AcervoAmbrosiaMúsica

O Rock n’ roll grita o que os velhos não sabem ouvir

Compartilhe
Compartilhe

Que os ouvidos estejam sempre abertos para o peso e a ofensividade do rock! Se um extraterrestre chegar ao planeta e perguntar o que é o Rock n’ roll, você pode mandá-lo ouvir o AC/DC. Uma guitarreira seca e decidida. O rock é o estilo farrista, direto ao ponto, de tocar, como o de Angus Young.

Se o forasteiro quiser mais, diga para ele conferir um tal de Bob Dylan, um moleque que fugiu de casa para fazer música indomada. O rock é a luta de Dylan pela sua criatividade desobediente. O rock é Little Richard pregando melodias rasgadas como um pastor selvagem ao piano. É o som de aço da guitarra de Toni Iommi, inaugurando a linhagem mais sombria do rock. Na Birminghan cinzenta e industrial, onde o movimento hippie do final dos anos 60 não conseguia fazer chegar sua luz de paz e amor, o sol é de metal. Ouça Black Sabbath.

O rock é Chuck Berry e seu talento para coroar a guitarra como soberana. A protagonista do rock.  O rock é a guitarra que se distorceu num golpe de sorte e tornou-se a identidade de uma ira erótica. O rock é muita guitarra. Um instrumento com um corpo libidinoso e reluzente, incendiado pela liberdade voluptuosa da cigania de Jimmy Hendrix. O rock é o prodígio e a austeridade de Eric Clapton. O rock é uma legião de heróis da guitarra, lascivos e econômicos, excessivos e matemáticos. Ouça Steve Ray Vaughan, David Gilmour, Brian May, Slash, Duane Allman, Tom Morello, The Edge e Jack White.

O rock é energia elétrica e carnal em forma de volume. É a fúria adolescente em frequências amplificadas. É a intensidade de um ritmo indisciplinado que se move na velocidade da queda de um velho edifício. De um mausoléu que tomba carcomido pelo conservadorismo de costumes que limita o desejo vivo. O rock é um jovem inquieto, quase angustiado, que foi curtir uma festa lisérgica, um banquete de vigor, em que gigantes fazem barulho enquanto caminham sobre a Terra. O rock é muito John Boham, Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant, juntos em transe, concebendo o rock pesado, com seus riffs perfeitos e seu blues impetuoso e provocante. O rock é um dia de celebração. Quatro gigantes reunidos numa só banda. Ouça Led Zeppelin.

O rock é o desejo de ir além dos limites, com potência e entusiasmo. É um porre, um transbordamento. Um parto. O Rock deu à luz a um filho, ainda mais rebelde do que ele mesmo. O punk, com sua crueza e atitude, espinafra a cerimônia e reacionarismo que por vezes ameaça afastar o rock de suas raízes verdadeiramente subversivas. O filho indócil do rock faz jus ao avô, o blues, que nasceu insubmisso como resistência poética ao trabalho forçado e produziu dádiva e encanto como resposta ao holocausto da escravização negra. Ouça Muddy Waters, Gary Clark Jr, Fugazi, MC5, porra!

Dos negros, além do blues, veio o jazz e o rhythm & blues. Dos brancos, o rock herdou o country e o folk. Da mistura orgânica entre eles, nasceu este estilo de música desapegado, fortemente associado à disposição da juventude, à aspiração não domesticada de uma geração em busca de formas de expressão vital.

O rock nasceu para falar alto em estardalhaço o que os velhos não sabem ouvir com seus ouvidos ultrapassados. Na sua origem, o rock era temido pela igreja, pela família, pelo governo. Todos tinham medo do que poderia dizer aquela voz, ansiosa por se libertar das amarras que formatavam o comportamento das famílias nos anos 50. Com o tempo, o rock tornou-se um grande negócio. Um moleque que descobre através da MTV uma banda fodaça. O rock hoje enche estádios. Mas, e a música? O rock dá o levante e grita: ouça! Ouça The Who e Queens of the Stone Age. Metallica, Rush e Radiohead. Pantera e U2. Motörhead e Rolling Stones. E amanhã? Ouça Far From Alaska, Macaco Bong e Ego Kill Talent. E depois, ouça Soundgarden e The Clash. Slayer, Pearl Jam e Aerosmith. System of a Down e Rage Against the Machine.

Compartilhe
Por
Gabriel Gutierrez -

Pesquisador e jornalista interessado na música pop produzida nas Américas.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Cantor Leonardo é incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo pelo governo

Leonardo, sertanejo conhecido por sucessos dos anos 1990, foi incluído na chamada...

Gatos de Apartamento fala sobre nostalgia e inovação no Rock

Com uma sonoridade versátil e um cuidado excepcional com a qualidade musical,...

Coldplay lança Moon Music, seu 10º álbum

Se você achava que a banda britânica Coldplay já havia dado tudo...

Chris Brown anuncia show extra em São Paulo após alta procura

O astro do R&B Chris Brown provou seu poder de atração de...

Gilbert O’Sullivan recria seus clássicos no álbum Songbook

Gilbert O’Sullivan revisita sua obra de modo inédito, apresentando o legado para...

Los Brasileros apostam em “Joga” para inaugurar nova fase

Conhecidos pelo trabalho com grandes nomes da música, como Anitta, Jão, DAY...

Paul McCartney surpreende ao cantar nova música dos Beatles em show no Uruguai

Na noite de terça-feira, 1º de outubro, Paul McCartney, lendário ex-integrante dos...