em ,

Fortuna Crítica: Con La Cabeza en Las Nubes

Fortuna Crítica: Con La Cabeza en Las Nubes | Literatura | Revista Ambrosia

Fortuna Crítica: Con La Cabeza en Las Nubes | Literatura | Revista Ambrosia

O argentino Diego Bianki fazia parte do time que editava a Lapiz Japonéz, revista cascuda que teve 4 números nos anos 1990. O pessoal ali era da pesada: Elenio Pico, Sergio Langer, Ral Veroni e outros monstros não davam refresco para a classe média apavorada (para usar um termo do Arnaldo Branco) argentina.

Como nessa época eu morava em Porto Alegre, ía com certa frequência para Buenos Aires, cidade que prezo muito. Pelo que eu lembro, a capital argentina é mais perto de Porto Alegre do que São Paulo, mas posso estar delirando. Enfim, eu ía muito pra lá e conheci esses caras, uns verdadeiro gentlemans.

Atualmente Bianki mantém a editora Pequeño Editor, que só lança coisa fina. Inclusive já lançou livros de Fabio Zimbres e MZK por lá.
Com la cabeza en las nubes” não é um álbum de quadrinhos, é um livro de fotos e desenhos. Belas fotos e belíssimos desenhos, diga-se de passagem. Parte de uma idéia genial pela sua simplicidade: desenhos feitos a partir de fotografias de nuvens.

Quem nunca fez isso, ver uma nuvem e “enxergar” alguém, algum bicho, algum objeto?

Pois Bianki fez esse livro, reunindo desenhistas como Cristian Turdera, Isol, Maitena, o velho chapa Elenio Pico e ele mesmo interpretando nuvens.

É de chorar, meus amigos. Que livro, QUE LIVRO. Todas edições da Pequeño Editor são primorosas, mas essa superou todas as expectativas.

O livro também convida o leitor a participar da brincadeira, com várias fotos de nuvens sem intervenção alguma, prontas para colocarmos nossas patas.

Esses argentinos tem as manhas mesmo. Só em Buenos Aires provavelmente há mais desenhistas – bons – do que o Brasil inteiro. E não me venham falar dessa rivalidade de Brasil X Argentina, isso é coisa de jeca.

Quando será lançado no Brasil? Provavelmente no dia que você encontrar o Papai Noel tomando um drink com Jesus, o coelho da Páscoa e o Saci. Talvez você passe por um enterro de anão no caminho também.

[xrr rating=5/5]

Fortuna Crítica: Con La Cabeza en Las Nubes | Literatura | Revista Ambrosia

2 opinaram!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

Publicado por Allan Sieber

Sucker Punch, um filme pulp

Curtos: Um Ramo