em

Mazes & Minotaurs: Esqueça Senhor dos Anéis

Imagine se o mais famoso RPG que conhecemos fosse concebido por diferentes inspirações? Esqueçam Tolkien, seus elfos e os hobbits. Agora pensem se as inspirações dos criadores de D&D fossem a Odisséia de Homero e o filme Jasão e os Argonautas?

mazeminotarus
Capa da versão "Advanced" de M&M.

Pois bem, Olivier Legrand topou o desafio e criou usando as regras da primeira edição de D&D (as de 1972) e as regras revisadas que seriam o nosso AD&D (1987) essa curiosa homenagem ao RPG “old school” chamada Mazes and Minotaurs.

O foco são todas as histórias fantásticas relacionadas a cultura grega que já estavam lá nas versões de D&D, mas encontradas somente em pequenas homenagens com alguns monstros e artefatos. Agora as lendas e costumes da antiga grécia assumem destaque no tema influenciando tudo. Raças, classes, equipamentos.

Quer uma coisa melhor? Todo material criado está disponível de graça no site oficial para todos apreciarem essa proposta tão singular. Temos um download para primeira edição correspondendo ao livro básico e 3 livros correspondentes a versão “Advanced” de D&D com os nomes: Player Manual, Maze Masters Guide e Creature Compendium.

Repararam no Maze Master Guide no lugar de Dungeon Master Guide? Pois bem, não para por ai. Temos uma revista especializada em M&M chamada Griffin Magazine ou um tal de Glyph Quest. Alguém notou a ironia dos criadores?

minotaur2
Imagem disponível na página inicial da versão baseada nas regras originais de 1982

Antes que alguém os acuse de falta de criatividade eu recomendo uma conferida no trabalho. As classes, as raças e tudo mais em M&M foram muito bem pensadas. Fiquei bem surpreso ao ler as classes nas regras originais – com direito a raças como classes básicas, quem não jogava com elfo? – e sentir aquele cheiro de RPG antigo, como se eu estive exatamente ao abrir o arquivo em formato pdf, abrindo a famosa caixa de D&D da versão brasileira vendida pela Grow.

Olhando mais a fundo as regras percebi que apesar da base ser as regras originais a muita coisa ali nova. Não sou um jogador tão grande das edições antigas de D&D, mas vejo coisas de outras encarnações de D&D ali. E melhor.  Sem afetar em nada o espírito da proposta.

Para os interessados em “chutar a bunda” de Tolkien e buscar algo diferente de suas campanhas convencionais de D&D ai está um ótima dica.

Site oficial para download: http://storygame.free.fr/MAZES.htm

Lista de Discussão: http://games.groups.yahoo.com/group/mazesandminotaurs

Opiniões

Deixe sua opinião!

        Participe com sua opinião!

        Carregando

        0