Alexandre Marzullo lança clipe "Primeiro Oceano" e anuncia parceria com selo Dubas em EP de estreia | Música | Revista Ambrosia
em ,

Alexandre Marzullo lança clipe “Primeiro Oceano” e anuncia parceria com selo Dubas em EP de estreia

Multi-artista, o carioca Alexandre Marzullo começa sua jornada musical com um caminho poético guiado pelo violão no EP “Primeiro Oceano”. A faixa-título é a segunda a ser revelada, com um clipe intimista dirigido por Davi Bernard. O álbum completo será lançado em 12/07 pelo selo Dubas.

O novo vídeo contrapõe o primeiro clipe, “Opa, Bom Dia”. Se antes Alexandre Marzullo mostrou um lado mais solar de sua persona artística – e do próprio EP -, aqui ele assume a sobriedade de “Primeiro Oceano”, um trabalho instrumental intenso que encontra um artista disposto a um mergulho profundo. 

Assista a “Opa, Bom Dia”:

“Em contraste ao clipe de ‘Opa, Bom Dia’, de natureza mais extrovertida, gaiata e carismática, e que foi o primeiro clipe apresentado ao público, o lançamento de ‘Primeiro Oceano’ foi pensado como a revelação de um lado mais introvertido e misterioso, com um sentido de busca espiritual através da composição e da conjuração mista de sons e imagens. Concebi o clipe para indicar uma abordagem em relação ao trabalho como um todo, ancorada no conceito de ‘mergulho’, sendo o clipe a representação desse ‘mergulho subjetivo’ de entrada no mundo sonoro do EP”, reflete Marzullo.

Trazendo para o vídeo o caráter experimental presente em todo o álbum, o violonista e o diretor Davi Bernard optaram por abrir mão da sincronia entre imagem e som. Esse descolamento, amplificado por efeitos de motion realizados por Raissa Laban, entrega um significado nas entrelinhas: “Primeiro Oceano” é mais que Marzullo executando notas ao violão – é, também, textura e narrativa, ainda que instrumental. Para isso, recorreram a recursos de videoarte e a inspirações como Agnès Varda, Michael Snow e Martin Arnold. 

Alexandre Marzullo lança clipe "Primeiro Oceano" e anuncia parceria com selo Dubas em EP de estreia | Música | Revista Ambrosia

O registro aconteceu de forma despretensiosa. Inicialmente, o vídeo foi feito como parte de um projeto cinematográfico independente escrito, produzido e estrelado por Alexandre Marzullo, atualmente em fase de edição. Ao rever cenas que ficaram de fora do produto final, o artista reconheceu nas imagens o potencial para se tornarem o clipe da faixa-título de “Primeiro Oceano”. O EP ganhará, ao longo do ano, vídeos oficiais para cada uma das suas cinco faixas.

Músico autodidata, Marzullo tem formação em pintura e um curso inacabado de Artes Visuais pela UERJ. Em 2018, conheceu Ronaldo Bastos, iniciando uma forte relação profissional com o aclamado compositor, trabalhando como seu assistente. Atualmente, cursa um mestrado em Letras, na área de Ciência da Literatura, na UFRJ. Sua pesquisa aborda as letras das canções de amor compostas em contextos repressivos, tratando da lírica do amor como o gesto anti-autoritário, e portanto, libertário por excelência.

Em paralelo a esse trabalho conceitual, a partir de 2016 ele colocou em prática a vontade de se dedicar profissionalmente à música. Reunindo a experiência acumulada no projeto Conversa Acústica, que passou por palcos do Rio, e o trabalho em trilhas de peças e curtas universitários, e influências que foram de música ambiente até Villa-Lobos, passando pelas harmonias bossanovistas e o violão folk, Marzullo entrou em estúdio para trabalhar em “Primeiro Oceano” no ano seguinte. Após a gravação dos violões, foram empregadas diversas técnicas de estúdio e experimentações sonoras, buscando criar uma atmosfera e textura próprias e únicas para cada música.

A produção musical foi do próprio Alexandre Marzullo, com supervisão, mixagem e masterização de Leandro Dias. Alexandre agora entrará em turnê para divulgar o projeto.

Ficha técnica:

Música:

Composição, produção e interpretação de Alexandre Marzullo.

Violão e FX: Alexandre Marzullo. 

Mixagem e masterização de Leandro Dias, estúdio Espaço Ipiranga.

Vídeo:

Concepção: Alexandre Marzullo.

Vídeo: Davi Bernard.

Motion: Raissa Laban.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Build Up Media