LançamentosMúsica

Verossímio traz questionamentos em EP de estreia

Verossímio, faceta artística do cantor carioca Cadu Marconi, faz questionamentos irônicos e poéticos da vida contemporânea em seu primeiro trabalho.

“Esse lançamento representa uma guinada rumo a um lirismo mais pessoal, como o nome do projeto insinua. E com isso poder experimentar histórias e jeitos de contar ou cantar, com foco menos no formato banda, solos e efeitos, e mais na canção”, explica o artista.

O EP traz uma banda base de Luiz de Urjaiss (bateria e percussões), Braulio Almeida (teclados) e participação especial também de Thiago Garcia (trompete). A produção musical é de Cadu com João Gambier, que assina a mixagem e masterização.

 

Faixa-a-faixa, por Cadu Marconi:

 

O Molotov: “O Molotov” começou a ser escrita em 2013, no meio das manifestações. Deixei ela parada e retomei no ano passado, percebendo só agora que ela é uma visão pessoal de como seria hoje caso 2013 tivesse “dado certo”, se tivesse criado, ao contrário da onda conservadora, uma onda boa, como diz o refrão. Nas gravações pro segundo EP do Padre, chamamos a Luciane Dom pra fazer participação no final da música “A Paz Mundial”. Basicamente, ela veio pra cantar um lalaiá propositalmente desafinado, tosco, no final da música. Foi divertidíssimo. Eu ainda não conhecia ela, mas quando passei a conhecer e escutar suas músicas, fiquei com uma sensação de ter perdido um pouco a possibilidade de contar com uma artista incrível cantando de fato na música. Corrigi isso agora.

Nense e Mengo: É uma música de amor, de transformações e ruptura de um amor, das sutilezas do cotidiano de uma relação. Toquei ela ininterruptamente por um tempo e não conseguia tocá-la até o fim sem chorar. Nem percebia, mas quando ia tocar, já tava lá chorando. Era inicialmente uma canção desesperada. Anos de análise depois e o que ficou gravado é uma versão melancólica, mas sem desespero.

Coisa Singular: É um quase-samba que fala sobre a experiência das vidas que circulam no centro de uma cidade – no caso, do Rio de Janeiro – e ali tentam sobreviver entre pequenos truques e trejeitos que aprendemos para sobreviver em uma metrópole. A referência às ruas do Rio começa na Rua do Ouvidor, onde eu tocava, lá pra 2010, com um grupo de samba no bar Toca do Baiacú. Houve um furto de carteira, alguém reclamou, quase ninguém ouviu, e o mote pra música tava dado. Tem um quê de João do Rio e um pouco de Oliver Twist nesse olhar menos policialesco para os pequenos trambiques, para quem ganha o pão nos esquemas.

Cinco da Manhã: Uma canção de amor, mas daquele amor que quase não rolou, um amor maratonesco, em que um procura, não encontra; marca e a outra parte não aparece, tenta no fim de semana seguinte e vai dormir sozinho de novo. O Douglas Luddens, artista visual que inclusive fez a capa do disco, volta e meia fala do “áudio pão quentinho”: aquele áudio que o amigo manda chegando da noite, de manhã cedo, sol nascendo, pra contar a epopeia da noite anterior onde mais uma vez tudo aconteceu e nada se concretizou. Pro EP não ter final triste, o beijo se concretiza no refrão.

Ficha Técnica:

Violão, viola, baixo, voz: Cadu Marconi
Voz em “O Molotov” e “Coisa Singular”: Luciane Dom
Bateria e percussões: Luiz de Urjaiss
Trompete em “O Molotov” e “Cinco da Manhã”: Thiago Garcia
Teclados: Bráulio Almeida
Produção Musical: Cadu Marconi e João Gambier
Mixagem e masterização: João Gambier (Estúdio Sonora)

Deixe um comentário

Sugeridos
MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

Crédito Kevin Velásquez
LançamentosMúsica

FloyyMenor lança Off The Planet

Chileno FloyyMenor lança em todas as plataformas de streaming o novo EP...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

WRY POR ERIC MARQUES
LançamentosMúsica

WRY lança single “Décimo Andar” 

A banda paulista WRY apresenta em todas as plataformas de streaming o...

Brazino777 games
Lançamentos

Jogos de navegador: por que mais usuários preferem jogar online

Os jogos de navegador voltaram a ganhar espaço no entretenimento digital porque...

De 22 a 31 de outubro, São Paulo sediará a segunda edição da Mostra Violas Brasileiras, que ocupa o CCBB SP com 12 shows gratuitos, além de oficina e masterclass.
AgendaMúsicaShows

Mostra gratuita com 12 shows e oficinas de Viola caipira em SP

Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do...

CMAT album option photo EURO COUNTRY Credit Sarah Doyle. (1)
LançamentosMúsica

Cmat será atração do Primavera Sound São Paulo 2026

A cantora e compositora irlandesa CMAT desembarca no Brasil em dezembro de...

rota 54
Lançamentos

“1822”: Rota 54 explora memória e mudanças da vida urbana

O Rota 54 divulgou nesta quarta-feira (7) o single “1822”, produzido no...

Bts yet to come busan
MúsicaNotíciasShows

BTS tem ingressos extras disponibilizados para shows no Brasil

Apresentações da turnê ‘ARIRANG’ acontecem no fim de outubro na capital paulista;...

808 punks
Lançamentos

“Bater Cabeça e Rebolar” ganha videoclipe Anarkophunk

A banda carioca 808 Punks lançou o videoclipe de “Bater Cabeça e...

APC 3 449 Travis Shinn crop
LançamentosMúsica

A Perfect Circle lança “To Whom It May Concern”

A Perfect Circle (liderada pelo guitarrista e produtor Billy Howerdel e pelo...

Marcus Salles e Samuel Messias (1)
LançamentosMúsica

Marcus Salles lança “Ele Vai Fazer de Novo”

Dando sequência aos lançamentos de seu novo projeto audiovisual, o cantor e...