Morreu Gary Brooker, líder e fundador do Procol Harum

Faleceu no último sábado (19) o frontman e fundador do Procol Harum, Gary Brooker. Ele tinha 76 anos e travava uma longa batalha contra um câncer.

A notícia da morte de Brooker veio do facebook da banda (via Whiplash). O texto que diz: “Estamos muito tristes em anunciar a morte de Gary Brooker. Única presença constante na carreira de cinquenta anos da banda, a voz e o piano de Gary eram lendários e ele deixa um legado que durará por gerações. Ele fará muita falta para todos que o conheceram”.

O Procol Harum encontrou o sucesso logo no primeiro single, “A Whiter Shade Of Pale”, que se perpetuou como o maior sucesso da banda. Com mais de dez milhões de cópias vendidas, é um dos singles mais bem sucedidos da história.

Em 1995 ganhou cover de Annie Lennox também alcançando um grande sucesso. A versão da ex-vocalista do Eurythmics fazia parte do álbum “Medusa”.

Quando o PH se separou em 1977, Gary Brooker se dedicou à carreira solo. Trabalhou com diversos nomes de destaque da música, como Erick Clapton (que era seu vizinho), George Harrison, Kate Bush, entre outros. Ele inclusive se aventurou pelo cinema, participando do musical Evita, de 1996, protagonizado por Madonna.

Em 1991 o Procol Harum retomou as atividades e lançou músicas inéditas. O último álbum da banda foi “Novum”, de 2017.

Em 2009, “A Whiter Shade Of Pale” foi anunciada como a canção mais tocada dos últimos 75 anos em espaços públicos no Reino Unido.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Ouça “Carnaval”, o primeiro single da banda autoral santista Fizeram a Elza.

Ouça “Carnaval”, o primeiro single da banda autoral santista Fizeram a Elza.

A banda Fizeram a Elza começou suas atividades em 2019, tendo como influência de

Prox
MASM transforma o desejo das madrugadas no EP “Motelwave”

MASM transforma o desejo das madrugadas no EP “Motelwave”

Após chamar atenção com os álbuns “Maré Rasa” e “O Ano do Cachorro”, MASM

Sugestões para você: