melhor personagem do livro. Gale, que sempre foi um revolucionário a qualquer preço, some e vai morar em outro distrito ao final da guerra e já vai tarde, o personagem dele é horrível, egoísta e sem compaixão. Katniss e Peeta sempre se amaram, só precisavam se descobrir e com o tempo as coisas se acertam, mesmo que de uma forma quebrada, afinal eles foram usados o tempo todo no livro.
Aahhhh… o filme não serve de base para se entender os personagens. O Peeta do filme é um idiota, a Katniss é fria e o Gale parece ser o herói traído…nada a ver com o livro.
leia oq eu postei
Esqueceram de citar a terrivel morte da Prim, que foi por quem tudo começou, já que a Katniss só entrou no jogo para salvá-la. Todos seus esforços não vão adiantar. O último livro é muito triste, cheio de mortes e o final da Katniss é muito angustiante. E mais triste que passar anos sozinha é o Peeta estar com ela e não se lembrar do que viveram.
Tomara q katniss consiga resgatar peeta!!!!!♥♥
Eu nunca gostei muito da Katniss, achava ela realmente um pouco egoista.. acho que humana na verdade, com seus erros e tudo mais. Não esperava essa atitude tão egoista do Gale no final, mas fazer o que né?
Já li todos os livros da trilogia , o que mais gostei foi o segundo em chamas tenho 11 anos acho muito emocionante show!
KATNISS e uma garota cheia de surpresas ala é fantastica, desde sempre este livro chamol minha atenção era segunda estava na biblioteca quando o vi achei d+ a capa me chamou atenção fui correndo pega-lo minhas amigas também pegaram ,no dia da devolção ela me disseram que acharam ele chato ,paia,idiota que nada muuuuuuito legal parabens Suzanne Collins!!!
Pois é galera, a Katniss e o Peeta ficam juntos no final, o Gale se muda, a Prim morre…
Pois é algumas coisas ficam confusas na cabeça do Peeta durante um tempo… então ele e Katniss desenvolvem um tipo de jogo… de verdadeiro ou falso. Ele pergunta e ela diz se é verdade ou se é culpa dos maus tratos da Capital. E no final o Peeta pergunta pra Katniss…”Você me ama, verdadeiro ou falso?” e ela responde…”Verdadeiro”… eles vão ter filhos… own que fofos!
Realmente o livro é fenomenal… o filme é pra fazer se tornar real as imagens que se formam na cabeça enquanto se lê… mas as palavras e a forma como a escritora dedilha cada detalhe… não se compara ao filme… no livro a emoção parece mais forte…
mais vai ter a continuaçao da part 3 eu assisti o 12e 3 eu quero saber se tem a part 4 acontinuaçao
eu quero sabe se vai tar jogos vorazes part 4 com o peeta ea katness
Adoro o Peeta, não li os livros mas ele me conquistou mesmo no filme e não acho ele um idiota.