Ruth Melchior estreia o solo Autorretrato com Frida(z) e Flores ou Garatujas de uma Mãe Atípica no Teatro Pyndorama

Com direção de Renata Adrianna e Thiago Reis Vasconcelos, a peça propõe diálogo entre as trajetórias da pintora mexicana Frida Kahlo e a pequena Frida Melchior, que convive com a síndrome de Coats Plus

41
0

Estreia no dia 13 de julho de 2024, data em que faz 70 anos da morte de Frida Khalo, a peça Autorretrato de Frida(z) e Flores ou Garatujas de uma Mãe atípica no Teatro Pyndorama, localizado na Rua São Domingos, 224, no Bixiga. 

Com direção de Renata Adrianna e Thiago Reis Vasconcelos, o espetáculo é um autorretrato das questões vividas por Ruth Melchior, atriz, mãe solo e atípica, integrante de uma coletividade teatral e militante feminista pelas causas da maternagem. 

Em cena, Ruth propõe um diálogo sobre as jornadas de aprendizagem, afeto e luta que viveu nos últimos anos, decorrentes de grandes alterações no seu cotidiano com o nascimento de sua filha Frida Melchior e do convívio com a rara síndrome de Coats Plus.  

A atriz se refere a peça a partir do autorretrato de um período muito distinto de sua vida, que ela resume como: “Uma linda história que se iniciou a partir de minha gestação, desde sua descoberta. Fridas e Flores é um projeto com mais de cinco anos de pesquisa e reflexões sobre como regar todos os dias a grandeza da vida. O desabrochar da flor Frida que pulsa a vida”. 

Por um teatro Atípico 

Um teatro atípico se fez necessário para que as condições atípicas do cotidiano pudessem se desdobrar em uma poesia original e atípica. Fomentando outras formas de ser e estar em cena. A peça trata de repensar o cotidiano afetando não somente a vida da atriz, mas também exigindo da direção de Renata Adrianna e Thiago Reis Vasconcelos, que reformulassem a própria noção de teatro e de ensaio.

A noção de um novo teatro partiu de um conjunto de relações que alteraram a vida das pessoas envolvidas. De acordo com o diretor e dramaturgo Thiago: “Foi através da vivência ao lado de Frida, conjuntamente com a Ruth, com quem vivo há mais de 20 anos, que aprendi e expandi a própria ideia e o próprio conceito de teatro. Abrindo caminhos para perceber e responder à realidade para além dos procedimentos recorrentes da tradição. 

Ficha Técnica

Realização: Companhia Antropofágica

Elenco: Ruth Melchior 

Direção: Renata Adrianna e Thiago Reis Vasconcelos

Dramaturgia: Ana Souto, Ruth Melchior e Thiago Reis Vasconcelos

Preparadora Corporal: Fernanda Haucke

Preparadora Performática: Jocarla Gomes

Direção de Arte: Cassio Brasil

Figurinista: Daniela Carvalho 

Pintura e Desenhos Figurino: Olga Carolina

Desenho de Luz: Alessandra Queiroz 

Equipe Técnica: Gabriela Jennifer e Gustavo A. Amat

Fotografia: Gustavo A. Amat e Renata Adrianna

Provocadora Rodas de Conversas: Fabi Ribeiro

Produção: Ruth Melchior, Alessandra Queiroz e Flávia Ulhôa 

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Arte Visual: Flávia Ulhôa 

Social Mídia: Mauro Brito

Captação Audiovisual: Gustavo A. Amat e Renata Adrianna

Edição Audiovisual: Renata Adrianna 

Serviço

Autorretrato de Frida(z) e Flores ou Garatujas de uma Mãe atípica

Temporada: 13 de julho a 18 de agosto de 2024

Sábados e Domingos às 15h e 17h

Segunda às 20h

Dias 21 de julho e 27 de junho não haverá espetáculo 

Teatro Pyndorama – Rua São Domingos, 224, Bixiga

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada)

Gratuito para pessoas com deficiência e acompanhante 

Bilheteria: 

1 hora antes no Teatro Pyndorama 

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Capacidade: 20 lugares

Acessibilidade: O Teatro Pyndorama é acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Pombo Correio
WRITTEN BY

Pombo Correio

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *