O MIS ou Museu de Imagem e Som de São Paulo inaugurou ontem (16/07) a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição, uma homenagem aos programa infantil que era transmitido pela TV Cultura e que este ano completa 20 anos.
Com apoio da TV Cultura e também da Fundação Padre Anchieta, a mostra é um tributo ao programa que foi considerado um dos melhores produtos já produzidos por uma emissora brasileira.
A exposição é dividida em duas partes, em uma delas os visitantes poderão conferir peças que fazem parte do acervo do show e que foram restauradas pelo próprio MIS. Também terá objetos de cena, fotografia, figurinos e músicas do programa que ficaram para sempre na memória de muita gente, como a famosa Lavar as Mãos de Arnaldo Antunes. Há também depoimentos gravados pelos atores que fizeram parte do elenco original.
Na outra parte os visitantes terão o privilégio de passear por dentro do Castelo. Foram construídos mais de dez ambientes, como o saguão e a biblioteca, o que inclui a árvore onde morava a cobra rosa Celeste. Como ela, o publico também irá ver de perto os bonecos originais como Gato Pintado, Monstro Mau, entre outros.
Uma programação paralela especial também foi organizada onde haverá espetáculos com alguns dos atores originais do elenco, como Rosi Campos (Morgana) e Angela Dip (Penélope). O MIS também oferecerá cursos gratuitos e quem se inscrever poderá aprender mais sobre o Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum e como eram feitas as clássicas animações em massinha.
Sobre o programa
Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa de televisão brasileiro voltado para o público infanto-juvenil, produzido e transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997. O programa foi parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, e deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. O Castelo é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.
Com a colaboração de 250 profissionais entre diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores de português, especialistas em pedagogia, o Castelo Rá-Tim-Bum foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Ainda em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York; em 1995, ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil; e entre 1999 e 2001 a série foi exibida para toda América Latina pelo canal a cabo Nickelodeon.
A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.
A Exposição vai de 16 de Julho até 12 de Outubro.
Maiores Informações:
Comente!