Ambrosia RPG Aonde ler sobre RPG - Parte I

Aonde ler sobre RPG – Parte I

Há algum tempo atrás comecei a conhecer aos poucos um grupo de pessoas que possuíam blogs sobre RPG. Talvez por algum problema próprio sempre fui muito desligado da realidade rpgística nacional (como já disse em artigos anteriores nunca joguei 3D&T, Tormenta ou Daemon, ainda que tenha uns livros deste último) e foi bastante interessante conhecer pessoas novas que viviam fora do meu círculo de jogo. No entanto, hoje posso afirmar sem dúvidas que estas pessoas constituem a melhor fonte de informações sobre RPG no Brasil, fragmentadas, com identidade própria, mais ao mesmo tempo unidas (incrivelmente muitos de nós acabamos nos conhecendo esse ano).

Minha proposta com este artigo é mostrar quem são alguns desses blogs, todos através de uma apresentação dos próprios autores, que de forma muito gentil me enviaram seus textos. Pretendo fazer ainda mais alguns artigos semelhantes a esse, tentando cobrir aos pouco a bloguesfera RPGística nacional.

O blog Dados Limpos começou como um espaço para expor o “making of” das histórias de um mestre. Sempre achei divertido mostrar as fontes de inspiração por trás de uma história – que são muitas – e podem surgir em momentos bem inusitados. Dai o nome Dados Limpos, uma brincadeira com a noção de jogar limpo, expondo a situação e explicando tudo.

O blog acabou tomando novas formas, parte influencia da minha preocupação em reunir o grupo que falava sobre RPG na internet, assim como minha falta de tempo, que me fez abandonar posts muito grandes e com temas mais trabalhosos e buscar temas mais leves e bem humorados.

Hoje o Dados Limpos ainda discute sobre criação, mas ele divide espaço com notícias sobre a “bloguesfera do RPG” e sessões de humor como as Classes (quase) Prestígio, Pergunte ao Dr. Orima e a RPG Estranho.

http://dadoslimpos.criandorpg.com/

Desde que me conheço como rpgista tenho a vontade de ajudar a divulgar o hobby, e esse é o objetivo do blog. Apoiar o rpgista a começar e a continuar jogando.

A linha editorial tenta seguir a vida do jogador comum. Escrevo sobre os problemas que enfrentamos e como tento lidar com eles. Também contamos com dicas para mestres e iniciantes no RPG, além de um link para o “mapa do RPG no Brasil”, com endereços de lojas e locais de jogos. Apesar do nome super bacana, o blog não tem a pretensão em tornar-se o “melhor” ou “maior” portal disso ou daquilo. Também não tenho paciência para isso. Quero apenas escrever sobre o hobby e colocar informações úteis, especialmente para os iniciantes.

Considerando a realidade social no Brasil, é de se esperar que material disponibilizado gratuitamente seja importante na divulgação do hobby, e há muito material de qualidade sendo feito por aí. Por
isso, no futuro, quero criar uma página para a divulgação desses textos.

Com menos de um ano de vida, o blog tem sido atualizado regularmente, com cerca de três posts por semana.

O RPGista.com.br é uma iniciativa de Alexandre Guimarães.

http://www.rpgista.com.br/

A Ordem dos Inominattus é um grupo de amigos dispostos a criar e modificar mundos de RPG para o bem-maior da diversão. Antes de sermos advogados de regras chatos, combeiros assassinos, roleplayers dramáticos e mestres cruéis, todos somos jogadores como quaisquer outros, pensando como os outros para um grande futuro para o RPG.

Recomendamos que os incomodados se retirem ou se acostumem com nossa presença, pois viemos para ficar, e não arredaremos o pé fácil.

http://www.inominattus.com/

12 COMENTÁRIOS

  1. Legal!
    Putz! Fiquei de te mandar a descrição e a imagem pra essa matéria, né? Não me admira que você escolheu dividir a matéria em partes, se metade do pessoal for tão relapso como eu nessas coisas… 🙂

  2. Pior que eu sempre me assusto.. Tem muito mais blog de rpg que eu esperava (sempre vejo sua lista de blog…).. Deve ter alguma coisa a ver com a proximidade entre nerds rpgistas e geeks…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação