em

Caneta Lente Pincel: da virtualidade ao encontro com o real

caneta lente pincelCaneta, Lente, Pincel – CLP – é um projeto coletivo idealizado pelos amigos Renato Amado e Guilherme Quaresma. A ideia foi elaborar um site que envolvesse a produção de imagens e textos, referenciados uns aos outros, numa fusão de linguagens. Foram convocados para o projeto escritores, artistas visuais e fotógrafos de diferentes cidades e idades para participar. O projeto foi ao ar no início do abril e vem sendo atualizado desde então ininterruptamente.

O projeto se desenvolve através de rodadas sucessivas em que uma obra visual ou uma fotografia serve de inspiração para um texto, em prosa ou em verso. Em outras rodadas, a situação se inverte e o texto é que inspira a criação da imagem. A ideia é que texto e imagem formem uma obra só, num diálogo construtivo e especulativo, num fluxo de significações mútuas. O resultado é a formação de uma escrita visual, imagética, ou ainda imbricações de grafias, entre a letra e o traço, a cor, a forma e o ritmo.

O projeto evoluiu e passaram a fazer parte também vídeos e músicas costurados pelas construções verbais dos escritores. Atualmente, o CLP é um projeto multimídia que explora o espaço multiforme da Internet em suas possibilidades expressivas. Pois desde o seu início a Internet se apresentou como um espaço de confluências e convergências simbólicas que viria romper ou apagar os frágeis e indefiníveis limites entre as diversas manifestações artísticas. O site potencializa encontros surpreendentes de formas visuais, frases estilísticas e sonorizações múltiplas, tornando-se um laboratório de experimentações de linguagens no território ainda por se explorar das virtualidades cibernéticas.

A partir do dia 05/11/2009, às 20h, o projeto CLP ganha sua versão 3D: no Espaço Cultural Multifoco (Av. Mem de Sá, 126, Lapa, Rio de Janeiro, R$ 2,00) se reúnem escritores, artistas visuais e plásticos, fotógrafos, integrantes ou não do projeto coletivo para apresentarem presencialmente suas obras. Neste primeiro encontro apenas obras visuais, fotos, performances ou vídeos serão aceitos e escolhidos através de um sistema de votação ou aposta para ser o “mote”, o argumento do encontro seguinte, a ser realizado um mês depois, com produções textuais. Estes encontros não só serão a oportunidade de novas criações artísticas geradas em tempo real, mas a possibilidade de outros encontros inesperados que possam enriquecer a equipe do projeto. Daí que um projeto nascido nas luzes bidimensionais das redes cibernéticas sai de sua esfera virtual para um verdadeiro encontro com a espessura tridimensional do real. O que vai ser gerado deste encontro, choque ou diálogo, vai ser preciso ir lá para conferir…

Site oficial do projeto: canetalentepincel.blogspot.com

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Guilherme Preger