em , ,

Teatro Nathalia Timberg é inaugurado na Barra da Tijuca com o espetáculo “33 Variações”

Há um novo teatro na cidade do Rio de Janeiro: o teatro Nathalia Timberg, na Avenida das Américas, cuja inauguração se dará com a estreia da peça 33 variações, dia 22 de janeiro às 21h. O teatro foi idealizado e construído pelo ator e diretor Wolf Maya, que quis homenagear a amiga e parceira, e conta com duas salas, a principal, com 400 lugares, e a sala Nathalinha, com 60 lugares. O empreendimento foi projetado pela arquiteta Teresa Younes.

A peça é considerada um dos textos mais importantes da dramaturgia mundial e será estrelado por Wolf Maya e Nathalia Timberg. É de autoria do venezuelano Moisés Kaufman e a montagem fez sucesso na Broadway, marcando a despedida de Jane Fonda há oito anos, em Nova York.

No espetáculo, Wolf Maya também assina a direção do musical, que conta como aconteceu a criação das 33 Variações, considerada uma obra prima de Beethoven. Assim, a peça conta a história de um compositor medíocre do século XIX que escreveu uma valsa e a entregou para alguns artistas fazerem variações dela. O único que não aceitou foi Beethoven, mas não se entende por que ele acabou dizendo para ninguém mais trabalhar a valsa, se ele próprio o faria. Foi então que surgiram as 33 variações da composição, por Beethoven. A história da peça é justamente sobre o que o levou a transformar uma valsa medíocre em algo tão genial. Entre 1819 e 1823, o músico transformou uma valsa do obscuro compositor austríaco Anton Diabelli no que viria a ser considerada uma síntese de sua obra e uma das mais notáveis peças para piano da música ocidental – as 33 variações em sol maior, opus 120. O autor, já surdo à época, trabalhou com um punhado de notas para construir o conjunto caracterizado por tamanha diversidade.

33 variações 2

Na peça, Nathalia Timberg interpreta uma musicóloga que tenta descobrir a verdade por trás das 33 variações. Tadeu Aguiar também compõe o elenco interpretando Anton Diabelli. Lu Grimaldi, Flávia Pucci, Gil Coelho e Gustavo Engracia completam o elenco. 10 atores – estudantes de arte dramática da Escola Wolf Maya também estão no musical.

“Eu comprei os direitos da peça, Nathalia traduziu e estamos trabalhando juntos, mas devagar. É um teatro que eu construí dedicado a ela, que foi minha grande musa e tem sido minha parceira no teatro há anos. Estarei com ela em cena estreando nosso teatro.” – Wolf Maya.

SERVIÇO

33 Variações
Local: Teatro Nathalia Timberg
Endereço: Avenida das Américas, 2000 – Freeway – Barra da Tijuca
Telefone: 3388 5864
Estreia: 22 de janeiro
Gênero: Musical Erudito
Temporada: De 22 de janeiro até 17 de abril
Horários: Sextas e Sábados, 21h30 – Domingos, 19h
Duração: 120 min.
Classificação: 14 anos
Preço: R$ 100,00 (Plateia) – R$ 60,00 (Balcão)
Capacidade: 400 lugares

 

FICHA TECNICA
Texto: Moyses Kaufman
Tradução: Nathalia Timberg
Concepção e direção: Wolf Maya
Elenco: Nathalia Timberg, Wolf Maya,Tadeu Aguiar, Lu Grimaldi, Flávia Pucci, Gil Coelho e  Gustavo Engracia
Pianista Convidada: Clara Sverner
Pianista: Silas Barbosa
Iluminação: Aurelio De Simoni
Figurinos: Tatiana Rodrigues
Visagismo: Marcelo Dias
Direção de produção: José Luiz Coutinho
Fotos: Guga Melgar
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias
Assistente de figurinos: Karina Cuellar
Contrarregra: Lenilson Souza
Costureiras: Maria Marli Aragão e Rosângela Santos
Alfaiates: Walmir Ferreira e Alex Leal

Participe com sua opinião!