Música

Paralamas do Sucesso fazem apresentação no Rio calcada em guitarra, baixo e bateria

Compartilhe &media=" rel="nofollow"> &title=Paralamas%20do%20Sucesso%20fazem%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20no%20Rio%20calcada%20em%20guitarra%2C%20baixo%20e%20bateria" rel="nofollow"> &name=Paralamas%20do%20Sucesso%20fazem%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20no%20Rio%20calcada%20em%20guitarra%2C%20baixo%20e%20bateria" rel="nofollow">

Fotos: Lismar Santos

Como nos acostumamos a assistir aos Paralamas do Sucesso no palco acompanhados sempre de um time de músicos de apoio (de primeira, diga-se de passagem), muitas vezes acabamos por esquecer do que eles são na essência: um power trio.

Foi com base nessa força primária da qual a banda se constitui que veio à luz o projeto Paralamas Trio. Herbert Viana (vocal e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) decidiram se apresentar no último sábado (dia 05 de novembro), no palco do Circo Voador, exatamente do jeito que começaram, ali mesmo, em 1983: se valendo da tríade guitarra, baixo e bateria. Porém, com a qualidade técnica que possuem hoje, tanto como músicos quanto com o aparato disponível a serviço de seus instrumentos. E a acústica da casa da Lapa carioca contribuiu muito para o efeito desejado.

paralamas-do-sucesso3

Foram nada menos do que trinta músicas desferidas com energia e uma plateia contribuindo bastante com o calor e a fluidez do show. No repertório, que se abriu com ‘Óculos’ seguida de ‘Meu Erro’, houve espaço não só para os hits obrigatórios mas também para composições não tão conhecidas do grande público (como ‘O Rouxinol e a Rosa’ e ‘Dois Elefantes’) e covers. Em ‘Caleidoscópio’, Herbert lembrou de Celso Blues Boy, falecido em 2012. A canção ganhou mais peso e seus contornos bluesy foram realçados por esse formato de apresentação mais básico.‘Selvagem’, ‘O Calibre’, ‘Lanterna dos Afogados’ e ‘Alagados’ também foram abrilhantadas por essa veia mais garageira dos Paralamas.

Os covers também merecem destaque. ‘Running On The Spot’ do The Jam já é conhecida dos fãs mais fiéis do trio. Também teve ‘Viernes 3 am’, do argentino Charly Garcia e ‘Cuando Pasa El Temblor’, dos também argentinos Soda Stereo (lembrando que no início dos anos 90 houve uma forte aproximação dos Paralamas com a Argentina) e uma bela versão de ‘Little Wing’ de Jimi Hendrix. Os contemporâneos oitentistas também foram lembrados em ‘Ainda é Cedo’ (Legião Urbana), ‘Tempos Modernos’ (Lulu Santos). Abrindo o último bis, veio mais um cover, ‘See Me Feel Me’ do The Who.

paralamas-do-sucesso2

‘Vital e Sua Moto’, primeiro hit do Paralamas, encerrou o show de duas horas (e dois bis) com um visivelmente satisfeito Herbert Viana agradecendo à plateia. De fato, um show se faz em uma via de mão dupla, e não apenas do palco para a plateia. O Circo, com sua constituição que proporciona maior proximidade entre artista e plateia, se mostrou a escolha perfeita para esse formato mais descontraído e com mais espaço para improvisos, que só ressaltam o nível técnico dos músicos.  O público que lotou a casa em uma noite chuvosa foi recompensado. E o projeto trio merece ser prolongado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaVideos

Lorde lança clipe provocante da música Hammer

A cantora neozelandesa Lorde lançou o videoclipe da música ‘Hammer’, que fará...

AgendaMúsicaNotíciasShows

Planet Hemp anuncia seu fim com turnê de despedida

Chega ao fim a jornada dos homens-fumaça. O Planet Hemp anunciou nessa terça-feira (17)...

LançamentosMúsica

Bull Control lança “Das Ruas Para as Ruas”

O novo álbum da Bull Control, intitulado “Das Ruas Para as Ruas”, é fruto...

AgendaMúsica

Duo Assad: a alma do violão brasileiro na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecilia Meireles apresenta sábado, dia 21 de junho, às 17...

LançamentosMúsica

Melissandra lança Mapará: um manifesto que canta a Amazônia

No dia 13 de junho, a cantora e performer paraense Melissandra lança...

LançamentosMúsica

Nívea Soares relança o clássico “Santo” em nova versão ao vivo

Escrita pela própria Nívea, “Santo” foi lançada originalmente em 2007 e também...

Marku Musical por Pablo Bernardo
AgendaMúsicaTeatro

No CCBB SP, Marku Musical revisita obra de Marku Ribas

Após temporadas marcantes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o...

Foto por Bruna Sussekind
AgendaMúsica

Mari Jasca leva turnê “Disparada” a cidades do Rio de Janeiro e São Paulo

A cantora, compositora e artista cênica Mari Jasca está em circulação com...

AstrosMúsica

O legado de Brian Wilson, o gênio dos Beach Boys

Chamar Brian Wilson de gênio não é exagero ou banalização do termo....

LançamentosMúsica

Segundo Tempo lança novo single “Deixe o mundo vir a mim”

A banda brasiliense Segundo Tempo acaba de lançar seu novo single, “Deixe...

AstrosListasMúsica

Grandes momentos de Sly Stone

A música perdeu na segunda-feira (9) a lenda do funk americano Sly...

LançamentosMúsica

Infamous Stiffs lança novo single “Evel Mann”

Infamous Stiffs retorna com um soco no estômago na forma de seu...