‘O Amante’ ganha nova montagem fluminense

Espetáculo estreia no Teatro Popular Oscar Niemeyer
'O Amante' ganha nova montagem fluminense – Ambrosia

Escrito em 1962 pelo dramaturgo inglês Harold Pinter (1930-2008), Prêmio Nobel de Literatura (2005) e um dos principais nomes mundiais do chamado “Teatro do Absurdo”, o espetáculo “O Amante” ganha nova montagem em Niterói (RJ) a partir do dia 28 de julho, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com direção e tradução de Victor Grimoni. Estrelando o elenco estão os atores Mony, Leandro Moura e João Leite. O projeto conta com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do Edital da Lei do ISS 2022 e inclui apoio institucional da Fendercare Marine Brasil.

“O Amante” contrasta a domesticidade burguesa com o desejo sexual. Fala sobre aparências que nos impedem de usufruir uma vida plena. Não em forma de um julgamento ou uma crítica à sociedade livre, mas uma denúncia da falta de comunicação, da simplicidade e espontaneidade perdidas de um amor que só conseguem ressurgir na forma de uma fantasia. “Vivemos em tempos de redes sociais, onde as mais variadas formas de comunicação estão disponíveis, mas são usadas em grande parte para sustentar falsas aparências, em vez de traçar relações genuínas. A peça fala exatamente sobre isso… Como essas máscaras nos impedem de viver plenamente”, observa o diretor Victor Grimoni.

“Nossa montagem narra a desconstrução das aparências e camadas, revelando o pudor social em busca da realização e prazer verdadeiros. Vemos um típico casal estilo britânico, que pouco se toca ou relaciona. Aos poucos, vamos percebendo que existem muito mais palavras não ditas e ações não concretizadas do que o aquilo que se apresenta”, continua Grimoni.

O texto é onde assenta-se a construção do jogo teatral entre as personagens, nunca permitindo a revelação plena do mistério. A cenografia do espetáculo, assinada por Marieta Spada, convida para a sobriedade da residência do casal, com tons mornos, assim como é a vida deles. Aos poucos, as mudanças no espaço anunciam a grande desordem em que se transformou a relação.

Idealizador do projeto, Victor Grimoni, que também é ator e está no ar como príncipe filisteu na superprodução Reis, na 7º temporada da série da TV Record, chama a atenção para a praticidade do espetáculo no sentido de que é fácil adaptá-lo para ser encenado em outras praças pelo Brasil: “Em se tratando de um espetáculo com uma equipe enxuta e cenário minimalista, é fácil viajar para outros lugares permitindo que mais pessoas possam experienciar o espetáculo”, anima-se o diretor.

Ficha Técnica:

Realização: Centro de Investigação Artística (CIA)
Texto: Harold Pinter
Direção e tradução: Victor Grimoni
Elenco: Mony, Leandro Moura e João Leite
Assistente de Direção: Gabi Soledade
Produção: Eduardo Segura
Cenografia: Marieta Spada
Iluminação: Paulo Denizot
Figurino: Dani Lima
Comunicação Visual: Agência Orca
Banda Help: Tito Cortes, Vinicius Constantino, Marcus Vinicius e Flavio Scala

Serviço:

Teatro Popular Oscar Niemeyer
End: rua jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, centro, Niterói
Datas:
28/07/23, sexta, às 20h
29/07/23, sábado, às 20h
30/07/23, domingo, às 19h
Ingressos a: R$ 30,00.
Link para venda: https://bileto.sympla.com.br/event/84552

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Concertos gratuitos e abertos ao público do Quinteto Vida em Pauta acontecem no Dia do Pediatra
Concertos gratuitos e abertos ao público do Quinteto Vida em Pauta acontecem no Dia do Pediatra – Ambrosia

Concertos gratuitos e abertos ao público do Quinteto Vida em Pauta acontecem no Dia do Pediatra

Dia 27 de julho, quinta-feira, às 10h, acontece o concerto do Quinteto Vida em

Prox
Rio do Futuro estreia na Casa Firjan com fotografias da cidade
Rio do Futuro estreia na Casa Firjan com fotografias da cidade – Ambrosia

Rio do Futuro estreia na Casa Firjan com fotografias da cidade

Dez fotógrafos foram selecionados para apresentar novos olhares sobre o Rio de

Sugestões para você: