Música

Mariano Marovatto atualiza “Funeral de Um Lavrador” em releitura crua

Compartilhe
Compartilhe

O cantor, compositor e instrumentista carioca Mariano Marovatto segue revelando sua interpretação para grandes composições do cancioneiro nacional que irão formar um EP de releituras. Após singles onde reimagina Sérgio Sampaio (“Filme de Terror”) e Itamar Assumpção (“Sutil”), o artista se debruça sobre a intensa “Funeral de Um Lavrador”, canção de Chico Buarque originada de um poema de João Cabral de Melo Neto. A faixa narra uma história trágica que muito se assemelha à do Brasil de 2021.

Mariano Marovatto recebe dois representantes da nova e efervescente geração de músicos cariocas de renome internacional para contextualizar “Funeral de Um Lavrador” para os tempos atuais. Ricardo Dias Gomes e Thiago Nassif, elogiados por veículos como The Wire e Pitchfork, constroem essa sonoridade onde o descalabro se traduz em crueza. A mixagem e a masterização do single foram feitas na Patagônia pelo produtor argentino Martin Scian, responsável pelo som de álbuns como “Blam!Blam!” (2015), de Jonas Sá, e “Little Electric Chicken Heart” (2019), de Ana Frango Elétrico – ambos indicados ao Grammy Latino.

A gravação diz respeito ao envelhecimento dos ideais utópicos do Brasil do século XX. “Funeral de um Lavrador” possui ainda os mesmos versos de Cabral e a harmonia de Chico, mas sua sonoridade é saturada, suja e obstruída. O mesmo processo de deterioração está presente na capa (uma foto do sertão nordestino, anônima, velha e pixelada). A arte é de autoria do artista gráfico e cineasta paulista Pedro Colombo.

O trecho do poema “Morte e Vida Severina” que transformou-se nesta canção de Chico Buarque narra o enterro de um trabalhador de eito, um plantador, testemunhado por Severino, o retirante nordestino que é personagem principal do texto. Em 1965, o jovem Chico Buarque, a pedido do grupo teatral paulista TUCA, musicou o extenso poema de Cabral para o palco. A canção se tornaria icônica na obra dos dois autores.

Não por acaso, “Funeral de um Lavrador” foi escolhida por Marovatto para interpretar músicas de décadas passadas que ainda ressoam com o Brasil da atualidade.

“A arrancada neoliberal radical fascistóide à brasileira – na qual o neoliberalismo não é apenas um modelo econômico, mas também modelo de vida e de ‘gestão de sofrimento psíquico’ (conforme afirma Christian Dunker) – destituiu de vez a utopia moderna de país, projetada pelas gerações de Cabral e de Chico. Sob a sombra da pandemia, versos como ‘não é cova grande, é cova medida’ e ‘é a parte que te cabe deste latifúndio’ ganham atualidade no Brasil de 500 mil novas e evitáveis sepulturas”, resume Mariano.

De volta ao Brasil depois de uma temporada de três anos em Portugal – onde lançou o álbum folclórico experimental “Selvagem” (2016), seu terceiro trabalho solo -, Mariano Marovatto faz uma reconexão com as suas raízes brasileiras. Artista múltiplo, publicou livros como “Estirâncio” (7Letras, 2019), e “Vinte e cinco poemas”, em parceria com Chico Alvim (Luna Parque, 2015), além dos discos “Aquele amor nem me fale” (Bolacha, 2010), “Praia” (Maravilha 8, 2013) e “Selvagem” (Embolacha, 2016).

Recentemente organizou “Doutor Caneta”, reunião de contos do poeta e compositor Cacaso (Companhia das Letras, 2020), e a versão em português de “Silêncio”, o grande livro do compositor norte-americano John Cage (Cobogó, 2020). Doutor em literatura brasileira pela PUC-Rio, Mariano foi também apresentador e roteirista do programa musical Segue o Som na TV Brasil entre 2009 e 2016.

Durante a quarentena, o artista começou a trabalhar em uma série de canções autorais e versões para expandir suas fronteiras. O EP de releituras, “Canções para a Juventude”, será lançado em julho reunindo, além dos três singles, outras duas canções – uma de Bartô Galeno e outra de Odair José. O artista reserva a outra metade de 2021 para o lançamento de seu próximo disco, ainda sem título. Enquanto isso, é possível ouvir “Funeral de um Lavrador” nas principais plataformas de streaming.

 

 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Ced apresenta show autoral em São Paulo

No próximo domingo (13), às 20h, o cantor e compositor franco-brasileiro Ced...

Ellen Oléria canta Nina Simone na Casa de Francisca

Ellen Oléria faz a sua estreia no palco da Casa de Francisca...

Cantor Leonardo é incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo pelo governo

Leonardo, sertanejo conhecido por sucessos dos anos 1990, foi incluído na chamada...

Leo Schiappadini aposta em um pop no single “Lado Bom”

Leo Schiappadini faz um som influenciado pelo indie pop e pela MPB...

Jari Salmikivi lança manifesto/canção “Illusions of Truth”

A desinformação em tempos digitais é realidade nos quatro cantos do mundo....

Thiago Malakai antecipa seu próximo álbum com a estreia de “Infalível”

Faixa, uma ode à superação e à força que surge nas lutas...

Insanidade lança quarto álbum de estúdio “Enough to be a Loser”

Insanidade acaba de lançar seu quarto álbum de estúdio auto-intitulado de “Enough...

Acústicos & Valvulados e Egypcio lançam single “Mesmo Que Ninguém Te Veja”

Os Acústicos & Valvulados retornam ao cenário musical com uma faixa que...