Literatura

Resenha: Desastre, de S.G. Brown

Fado e Destino. Infalivelmente, todos os humanos estão em uma dessas duas trilhas. 83% estão na trilha de Fado: pessoas ordinárias, comuns, que não vão conseguir realizar todo seu potencial. O restante está na trilha de Destino e vão se tornar pessoas importantes para o mundo.

É assim que começa o livro Desastre (Fated), contado em primeira pessoa pelo Fado himself. Ele é um imortal, assim como Destino, Sorte, Verdade, os sete pecados capitais e muitas outras entidades. Cada um desses seres tem uma missão na humanidade, todos comandados por Deus – que prefere ser chamado de Jerry. Fado prefere ser chamado de Fábio e vai aos poucos mostrando as regras dos imortais. A primeira delas: não se envolva com humanos.

Apesar da capa ter duas asas de anjos, esse definitivamente não é mais um livro adolescente sobre anjos. Longe disso. Não há anjos no livro em nenhum momento. A capa original tem mais a ver com o sentido original. Fate é Fado, e Fated é qualquer um que esteja em sua trilha. Algo como “fadado”.

Fábio leva sua vida normalmente, contando um pouco dos fatos da história da humanidade sob seu ponto de vista. A prosa é sarcástica, recheada de referências pop e discursos de combate ao consumismo. Sua grande companheira é Destino, que assume a forma de uma mulher gostosíssima que só se veste de vermelho e tem sexo sem contato ocasional com nosso protagonista – uma prática comum entre os imortais. É uma relação de amor e ódio, já que seus “clientes” nunca são os mesmos.

Fábio se apaixona por uma humana, e embora isso pareça ser um clichê, a narrativa é muito bem amarrada e não apresenta os fatos de uma vez só, de forma que vamos apreciando o desenrolar da história ávidos por saber o que vem a seguir.

Apaixonado, Fado começa a se interessar mais pelos humanos e a interferir em seus caminhos – outra regra proibida. Ele está contente por ter salvo alguns idiotas e oferecido a eles um pouco de felicidade, e torce para que Jerry não esteja vendo. Enquanto isso, Fábio envolve-se com Sara, cuja trilha ele não pode ver: ela está na trilha de Destino.

Ele luta com tudo o que pode para que não chegue aos ouvidos de Deus/Jerry, mas é claro que é tudo em vão. Destituído de seus poderes temporariamente, ele precisa aguardar seu julgamento. Sara prefere que ele se torne humano: eles podem envelhecer juntos. O que ela não sabe é que Deus soltou um memorando avisando que o novo Messias está para chegar, e Fábio juntou 1+1 e descobriu que a mãe do Messias é justamente Sara.

O dia do julgamento chega e Fabio é condenado a se tornar mortal, mas não pode mais ter Sara (lembram da regra número 1?), que terá sua memória apagada. Destituído de seus poderes e vivendo em um abrigo para moradores de rua, Fabio ainda assim tenta convencê-la de que eles se amavam. Em vão: ela já não se lembra de mais nada e acaba conseguindo uma ordem de restrição para que ele se mantenha longe dela.

Desacostumado à vida mortal, Fabio vai se entregando dia a dia ao seu próprio fado, até o fatídico dia da sua Morte – que atende pelo nome de Dennis. Ao se jogar de uma ponte, ele acaba com seu sofrimento. Com um final surpreendente, o autor S.G. Browne nos faz pensar se tudo está mesmo determinado para cada um de nós. Afinal, existe mesmo destino?

Em tempo: interessantíssima a entrevista de S.G. Browne com seus próprios personagens em seu site oficial .

[xrr rating=3.5/5]

Ficha Técnica

  • Título: “Desastre”
  • Autor: S. G. Browne
  • Editora: LeYa
  • Formato: 16 x 23 cm
  • Brochura
  • Nº de páginas: 272 pag.

Deixe um comentário

Sugeridos
Cópia de MGL6820
LançamentosLiteratura

Hermes Coêlho revisita “Nu” em edição ampliada

Livro que inaugurou a Trilogia do Trauma ganha nova edição pela Patuá...

Carolina Chalita em Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria - Crédito fotográfico Juliana Chalita
AgendaLiteraturaTeatro

“Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria” chega ao CCPJ

Indicada ao Prêmio APTR, Carolina Chalita faz tour da peça que mergulha...

Os livros marcantes de Zuenir Ventura
ListasLiteratura

Os livros marcantes de Zuenir Ventura

Ao longo de sua trajetória como jornalista e escritor, Zuenir Ventura (1931–2026)...

Zuenir Ventura
AstrosLiteraturaNotícias

Memória brasileira e a trajetória de Zuenir Ventura

Existe um tipo raro de jornalista que consegue transformar a pressa do...

HN12428
Literatura

E se um romance fosse construído como um jogo?

E se conceitos usados para criar jogos pudessem ser aplicados à construção...

PHOTO 2026 08 05 19 48 55 (1) (1)
AutoralLiteratura

Trechos de “É Vida Que Segue!” de Daniela Yuri Uchino 

Daniela Yuri Uchino é paulistana, graduada, mestra e doutora em Letras pela...

Ivy
AgendaLiteratura

Ivy Menon lança “Ratos e estrelas habitam o mesmo universo” na Bienal do Livro de São Paulo

Romance de autora de 68 anos, ex-boia-fria, advogada, jornalista e teóloga, aborda...

Capa não volte sem ele
Literatura

Cinco autores nordestinos

A literatura nordestina contemporânea não cabe em uma única chave temática. Ao...

PHOTO 2026 08 05 19 48 55 (1)
LançamentosLiteratura

Além com filas, terapia e agência de empregos para almas em “É Vida Que Segue!”

Lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, novo livro da...

IMG
LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

Christian araujo autor
LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

Foto Ana Moura
LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...