em

Versões impressas de Tagmar 2 no RPGCon

… E pela internet também!

Para quem não conhece, o projeto Tagmar 2 “ressussitou” o antigo RPG Tagmar que é nada mais, nada menos, que o primeiro RPG de mesa genuinamente brasileiro, sendo essa primeira versão lançada ainda em 1991. Era o periodo conhecido como a “Era Xerox” por alguns jogadores devido a ausência de livros de RPG no Brasil tornando-se muito comum o uso de copias de livros reproduzidos por fotocopiadoras.

Tagmar foi pioneiro e era um RPG de fantasia seguindo a linha da fantasia de Tolkien e que se segurou até que sua editora (GSA) fechou e o jogo ficou parado retornando nesta segunda versão em 2004. Após o autor revogar os direitos autorais do jogo – desde que não sejam usados para fins lucrativos – o projeto Tagmar 2 tem feito de forma colaborativa aventuras, livros básicos, discussões sobre regras e vem se atualizando até hoje.

Tagmar 2 só não tinha uma versão impressa devido a complexidade de se produzir algo fisíco de um projeto gratuito. Agora, em um anuncio feito no site Paragons, o coordenador do projeto Antônio Rodrigues divulgou que o projeto abriu uma parceria com a empresa Oficina da Copia para criar cópias dos livros de RPG a preço de custo. Isso significa – segundo exemplo do próprio Antônio – que o Manual de Regras de Tagmar que possui 123 páginas sairia a R$ 17,30 com capa colorida, encadernação em espiral (apesar de haver opção de formato “livro”) e páginas em preto e branco. Lembrando que o Antonio não comentou sobre frete, mas fica claro que ele deve cobrar além do preço do livro a taxa do envio.

O projeto Tagmar 2 tomou um novo passo, disponibilizar impressão dos livros de RPG eleva para um novo nível o projeto que apenas na web precisava de mais essa para ganhar cada vez mais reconhecimento e espaço. Em um cenário aonde jogadores e sites começam a discutir (e alguns já fizeram ou estão fazendo) sobre publicação independente de material relacionado a jogos de RPG, Tagmar tomou a decisão certa e agora vai para o evento de jogos de RPG, RPGCon, com algumas copias impressas para vender para seus fãs. Algo me diz que o mercado de RPG brasileiro vai começar a se voltar mais para suas publicações nacionais se continuar tantas novidades saindo. Vamos torcer pelo palpite.

Para os interessados em pedir copias impressas de Tagmar, segue a lista de downloads e o link de contatos para pedir versões impressas.

Participe com sua opinião!