Labirinto, de Thiago Souto – uma jornada em um mundo entre sonhos e realidade

21
0

A DarkSide traz em seu selo Graphic Novel, o belíssimo lançamento Labirinto, de Thiago Souto, lançada originalmente em 2017, após uma campanha de sucesso no Catarse, premiada com o Angelo Agostini e com indicações ao HQ Mix, o mais importante do gênero no Brasil. Além disso, ela foi publicada na Polônia e nos Estados Unidos, numa edição elogiada por ninguém menos que Neil Gaiman ( Sandman).

E agora ganha uma edição em capa dura, com textos de apoio e estudos do processo de criação, além de catorze páginas inéditas criadas exclusivamente para esta edição.

A história

Labirinto conta a história de Nico e Góreck, dois amigos que, quando se encontram, vivem aventuras extraordinárias e desenvolvem uma forte relação de amizade e confiança. Após o desaparecimento de Nico, Góreck parte em busca do amigo. Durante essa jornada faz descobertas sobre a própria existência, sobre o amigo, sobre o mundo onde vivem e sobre as criaturas que o habitam.

Análise

Como Sandman de Neil Gaiman, Labirinto se ampara no onírico e fantástico para trazer uma narrativa regido pelas experiências e emoções dos personagens. Temas como projeções psicológicas e a relações entre fantasia e realidade permeiam todo o roteiro. Thiago Souto diz no posfácio da obra:

“Nico carrega as angústias da passagem da infância para a adolescência, e Góreck, uma criatura abandonada por seu melhor amigo, busca respostas sobre sua existência e seu propósito em um labirinto de sonhos e lembranças”.

Labirinto é então uma narrativa que traz um pouco de A Viagem de Chihiro, História sem Fim e Toy Story, numa ambientação que tem como cenário as lembranças, emoções e sonhos de um menino. Explora de maneira psicológica e simbólica as memórias mais marcantes da infância desse garoto.

O personagem Nico passa por uma fase complicada, que o leva a uma situação ainda mais dificil e sempre buscou refúgio e proteção em suas fantasias.

E é nesse cenário onírico, agora abandonado e sombrio, conhecemos o solitário Góreck, que vive em um mundo cinza, sem o brilho e as cores de antes. Após muito esperar, Góreck parte em busca de Nico e de também respostas, sobre o que aconteceu com o amigo e o lugar que vivenciaram tantas aventuras, e também seu destino.

A sua jornada pelo labirinto de lembranças é o que nós, leitores, iremos acompanhar nas 230 páginas da graphic novel.

A arte é encantadora, belíssima, rica em detalhes e que abusa das cores em seus cenários característico, sombrio e cinza, aventuresco e colorido, no momento certo. Sendo as cores um elemento que destaca, além da ambientação, as simbologias da história.

Uma trama intrigante, sem muita complexidade, com ação que transita entre a fantasia de uma aventura e a melancolia de um romance. Amizade, lealdade, confiança e sacrifício são temas abordados, em especial, da maneira que nossas memórias amalgam e moldam nossos sonhos, E que o s sonhos nos ajudam a completar o nosso eu. O final emocionante, inspira e nos faz lembrar muito do que éramos.

O autor

Thiago Souto é autor de histórias em quadrinhos desde 2013. Ilustrador e designer gráfico, teve sua primeira HQ impressa na coletânea independente Supernova. Depois foi a vez da ficção científica Mikrokosmos, pela qual foi indicado ao prêmio HQ Mix 2015 na categoria Novo Talento Desenhista. Seu projeto seguinte foi Time Lapse, quinto número da série Ugritos, do selo Ugra Press.

Na CCXP 2018, lançou Por Muito Tempo Tentei me Convencer de que te Amava (Balão Editorial), na qual narra sua relação de amor e ódio com a cidade de São Paulo durante um passeio pela Avenida Paulista. Após uma pausa de três anos, Souto traz : Naukan (Ugra Press), a história de um homem vivendo no isolamento do Ártico; a nova edição de Labirinto (Darkside) com mais páginas e material extra; e Salada de Frutas (Balão Editorial), um livro infantil,

Labirinto, de Thiago Souto

Labirinto, de Thiago Souto
9 10 0 1
Nota: Fantástico 9/10 estrelas
Nota: Fantástico 9/10 estrelas
9/10
Total Score iNota: Fantástico 9/10 estrelas
Cadorno Teles
WRITTEN BY

Cadorno Teles

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *