“Anastácia Tour” celebra a parceria das cantoras homenageando Anastácia e mulheres negras cantoras e compositoras, como Elza Soares, Dona Ivone Lara e Ludmilla; projeto estreou em São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no dia 25 de julho, na Casa do Nando (RJ)
Incluindo canções autorais das artistas e versões de músicas conhecidas, a turnê tem o seu ponto de partida em julho a fim de celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25.
No dia 16, a apresentação contou com a participação especial da cantora e compositora Zeferina e DJ Da Lu. Já no dia 25, terá a cantora, artivista e pesquisadora da musicalidade negra Azula, a cantora, atriz, DJ, apresentadora, modelo, mestra de cerimônia, produtora e ativista pelos Direitos Humanos das pessoas trans e negras Yara Canta e a DJ, estilista, produtora musical e cultural, pesquisadora das culturas de matrizes afro-brasileiras e africanas diaspóricas Bieta.
Início da parceria
Em fevereiro de 2022, a carioca Taslim e a cearense Luiza Nobel lançaram o clipe afrofuturista Anastácia (Mimoso Remix), que apresenta mundos distópicos e viagens no tempo, com sonoridade inspirada no pagodão e nos beats modernos da Bahia. Com roteiro escrito pela própria Taslim e figurino assinado por Luiza, o vídeo e a música são uma homenagem à mulher que ficou conhecida como Escrava Anastácia, uma importante personagem da história brasileira que tinha sua face coberta por uma máscara de ferro e se tornou símbolo de resistência entre o movimento negro.
O feat entre as duas artistas aconteceu no lançamento da versão remix da canção Anastácia, que foi produzida pelo produtor musical baiano Filipe Mimoso. A canção original faz parte do primeiro álbum de Taslim, Pretambulando. Nele, a artista leva os ouvintes por uma viagem musical pela história do povo preto.
Já Luiza Nobel vem trabalhando seu projeto #PretaPunk desde 2020, a partir da sua estreia com o lançamento de Estamos Bem, single produzido pela produtora e cantora Mahmundi. Com o desenvolvimento de um repertório autoral com influências do rap, pop, soul, jazz, blues, reggae, trap e R&B, a artista protagoniza e conta suas vivências, se apropriando do conceito do “faça você mesmo, não tente se encaixar no padrão do movimento punk”. Para ela, que já abriu o show de Elza Soares em Fortaleza, é muito importante ter mulheres negras realizando trocas e se fortalecendo.
Taslim, que tem como conceito guia de seu trabalho o afrofuturismo, acredita que essa é uma oportunidade de construir um outro futuro em que mulheres negras já movimentaram a sociedade, parafraseando a famosa frase de Angela Davis. “Para que as desigualdades acabem lá na frente, precisamos começar a construir agora. Então, ter duas mulheres negras de diferentes localidades do país no palco cantando outras mulheres negras e ainda seus projetos autorais é muito potente e transformador”, conclui a artista.
Serviço:
Anastácia Tour
Casa do Nando
Endereço: Rua Camerino, 176, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data e horário: Dia 25 de julho (segunda-feira), às 21h
Entrada: R$ 10,00 (ingressos em https://www.sympla.com.br/evento/anastacia-tour-no-rio/1638443)
Comente!