em , ,

CurtiCurti TopTop

Revista inglesa elege os 50 melhores solos de guitarra de todos os tempos

Lista inclui nomes como os de Jeff Beck, Eric Clapton, Keith Richards e Eddie Van Halen. Veja quem venceu e se concorda com a escolha

Como todos sabem, listas com os “melhores de todos os tempos” são sempre polêmicas. Agora, imagine uma lista elegendo os 50 melhores solos de guitarra de todos os tempos?

Foi isso que a revista inglesa Total Guitar publicou na sua edição de janeiro. A lista é bastante abrangente e inclui nomes do rock e blues, como Jeff Beck, Eric Clapton, Keith Richards, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen.

Porém, nenhum desses ícones da guitarra foi escolhido como tendo sido responsável pelo melhor solo de todos os tempos. A honraria foi para Brian May, guitarrista do Queen, por seu solo na canção “Bohemian Rhapsody”.

Brian May no topo da listas dos melhores solos

Surpresa para muitos

A escolha surpreendeu muita gente (incluindo o próprio May), já que alguns dos solos superados por ele são considerados clássicos do instrumento e (alguns) com muito mais técnica do que a utilizada pelo solista do Queen.

— O melhor solo de todos os tempos? Wow! Obrigado a todos os leitores da Total Guitar. Não sou merecedor desse prêmio, mas aprecio muito — disse May em seu Instagram.

Já para o jornal Daily Express, Brian May falou sobre seu guitarrista preferido.

— Jimi (Hendrix) é, claro, o meu (guitarrista) número um. Eu sempre disse isso. Nunca me considerei um virtuoso. Imagino que eu apenas tento tocar com o coração — afirmou o músico.

A votação, que foi realizada online com os leitores da revista, até repetiu alguns nomes (Eric Clapton aparece com três canções, se você considerar que Layla não é um solo apenas de Duane Allman).

Canções como “Comfortably Numb”, “Stairway To Heaven” ou “Sultans Of Swing”, podem até serem consideradas melhores, mas seriam os seus solos mais marcantes que o de “Bohemian Rhapsody”?

Na edição de janeiro a Total Guitar convidou até um musicólogo para explicar a técnica por trás de cada solo (não que isso possa fazer alguma diferença nas nossas preferências pessoais).

Abaixo você pode conferir a playlist (na ordem inversa da votação) com os 50 solos escolhidos pelos leitores da publicação inglesa.

Ouça, tire as suas conclusões e faça a sua própria lista. Você pode deixar as suas escolhas nos nossos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *