AcervoCríticasQuadrinhos

Superman – Pelo Amanhã, de Brian Azzarello e Jim Lee, uma narrativa sobre a crença da morte e da ressurreição

F29199a79c5e6f91ec68eea1bf9c6336

Um evento cataclísmico atingiu a Terra! Milhões de pessoas desapareceram sem deixar rastro. Ninguém escapou incólume a este evento apocalíptico, nem mesmo o Superman. E, após um ano, o Homem de Aço ainda tem muitas perguntas sem respostas. Para um herói acostumado a resolver todos os problemas, isso é uma verdadeira tortura. E, enquanto a ação esquenta e os riscos aumentam, uma questão perturbadora surge: até onde o Superman está disposto a ir pelo amanhã?

Análise

As séries regulares de quadrinhos de super-heróis contemporâneas seguem uma cronologia com resultados que dividem os fãs. Já minisséries, one-shots e contos tendem a apresentar aventuras com outras perspectivas que exploram outras facetas de sua personalidade.

O volume que nos interessa é uma excessão a regra descrita no parágrafo anterior. Pelo amanhã (For Tomorrow) compila os números de Superman 204-215, publicados durante um ano entre junho de 2004 e maio de 2005, e é uma das histórias mais marcantes do Super-Homem que explora um dos aspectos mais complexos do personagem: seu sentimento de culpa. Para fazer isso, Brian Azzarello parte de uma abordagem padrão para esse tipo de narrativa, mas com uma dimensão muito interessante, Clark Kent desaparece.

É uma história sobre Kal-el na qual, a razão de suas ações e sua abordagem vital para salvar a civilização são consideradas, mais como uma obsessão do que como sua própria vontade.

Publicada pela Panini a graphic novel Superman – Pelo Amanhã, foi escrita por Brian Azzarello e ilustrada por Jim Lee e seu arte-finalista Scott Williams.

Trama sobre arrebatamento

Tudo parte do desaparecimento de Lois Lane, junto com um milhão de pessoas; o que faz o kryponiano repensar sobre sua função na Terra. Azzarello pega as semelhanças entre o personagem e Jesus Cristo, já abordado por outros autores, mas que aqui é ampliado. Usando esse paralelo, o autor trabalha com a crença do enviado celestial para salvar a humanidade, a da morte e ressurreição e a do arrebatamento (o desaparecimento) para compor uma história com metáforas tensas, com o Superman bem distante, por vezes julgando a humanidade pelos seus atos.

A incapacidade de Kal-el de enfrentar a culpa o leva a confessar a um padre que entrará na trama para se tornar um instrumento do governo. A subtrama gira em torno de um grupo de operações especiais cujas missões consistem em “levar a democracia aos países subdesenvolvidos” e nas quais usam uma entidade biológica desenvolvida por algum setor secreto governamental. No entanto, as subtramas perdem força enquanto a exploração de Kal-el e a culpa se torna mais intensa. Isso cria uma espécie de paraíso no qual todos são felizes, um mundo ideal no qual ele é apenas o último kryptoniano.

Jim Lee segue o estilo que o consagrou, músculos e seios, mas compõem bem a narrativa gráfica da história; (preste atenção às suas ilustrações em homenagem às capas icônicas do personagem.

Pelo Amanhã é uma das abordagens mais interessantes do Superman como um personagem único, não bipolar, para as implicações morais de sua atitude como salvador. Um título obrigatório para os amantes de Kal-el.

Nota: Bom – 3 de 5 estrelas

Deixe um comentário

Sugeridos
Nosso Segredo Cinema Filme BSBArt 2 1024x549
CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

Coyote vs. acme
CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

Gaivota 24 JoaoGabrielMonteiro
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

Flávio Venturini ao vivo
CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

Treta 2 dest
CríticasSéries

Segunda temporada de “Treta” fica aquém do brilhantismo da primeira

Você sabe o que é uma série de antologia? É aquela série...

Huub Stapel e Leo Alkemade em Champagne, de Tim Kamps crédito Autoral Filmes (4)
CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

The End of the Oak Street
CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

BND Spidey
CríticasFilmes

“Homem-Aranha: Um Novo Dia” e a árdua tarefa de recomeço

Novo longa abraça a essência clássica do herói, longe das muletas do...

Odisseia
CríticasFilmes

‘A Odisseia’ é o mais novo espetáculo de Christopher Nolan

Com um Matt Damon impecável e um visual que resgata a densidade...