A Rio2C 2025, que acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, contou, na última quarta-feira (28) com a presença da produtora americana Mary Livanos e da diretora de origem brasileira, radicada nos Estados Unidos, Gandja Monteiro. Mary foi produtora executiva de sucessos da Marvel Studios como “Gardiões da Galáxia Vol.2”, “WandaVision”, “As Marvels” e “Agatha Desde Sempre” (imagem destacada); já Gandja trabalhou com Mary dirigindo três episódios de “Agatha”, além de dirigir episódios de séries como “Wandinha” e “The Witcher”. No painel mediado por Carol Moreira, que ocorreu no Global Stage (o palco principal do evento), elas contaram sobre o desafio de assumir franquias de grandes proporções, no que diz respeito tanto a orçamento quanto a produção. A possibilidade de manter a autonomia criativa dentro de projetos que envolvem tantas esferas, hierarquias e profissionais envolvidos também foi tema da conversa.

A Revista Ambrosia sobre como a diminuição do volume de séries da Marvel dentro do streaming do Disney+ pode beneficiar o MCU daqui para frente, uma vez que a conexão de tantos produtos na TV e no cinema começaram a dificultar o acompanhamento em um todo. Mary respondeu que, dentro da história que pretendam contar, lançamentos no Disney+ eram definitivamente algo. A produtora, olhando em retrospecto, analisa que várias produções estavam sendo feitas, e coisas boas vieram dali, outras nem tanto.
“Não queremos apenas ter uma infinidade de personagens para os quais você tem que fazer um programa de TV para ver se há inspiração. Então, nesse sentido, é bom poder realmente pensar sobre o porquê de você estar fazendo o programa. E dedicar tempo ao desenvolvimento para garantir que ele seja feito de uma forma que conte a história, novamente, em vez de apenas remendar o conteúdo”, disse Mary.
Maior encontro de criatividade da América Latina. Em sua 7ª edição, a Rio2C retorna à Cidade das Artes com o tema “The Edge of Perfection” (No Limiar da Perfeição) e uma programação que reúne grandes nomes do audiovisual, tecnologia, negócios e cultura. No final de semana, o evento é inteiramente aberto ao público.