Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Patricia Campos Mello juntos no Flipoços 2024

“O trio de jornalistas pela primeira vez juntos para debater política, literatura e fake news no 19º. Flipoços”

25
0

A Vila Literária do Flipoços 2024, se prepara para receber grandes nomes da literatura, das artes e do jornalismo. Seguindo a pluralidade e diversidade de temas, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas que vai acontecer de 27 de abril a 05 de maio, no Parque José Afonso Junqueira, juntamente com a Feira do Livro do Sul de Minas, vai receber convidados muitos especiais e encontros inéditos.

Dentre eles, pela primeira vez juntos em um mesmo encontro e em um festival literário os jornalistas Patricia Campos Mello repórter especial da Folha de S.Paulo, comentarista da TV Cultura e escritora; Carlos Andreazza colunista de O Globo, foi comentarista na Jovem Pan, BandNews e CBN, e Vera Magalhães jornalista de política há 31 anos, passou pelos principais veículos de comunicação do País e atualmente é comentarista da rádio CBN e âncora do programa Roda Viva.  

O encontro dos três vai acontecer no dia 28 de abril, às 15h30 no Coreto Cultural (centro da Vila) na mesa “Política, Cultura e Fake News – uma análise do Brasil sob a ótica da Literatura”.

Tema dos mais atuais, os jornalistas vão traçar um paralelo entre política, cultura e fake news no Brasil, um tema complexo que tem sido abordado em diversas análises, incluindo algumas que utilizam a literatura como lente de avaliação. A literatura pode oferecer insights valiosos sobre a sociedade e suas dinâmicas, incluindo questões políticas e culturais, além de refletir sobre a disseminação de informações falsas e sua influência.

Neste sentido o livro “A máquina do Ódio” da Patrícia Campos Mello, trata deste tema. A obra versa sobre a trajetória da jornalista na investigação do papel das mídias sociais nas irregularidades do marketing político digital no período das eleições brasileiras, a partir da constatação da existência de esquemas ilegais de compras de pacotes de envios em massa de mensagens.

Através da literatura, é possível explorar como as narrativas são construídas e disseminadas, como diferentes perspectivas são representadas e como os indivíduos são influenciados por essas narrativas. Autores brasileiros têm abordado temas relacionados à política, cultura e manipulação da verdade em seus trabalhos, oferecendo uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea.

Um exemplo notável é o romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, que não trata diretamente de fake news, mas examina questões de percepção, memória e manipulação da verdade. A narrativa ambígua e subjetiva levanta questões sobre a natureza da verdade e como ela pode ser distorcida ou reinterpretada.

Além disso, obras mais contemporâneas, como “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, ou “A Resistência”, de Julián Fuks (também autor convidado do Flipoços 2024), exploram temas relacionados à manipulação da informação e à fragilidade da verdade em contextos políticos turbulentos.

A primeira Vila Literária de Minas Gerais, será construída no Parque José Afonso Junqueira, centro histórico da cidade, ao lado do Palace Hotel, Palace Casino e Thermas Antonio Carlos (o maior balneário termal da América Latina), e contará com mais de 60 tendas de editoras, livrarias, parceiros com decoração e iluminação cênica, dois palcos e outros espaços alternativos de atividades para todas as idades.

Realização GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios Rede, Valgroup, Nutrire, Myrallis e Docol. Transporte Oficial Viação Santa Cruz. Apoio Cultural Citur, Leitura Play. Apoio de Mídia Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Fruta Madura 50+ e Publishnews. Espaços parceiros Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Festivais parceiros Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social. Seja também patrocinador desta importante iniciativa cultural literária de Poços de Caldas e de reconhecimento internacional. Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com  e as redes sociais @flipocos para saber mais.

GSC Eventos Especiais Ltda.
WRITTEN BY

GSC Eventos Especiais Ltda.

Estamos completando em 2023, 34 anos em Poços de Caldas. Somos profissionais, genuinamente "sufurosos", mas com visão além das montanhas. Não nos privamos em subir as montanhas e olhar ao longe. Somos uma empresa focada em realizar e empreender nossos próprios eventos oferecendo benefícios para todos os públicos como a população local e regional, participantes e visitantes de todas as partes do Brasil.

Nossos principais eventos são: Bienal do Livro de Poços de Caldas, Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, Congresso Nacional de Educação, Congresso Nacional de Meio Ambiente, Poços É Jazz Festival e Prêmio Maiores & Melhores.

Além disso, a formação dos nossos profissionais permite ir além. Por isso, nossa empresa planeja, organiza e executa eventos para clientes como congressos, simpósios, convenções, lançamento de produtos, feiras, inaurgurações de estabelecimentos e outros eventos que tenham ligação com as áreas que atuamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *