AgendaDançaTeatro

Espetáculo passeia pela história dos Bailes Charme

“DCC10” celebra os 10 anos da primeira companhia de Dança Charme do Brasil com apresentação gratuita em Madureira 

A Dança Charme & Cia, primeira companhia de Dança Charme profissional do Brasil, comemora 10 anos com uma viagem pela essência dos Bailes de Charme em versão teatral: o espetáculo “DCC10”, que sobe ao palco da Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, no dia 30 de setembro, sábado, às 19h, em apresentação gratuita. Com direção de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves, o projeto é contemplado pelo edital FOCA, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo é um tributo à Dança Charme e a tudo que inspira cada charmeiro da companhia, que tem o objetivo de apresentar uma linguagem cênica autêntica de movimentos oriundos dos bailes de Charme/Hip Hop do subúrbio carioca. A cultura Charme, que surgiu nos anos de 1980 na cidade do Rio de Janeiro, é até hoje símbolo de autoestima, afirmação, elegância e de valor, principalmente através de sua dança e modo de viver. Nesse sentido, a produção se propõe a apresentar as referências do Charme e para além do movimento, com clássicos nacionais e internacionais que saúdam e convidam o público para dançar, cantar e conhecer a vivência do Baile Charme. 

– Somos a primeira companhia de Dança Charme profissional a levar essa cultura com protagonismo aos palcos dos teatros do Rio de Janeiro e para a internet de forma tão própria, com respeito às suas origens e democratizando o acesso a esta dança através dos seus próprios artistas sociais. Mas a gente nunca esqueceu que a cultura é contínua e que temos uma nova geração que traz um novo corpo e novas linguagens cênicas. E misturar tudo isso em um espetáculo o torna possível de ser grandioso – conta Marcus Azevedo.

Eduardo Gonçalves revela que a expectativa é muito grande para esse momento tão especial. 

– Depois de tudo que passamos nos últimos anos, de resistir e prosseguir, o sentimento que tenho é de gratidão. Lembro como se fosse hoje o Marcus me dizendo que iria criar uma companhia que pudesse representar a cultura Charme, sua dança e seu estilo. Somos e permanecemos como pioneiros, pois sustentar por 10 anos vários espetáculos, formar dançarinos de dança Charme, fomentar a cultura onde nunca se ouviu falar e conquistar os palcos do teatro com essa dança urbana popular e periférica, só me mostra que estamos no caminho certo – recorda Gonçalves.

A Dança Charme & Cia tem em seu currículo apresentações no MAM (Museu de Arte Moderna), no III Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no Parque Madureira, no Projeto Eu Amo Baile Charme, para mais de 15 mil pessoas, no Fifa Fan Fest, na Praia de Copacabana, selecionado entre as 20 melhores coreografias do mundo pelo cantor Bruno Mars, no clipe da música “Finesse”, e participações em shows de Gabriel Moura (no Baile Charme Show), Fernanda Abreu e no videoclipe “Outro Sol”, de Max Viana, com coreografia de Marcus Azevedo, entre muitos outros projetos. 

– Não é apenas uma celebração dos 10 anos da companhia, mas se trata da oportunidade de captar a energia de estar em um baile Charme, como o Viaduto de Madureira, nosso patrimônio imaterial. Os passinhos sociais e os originais lá da década de 1980, o hip-ho, o samba, o jazz, as culturas periféricas de cada corpo que compõe a companhia. É uma celebração do orgulho de ser charmeiro, feita por charmeiros para todos, todas e todes em linguagem artística. Pois só nós podemos contar a nossa história – destaca Azevedo.

Serviço:

DANÇA CHARME & CIA – DCC10

Local: Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira, Rio de Janeiro (RJ)

Dia e horário: sábado, dia 30 de setembro, às 19h 

Duração: 60 minutos

Entrada: gratuita, pelo site https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/a33dc3a100ac1fd1efc6d133fa7409ebd6b411ff   

Classificação etária – Livre

Ficha técnica:

Direção e Coreografia: Marcus Azevedo (@azevedocharme) e Eduardo Gonçalves (@eduardo.goncalves26)

Elenco:

Ana Carolina Santos (@_carolsantoos_)

Cleyton Santos (@cleyton_ton)

Dandara Corrêa (@dandara_correa)

Fernanda Amaral (@afernanda_amaral)

Jader Gama (@jader_gama)

José Eduardo Martins (@dizzy.dudu)

Julio Rodrigues (@julio.jp)

Kátia Cristina Bispo (@kah_bishop)

Kleiton Muniz (@euklei.muniz)

Paloma de Oliveira (@palomaochris)

Ruan Daumas (@_daumas)

Sevenir Júnior (@sevenirjr83)

Victória Vilma (@oevicc)

Xandy Neguitto (@xandytto)

Produção Executiva: Himiny (@euhiminy)

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho (@dicasdopinhao)

Figurino:  Ronald (@_r.up)

Parceria: RUA21 (@r.u.a_21) e Giro Black (@giroblack_)

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...