em ,

A grandiosidade do negro é exaltada em “A Vida Joga”

Canção foi composta por Rose Nóbrega e Osny Melo com interpretação de Marcy Santtos

A grandiosidade do negro é exaltada em “A Vida Joga” | Lançamentos | Revista Ambrosia

Para enfatizar a data de 13 de maio, abolição da escravatura no Brasil, estão sendo lançados pela gravadora Festa Music o single e clipe da música “A Vida Joga”, composição da poetisa Rose Nóbrega e do produtor e cantor Osny Melo, participante da edição 2022 do The Voice+. Interpretado por Marcy Santtos, dona de um timbre vocal por si só empoderado, “A Vida Joga” é um R&B que traz a mensagem de equanimidade e afirmação do povo negro.

Surgida a partir de um sonho logo após o brutal assassinato de Nego Beto, morto enquanto fazia compras em um supermercado de Porto Alegre (RS), em 2020, a canção propõe o oposto daquela cena violenta e traz tranquilidade, afeto e ecoa as lamúrias das almas negras. O episódio de Nego Beto foi mais um capítulo triste na história racial do país, ainda acometido pelo racismo e pela segregação mesmo 134 anos após a firmação da Lei Áurea, mas “A Vida Joga” quer mostrar que a negritude valorize seus ideais e busca pela paz.

A arte de capa do single trabalha com a simbologia da rosa negra, rara na natureza e de alto valor, assim como os negros e negras que sabem seu valor mesmo quando a sociedade e a cultura enfatizam o contrário. A arte também representa o vendaval que é a vida dos negros que são arrancados de sua essência e raízes, por isso a rosa negra tem seu cabo cortado, significando a ruptura social a que é acometido o povo negro.

Em cima de um beat de trap soul, a voz de Marcy Santtos dança suave, levada pela produção musical que enfatiza a black music e a música pop atual. Osny Melo divide os vocais com versos de rap sobre a guinada na mentalidade que precisamos ter.

A música também vem acompanhada de videoclipe com a presença da bailarina Julia Lima, que interpreta o tema com passos de dança contemporânea e enaltece a beleza natural da pele negra. 

“A Vida Joga” faz parte do projeto sociocultural Meninos Diamantes, produzido por Rose Nóbrega desde 2016 e cuja intenção é dar mais oportunidade para novos artistas. O projeto realiza festivais, gravações de música e lançamentos, além de fomentar a cultura através de ações sociais.

A grandiosidade do negro é exaltada em “A Vida Joga” | Lançamentos | Revista Ambrosia

Ficha técnica:

Música:

Autoria: Rose Nóbrega e Osny Melo

Editora: Aerbrasil (administrada por Som Livre Edições Musicais)

Voz: Marcy Santtos

Rap: Osny Melo

Arranjos: Osny Melo

Produção e mixagem: Osny Melo

Gravação: Nobilemix e OMP Music

Gravadora Festa Music e Rose Nóbrega Produções

Arte de capa: Paulinho Dutra

Vídeo:

Coreógrafa e bailarina: Julia Lima

Videomaker: Suzana Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#Lançamento'22 Circuito Ambrosia