LançamentosLiteraturaNotíciasTeatro

Lançamento do livro Mulheres Míticas em Performance

Compartilhe
Compartilhe

Os artistas-pesquisadores do grupo de teatro Mulheres Míticas lançam o livro “Mulheres Míticas em performance – Dramaturgias: O Deszerto” e Classe” pela Editora Javali, em evento online marcado por um bate-papo com Felipe Cordeiro e Sara Rojo, organizadores do livro, e o editor Assis Benevenuto.

A publicação reúne a dramaturgia de “O Deszerto” e “Classe”, os dois trabalhos mais recentes do grupo, e, ainda, artigos dos integrantes – além dos já mencionados Felipe e Sara, as atrizes Jéssica Ribas e Luísa Lagoeiro e a dramaturga Gabriela Figueiredo –, bem como uma entrevista com Carlos Franz (consagrado autor chileno de “El desierto” (2005), romance que foi base da dramaturgia de “O Deszerto”), e textos de colaboradores convidados.

Trechos da orelha do livro

O que se lerá aqui são duas dramaturgias que se corporificaram em espetáculos- denúncia: O Deszerto, adaptação livre para palco do romance El desierto (2005), de Carlos Franz, e a peça Classe (2008), de Guillermo Calderón, ambos consagrados e premiados autores chilenos.

Os textos são resultados, a um só tempo, de esforço acadêmico e empenho artístico. Há, por detrás das palavras registradas, não somente um trabalho minucioso de tradução e encenação que se materializa por escrito, mas também um comprometimento político, militante e apaixonado.

Na tradução e recriação, a perplexidade de discentes e docentes, poetas e dramaturgos latino-americanos toma forma. Os textos seguem o estratagema da tradução coletiva, a qual se beneficia de congregar hispanistas eruditos, críticos, poetas e artistas como tradutores e dramaturgistas capacitados para oferecer ao público brasileiro obras inéditas em tradução plural, diversa, funcional e cênica.

O processo de trabalho, em ambas as dramaturgias, culminou com a encenação realizada pelo Grupo Mulheres Míticas. Sara Rojo, professora titular da Faculdade de Letras e da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, dirigiu com vigor e sensibilidade os dois espetáculos.

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa – Professora Titular da FALE/UFMG

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Emmy 2024 – confira a lista completa dos vencedores

Foi realizada ontem (15) a cerimônia do Emmy 2024. O Oscar da...

James Cameron vai adaptar “Fantasmas de Hiroshima” para o cinema

James Cameron, já lendário diretor por trás de sucessos como “Titanic” e...

Homenagem a Maria Lúcia Alvim reuniu escritores em São Paulo

O lançamento de Poesia reunida (Relicário) uniu no sábado, 14 de setembr,  os escritores...

Curb Your Enthusiasm quebra recorde negativo de mais derrotas no Emmy

Por essa nem Jerry Seinfeld esperava! Na noite do Emmy Awards 2024,...

Jane’s Addiction se desculpa após vocalista agredir guitarrista em show

No último sábado, 14 de setembro, a banda Jane’s Addiction emitiu um...

Xógum bate recorde no Emmy com 18 prêmios em única edição

Na noite de 15 de setembro de 2024, a série “Xógum: A...

Édipo sob ótica de Foucault na SP Escola de Teatro

Na encenação, Hello, Édipo (Panóptico/Foucault) conta a genial tragédia grega Édipo Rei,...