Durante o Especial de 20 anos de Sandman, vasculhei boa parte da internet buscando imagens significativas sobre a obra. Obviamente, encontrei dezenas delas, oficiais, amadoras e claro, fotografias, ainda que raramente boas. Isso me instigou a cada vez mais me aprofundar nesta busca por boas representações em carne e osso dos Perpétuos.
Recentemente, enquanto buscava por estas fotografias inspiradas em Sandman, acabei por encontrar um excelente ensaio realizado por uma Brasileira: Gabriela Camerotti. A fotógrafa, que possui diversos trabalhos exemplares, foi bastante solícita conosco e além de deixar que publicássemos suas fotos por aqui, ainda nos escreveu um pouco sobre a origem e as idéias por trás deste (ainda incompleto, segundo a mesma) ensaio. Nós aqui do Ambrosia aguardamos ansiosamente pela conclusão deste belo trabalho.
“Fotografia é algo que realmente gosto de fazer e procurar temas interessantes faz parte disso, tanto como forma de diversão quanto para aperfeiçoamento. Gosto que as fotos tenham, além de um aspecto visual que me agrade, significados subjetivos que apenas quem realmente sabe o que é vá entender, como é o caso dessas.
Com Sandman, eu podia aproveitar os personagens e suas características, onde cada um é e representa algo extremamente diferente do outro, com uma simbologia única em sua aparência e vestimenta, coisa que poderia ser expandida ao cenário e formar uma foto que realmente fosse fiel ao personagem e ao aspecto que manifesta.
Conheci a HQ através de amigos, que costumavam citar partes e conceitos interessantes da história, me instigando a querer saber cada vez mais sobre aquele universo! Eventualmente, eu já não me satisfazia mais com pequenos pedaços e relatos, precisava ver e ler por conta própria para entender de verdade o Sonhar e todos os seus nuances. A cada Perpétuo novo que era apresentado, a idéia de transportá-los das páginas para a câmera aumentava. Procurei bastante, mas raramente achava uma foto de cosplay dos personagens de Sandman que realmente eu considerasse boa em todos os sentidos, se mantendo fiel à obra original mas também possuindo uma boa técnica de fotografia.
Foi aí que resolvi fazer por conta própria, contando com a ajuda de amigos que gostavam da série e amigos que passaram a conhecê-la depois da sessão de fotos. Fiquei feliz com o resultado final do trabalho mesmo que ainda não terminado! Além de satisfazer minha vontade de ter fotos legais que representassem bem a série, também gosto do fato de que a partir delas mais pessoas ficam curiosas a respeito da obra de Neil Gaiman.”
Gabriela Camerotti
Neste ensaio, a própria Gabriela posa como a Morte e Giovana Peres empresta seu corpo para Delírio:
Poxa, bem legal hein??
Linda essa sessão de fotos ( e as meninas) quando tem mais?
A morena é muito tesudinha.
Caraaamba!
Ficou lokíssimo o ensaio!
Parabéns pelas fotos!
Ficaram realmente muito boas!
=]