em

R.I.P. Glenn Frey, compositor do grande sucesso Hotel California

Morreu aos 67 anos na última segunda feira Glenn Frey, guitarrista do Eagles e letrista do grande sucesso ‘Hotel California’, faixa-título do disco lançado pela banda em 1977. É sem dúvida a música mais famosa da carreira do Eagles e uma das canções de rock mais icônicas da História, junto com ‘Yesterday’ dos Beatles, ‘Satisfaction’ dos Rolling Stones, ‘Stairway to Heaven’ do Led Zeppelin e ‘Smoke On The Water’ do Deep Purple. Frey escreveu a letra, mas os créditos da composição foram divididos com Don Felder, compositor da melodia, e Don Haley.

Felder concebeu a famosa linha melódica em uma casa alugada em Malibu Beach. Ele gravou os acordes básicos com uma guitarra acústica Ace Rhythm e acrescentou uma guitarra de 12 cordas em um deck de gravação de quatro faixas em seu quarto de hóspedes, em seguida, misturados em uma linha de baixo, e deu a Henley e Frey cada demo resultante.

Frey veio com um cenário cinematográfico de uma pessoa que, cansada ​​de uma longa distância em um deserto, vai a um lugar para descansar e passar a noite, mas entrou “um mundo estranho povoado por personagens esquisitos, e é subtamente apavorada pelo sentimento claustrofóbico de ser pega em uma teia a partir da qual nunca poderia escapar. ” Em entrevista à NBC Bob Costas, Frey disse que ele e Henley “queriam escrever uma música que era uma espécie de como um episódio de “The Twilight Zone”.

Ele descreveu a canção como uma montagem cinematográfica de “apenas um para o próximo – um retrato de um cara na estrada, uma imagem do hotel, o cara entra, a porta se abre, as pessoas estranhas.” Frey continuou: “Nós tomamos esse cara e fizemo-lo como um personagem de The Magus, onde cada vez que ele anda através de uma porta, há uma nova versão da realidade.” Henley, em seguida, escreveu a maioria das letras baseadas na idéia de Frey.

eaglesDe acordo com Felder, ele se juntou aos Eagles através de seu colega de banda escolar Bernie Leadon que o aconselhou a fazer fitas para a banda na canção que ele escreveu assim Henley pode trabalhar com ele em terminá-lo. As demos que ele fez foram sempre instrumentais, e em todos os projetos álbum que ele iria apresentar 15 ou 16 idéias. A demo que ele fez para Hotel California mostrou influências de música latina e reggae, e chamou a atenção de Henley que disse que ele gostou da música que “soa como um reggae mexicano ou Bolero”, que deu o primeiro título de trabalho da canção, “Mexican Reggae”.

A faixa foi gravada com Don Henley no vocal principal em três vezes diferentes, duas em Los Angeles e uma em Miami. A primeira gravação foi em tom alto, muito acima da voz de Henley, assim Felder foi reduzindo progressivamente de Mi menor para Si menor. A segunda gravação, porém, foi julgada demasiada rápida. Em Miami a banda gravou várias tomadas, e as melhores partes foram então unidas em conjunto para criar a versão que conhecemos.
O alcance cultural da música foi tanto que chegou até ao mercado financeiro, em que foi criado o termo “The Hotel California Effect” para se referir aos problemas que investidores estrangeiros enfrentam quando recebem seu dinheiro da China, ou outras ideias semelhantes como abandonar um prestador de serviços. E sempre haverá um barzinho com música ao vivo onde o músico estará executando a canção.

https://www.youtube.com/watch?v=lrfhf1Gv4Tw

Participe com sua opinião!