Quadrinhos

“Wolves” nos faz pensar naquela agressividade inerente ao amor impossível

Compartilhe
Compartilhe

Mike Mignola define “Wolves” como “uma obra bela e ‘refrescantemente’ misteriosa”. Não discordo e ainda faço o adendo de que o adjetivo “misterioso” se aplica não só à narrativa, como também ao título aparentemente simplista da obra. O mistério começa no título por ocultar a real natureza do argumento: o romance.

CoverNaturalmente, o flerte entre dois humanos não é o que vem a mente mediante um título que evoca a agressividade intrínseca ao animal que se tenta retratar. Curiosamente, tal agressividade é o que alimenta a história de amor descrita nesta HQ. Becky Cloonan utiliza bem o clichê do amor platônico para esboçar uma bela narrativa gráfica de suspense, extrapolando tal mecânica romântica ao literal; no qual o “amor impossível” de fato o é, por mera condição biológica.

A história narra os pensamentos de um caçador em busca de um lobo em meio a floresta. Enquanto prossegue, o protagonista reflete sobre um misterioso amor do passado, cuja trama revela paulatinamente a real conexão entre sua busca predatória e este sentimento complacente. A narrativa, de poucos balões e ambientação fantástico-medieval, se define quase como uma poesia gráfica, cujos mistérios que ali se ocultam são responsáveis por nos trazer um final revelador, porém extremamente particular.

A arte em preto e branco de Cloonan é soberba. Suas composições trabalham muito bem as sombras, bem como trazem desenhos ricos em expressões realistas. Suas sequências dinâmicas acrescentam uma agilidade extremamente pertinente à obra.

Wolves_2
Os lobos apaixonados

Becky Cloonan é americana e conhecida por ser a primeira mulher a desenhar a principal revista do Batman. Seus trabalhos de publicação própria sempre trazem micro contos em HQs one shots. “Wolves” foi publicado inicialmente na antologia japonesa “Jorneys” em 2009, e ganhou sua edição em inglês com um novo roteiro apenas em 2011, vendendo mais de 1000 cópias em dois meses. Suas publicações autorais mais recentes são os elogiados “The Mire” (2012) e “Demeter” (2013).

“Wolves” representa um refresco criativo para uma temática já completamente desenvolvida e explorada, reservando um lirismo raro a uma obra desta natureza. A HQ pode ser adquirida em sua versão digital por diversos serviços diferentes, sendo normalmente encontrada por módicos US$ 0,99. Clique nos links para comprar na Amazon ou na Comixology e divirta-se!

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosQuadrinhos

“Nos braços dela”: HQ aborda economia do cuidado e sobrecarga de mulheres

Obra de Bárbara Ipê e Tatiana Achcar, publicada pelo NADA∴Studio Criativo traz,...

NotíciasQuadrinhos

Godzilla vs. Marvel farão crossover lendário em 2025

A Marvel Comics anunciou um evento de crossover emocionante para 2025: Godzilla...

CríticasQuadrinhos

O Bárbaro – Delitos Fatais, de Michael Moreci e Nathan Gooden

No mercado de quadrinhos dos EUA, quando uma nova editora surge com...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

NotíciasQuadrinhos

Supergirl: Mulher do Amanhã ganha edição de luxo no Brasil

A aclamada minissérie “Supergirl: Mulher do Amanhã” está prestes a ganhar uma...

LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Alan Moore: o fandom como uma “praga grotesca” na sociedade

Alan Moore, renomado escritor de quadrinhos por obras como Watchmen e V...

NotíciasQuadrinhos

Encontro de Naruto e Tartarugas Ninja ganha primeiras imagens

As primeiras páginas do encontro nos quadrinhos entre Naruto e As Tartarugas...