em , ,

Cia Contos da Mala inaugura programação de teatro infantil do Teatro Itália

A Cia Contos da Mala estreia temporada no Teatro Itália da peça ‘O Tesouro de Cascudo’, que recentemente participou do Festival de férias do Teatro West Plaza. O espetáculo inaugura a programação de teatro infantil do Itália aos sábados, às 16h. ‘O Tesouro de Cascudo’ resgata personagens do folclore brasileiro, que tem como um dos seus maiores narradores, o escritor potiguar, Câmara Cascudo, fonte de inspiração para a criação da peça.

A história começa quando, após a morte do Capitão Cascudo, seus dois seguidores, Troça e Cochicho começam a disputar o posto deixado por ele. A descoberta de um mapa do tesouro e a busca por ele faz a dupla, imbuída do espírito destemido de marinheiros, se lançar em rios e matas. Nesta viagem, eles inventam brincadeiras, encontram personagens do folclore brasileiro, como o Saci e o Curupira e a Cobra Honorato e descobrem que o verdadeiro tesouro são as histórias das personagens deixadas pelos escritores folcloristas que fazem parte de nossa cultura e povoam o imaginário popular.

A dramaturgia do espetáculo é inspirada nos folcloristas Câmara Cascudo, nas obras “Contos Tradicionais do Brasil” e “Literatura Oral do Brasil”, e Ricardo Azevedo, nos seus livros “Armazém do Folclore”, “No Meio da noite Escura tem um pé de Maravilha” e “Meu Livro de Folclore”.

A Cia Contos da Mala utiliza a linguagem das contações de histórias e narrativas que envolvem ferramentas de investigação no campo do improviso, tendo como ponto de partida a figura popular do palhaço, construindo, assim, de forma lúdica, um vínculo entre história e público.

Na proposta da Companhia, os personagens saem da mala para cena e ganham vida na união com o público. Materiais diversos são usados como “faísca” da imaginação para que cada um experimente o prazer de sonhar. A Cia Contos da Mala, hoje, é formada pelos atores Lucas Valadares e Willian Maciel, tem em seu repertório, os espetáculos “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, “Alice no País das Maravilhas” e agora “O Tesouro de Cascudo”, que estabelece a ponte entre o folclore e o exercício da brincadeira.

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Willian Maciel
Elenco: Lucas Valadares e Willian Maciel
Preparação de Movimento: Luciana Bortoleto
Produção e Manipulação de Bonecos: Vitor Deluzzi
Adereços e Figurino: Mirian Casemiro
Costureira: Judite Dias Rosa
Iluminação, Operador de Luz e Voz do Capitão Cascudo: Giuliano Caratori
Criação de Sonoplastia e gravações de áudio: Roberto Distádio
Música: Flávio Pereira
Operador de Som e Voz do Saci: Márcio Santiago
Fotografia: Eduardo Petrini
Filmagem: PDF Filmes
Projeto Gráfico: Leandro Oliveira
Imagens: Felipe Giménez
Produção: Lucas Valadares e Willian Maciel
Assistente de Produção: Vanessa Bonfim
Produção Executiva: Willian Maciel

Serviço

O Tesouro de Cascudo
Teatro Itália: 7 apresentações, dias 14, 21 e 28/03, e 04, 11, 18 e 25/04, aos sábados às 16h.
Ingressos: R$ 50,00 inteira / R$ 25,00 meia.
Av. Ipiranga, 344, República – Tel. 11 31206945
Capacidade: 292 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Sinopse

Troça e Cochicho são marinheiros atrapalhados, seguidores do Capitão Cascudo, que estão em busca de um misterioso tesouro. Durante a viagem enfrentam desafios ao se depararem com figuras do folclore brasileiro como o Saci, a Mula sem Cabeça, Cobra Norato e a Iara.

Participe com sua opinião!

Navegante

Publicado por Rubens Soares

Sammy Hagar chega ao Brasil com a turnê de sua banda The Circle

Black Swan – confira o novo clipe do BTS