Pianista Catarina Domenicci e a atriz Liane Venturella em Meretrizes foto Laura Testa
Pianista Catarina Domenecci e atriz Liane Venturella em "Meretrizes" — foto: Laura Testa
AgendaTeatro

Espetáculo “Meretrizes” estreia com sessões gratuitas em Porto Alegre

A prostituição feminina no Rio Grande do Sul é o ponto de partida de Meretrizes — o novo espetáculo de um dos mais premiados grupos teatrais gaúchos, o Coletivo Projeto Gompa. Histórias que vão ser interpretadas pela atriz Liane Venturella e sonorizadas ao vivo pela pianista Catarina Domenicci. Com direção de Camila Bauer, a montagem terá sessões de estreia com entrada franca nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes das apresentações. 

Por quase um ano, Camila e Liane conversaram com dezenas de profissionais do sexo para construir o roteiro e a dramaturgia da peça. A produção utiliza uma linguagem pouco explorada nas artes cênicas locais, o teatro documental. Parte dos depoimentos colhidos durante a pesquisa vão ser projetados em áudio ou vídeo durante as apresentações. Os relatos abordam diferentes fases de uma das primeiras profissões do mundo e da capital gaúcha também: a prostituição no porto, os cafetões da Praça da Alfândega, os ataques da polícia contra a “vadiagem” e a exposição de corpos como objetos de desejo na internet. O que nunca mudou foi o preconceito. 

Duas profissionais do sexo com diferentes visões dessa profissão também estarão sobre o palco: a jovem Paula Assunção e Soila Mar, que atua há mais de 40 anos nas ruas da cidade. O caráter performático busca fazer o espectador perceber como estamos próximos dessas realidades, cotidianamente silenciadas. Ao contrário do que muitos pensam, várias dessas mulheres não vivem à margem da sociedade. São casadas, exercem o seu trabalho em horário comercial e buscam os filhos nas escolas. 

   — O trabalho aproxima a ideia de arte e comunidade. Traz para debate um assunto pouco falado em nossa sociedade, que é o direito que a mulher tem sobre o seu corpo e suas escolhas a partir do ponto de vista de uma das profissões mais antigas da humanidade e, ainda hoje, pouco respeitada: a profissional do sexo. Queremos, por meio de uma obra artística que transita entre o teatro documental, a música ao vivo e a presença de profissionais do sexo em cena, sensibilizar o espectador nesta busca pelo respeito às escolhas de todas as mulheres — explica a diretor Camila Bauer.

A iniciativa faz parte do projeto Confissões do Meretrício e é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, o Pró-Cultura RS FAC. Haverá ainda duas sessões gratuitas na região metropolitana de Porto Alegre: no dia 4 de setembro, às 19h, no Espaço de Artes Viandantes, em Viamão; e em 11 de setembro, também às 19h, na Sociedade Italiana de Alvorada, em Alvorada. 

Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, às 21h, o espetáculo estará em cartaz no Café Fonfon, na capital. Nessas apresentações, os ingressos custarão R$ 40,00.  

MARCHA TODAS POR TODAS

Antes da estreia, no dia 19 de agosto,o projeto vai promover a Marcha Todas por Todas, que sairá às 15h da Usina do Gasômetro e seguirá até a Esquina Democrática, em Porto Alegre. Conduzida pela atriz e diretora Sandra Possani, essa intervenção urbana irá conectar mulheres de diferentes idades, classes sociais e etnias. Será um pedido por respeito que deverá reunir mulheres das mais diversas profissões. 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Camila Bauer; Elenco: Liane Venturella; Participações Especiais: Paula Assunção e Soila Mar; Piano e Composição: Catarina Domenicci; Pesquisa em História Oral e Dramaturgismo: Juliana Wolkmer; Dramaturgia: Camila Bauer e Liane Venturella, a partir dos relatos de diferentes profissionais do sexo; Figurino: Liane Venturella; Iluminação e Vídeografia: Isabel Ramil; Produção Administrativa: Fabiane Severo; Produção Executiva: Silvia Duarte;  Consultoria: Paula Assunção, Monique Prada e Soila Mar; Apoio: Theatro São Pedro, Sala Terpsí, NEP (Núcleo de Estudos sobre a Prostituição) e Fatal Model; Realização e Produção: Projeto Gompa; Apoio: Financiamento: FAC-RS — Sistema Pró-Cultura RS.

SERVIÇO:

QUANDO:  1º, 02 e 03/09, de sexta-feira a domingo, às 19h.

ONDE: Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Marechal Deodoro, s/nº)

QUANTO: Gratuito

DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS: a partir das 18h em dias de apresentações

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos

DURAÇÃO: 60 minutos

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...