Ambrosia Agenda Zé Luiz Rinaldi lança Poema para o ator, no Espaço Sérgio Porto, em 22...

Zé Luiz Rinaldi lança Poema para o ator, no Espaço Sérgio Porto, em 22 de outubro

“o broto não
anuncia quando
romperá
também não
o ovo
a criação
só conhece
o salto
o descontínuo
é sua ordem
o súbito
da invisível
geração”
Poeta, compositor e diretor, Zé Luiz Rinaldi lança Poema para o ator no dia 22 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Sérgio Porto.
O evento será marcado pela participação de Marcia Rubin, que, a partir da criação literária do amigo, elaborou pequenos haikais coreográficos, apresentados em momentos variados da noite.  A atriz Allegra Ceccarelli e o grupo Objeto Coletivo – com Chad Chalhoub, Diego Ávila, Gabriel Lara e Juliana Firme – também farão performances que dialogam com a obra de Rinaldi. Diante da troca de sensibilidades que simboliza o projeto, o cenógrafo Fernando Mello da Costa concebeu uma instalação cênica para integrar artistas, livros e público.
Poema para o ator apresenta, investiga e reflete o trabalho do ator. Zé Luiz Rinaldi investe de modo incisivo na própria experiência da atuação, em suas exigências, condições, meios e resultados.
“Nesse sentido, pode-se tomá-lo como um esforço no campo da pedagogia do ator. Por outro lado, para os que apenas se interessam pelas artes e não estão diretamente envolvidos com o teatro e a performance, o livro poderá ser uma circunstância iluminadora e enriquecedora da própria apreciação desses trabalhos, como também provocação e elemento para o pensamento e a elaboração de possibilidades artísticas atualizadas”, ressalta ele.
O conjunto, com cerca de 70 poemas, trata as mais relevantes questões da performance do ator em suas indissociáveis implicações. Assim, seja pela concentração e tensionamento do poema, seja pela atração de sonoridades afastadas, palavras refletidas e ecos que devem repercutir por toda a estrutura e pela própria espacialização dos versos, ganham textura poética e, portanto, saber de experiência, o corpo, a palavra, o jogo, a presença, a ação, a imaginação, o tempo, a beleza, o riso, o pensamento, a criação, a exposição, a escuta, a prontidão, a personagem, a emoção, o risco, por exemplo.
Um longo caminho para o poema
O livro surge como a intensificação de um longuíssimo percurso, iniciado nos anos 80, quando Rinaldi ingressa no Curso de Formação de Ator da CAL, no Rio de Janeiro. A experiência é desdobrada ao longo das décadas: o trabalho como ator, diretor e diretor musical, em companhias teatrais, o começo como professor na formação de atores; a afirmação como compositor; o ingresso no Curso de Filosofia da UFRJ, graduação, mestrado, doutorado, a publicação da tese Mais verdadeiro que o real; o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO; o trabalho na criação de cursos universitários de formação do ator; o surgimento do poeta.  Poema para o ator é resultado dessa vivência.

Serviço

Lançamento de “Poema para o ator”, de Zé Luiz Rinaldi
Dia: 22 de outubro, a partir das 19h. Entrada gratuita.
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto. Rua Humaitá 163, Humaitá – (21) 2535-3846.
Livro: Contra Capa Editora | Preço:  R$ 40

Participe com sua opinião

Por favor preencha o comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação