TV

"Penny Dreadful" vai de vampiros a Victor Frankenstein

Compartilhe
Compartilhe

Possível que desde séries como ‘Arquivo X’ e ‘Millennium’ o gênero do terror/horror para a televisão tenha sido um tanto neglicenciado, mesmo que ambas apenas riscassem essa superfície. Faltavam outros seriados que lidassem com temas mais obscuros, criando um suspense constante e até mesmo conseguir assustar o espectador em míseros 45 minutos. Depois de muitas ondas de séries policiais, investigativas, sitcoms, familiar, finalmente chegamos à era do terror/horror para a televisão.
“Penny Dreadful” (em uma abordagem diferente) vai contar a história do explorador Sir Malcom Murray (Timothy Dalton) que, com a ajuda da vidente Vanessa Ives (Eva Green) e do atirador Ethan Chandler (Josh Hartnett), tentará resolver misteriosos casos sobrenaturais numa Londres vitoriana. A começar pelo desaparecimento da filha de Murray, que os leva direto para o covil de uma criatura mítica. Conforme novos indícios forem aparecendo, eles precisarão da ajuda de outras pessoas, o que irá aumentar consideravelmente o grupo. Alguns deles guardam segredos valiosos sobre a vida e a morte… E a vida de novo.
Penny-Dreadful-Episode-1.01-Night-Work-Promotional-Photos-11_FULL
Em seu primeiro episódio, temos apenas um vislumbre do que podemos aguardar para os próximos: vampiros, Van Helsing, Dorian Gray, Drácula, entre outros personagens famosos de histórias de horror mundialmente conhecidas. Sem sombra de dúvidas, isso acaba tornando Penny Dreadful algo único, pois ao misturar criaturas e criadores em um mesmo universo e momento – apenas com diferentes elos entre eles -, consegue prender o espectador que fica curioso sobre o caminhar da série.
A locação escolhida é o ponto de partida para que esse universo comece a criar forma. Unido a ele temos figurinos incríveis, cenários suntuosos, uma fotografia fria, meio dessaturada, com poucos pontos de cor e também o excelente trabalho da equipe de maquiagem e efeitos. A princípio não dá para saber muito bem quais as reais motivações de cada personagem, mas, mesmo em um único episódio, as atuações foram marcantes. Timothy Dalton está enigmático e demonstra que mesmo afastado da televisão, continua fazendo um bom trabalho. Eva Green mistura momentos de apatia com outros indecifráveis, complicando para que possamos entender quem de fato é a personagem. Longe das telas há bastante tempo, Josh Hartnett (famoso por filmes de comédia romântica) fez uma sabia escolha ao se afastar, pois agora, mais maduro, consegue se dedicar de uma forma diferente ao papel proposto, mesmo que continue com o rosto de garoto.
Grata surpresa é o ator britânico Harry Treadaway que interpreta o legista a quem o trio leva um corpo bem peculiar para ser examinado. O ator se destaca principalmente por seus diálogos secos, diretos e um tanto controversos para a época em que se passa o seriado.
penny-dreadful-photo-53021ab8941a1
Não dá para negar que a série tem uma proposta muito interessante, e seu criador, Josh Logan, ainda conta com a ajuda de Sam Mendes e dos executivos do canal Showtime para desenvolver esse intrigante projeto. “Penny Dreadful” já possui 8 episódios encomendados e terá uma temporada curta, mas que, com certeza, merece ser assistida.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AstrosNotíciasSériesTV

Harry Potter – conheça cada nome do elenco da série da HBO

A HBO anunciou oficialmente o elenco adulto da série de “Harry Potter”. “Temos...

CríticasSériesTV

Efeitos Colaterais – Quando a cura é o maior perigo

Produzida pela Adult Swim e disponível na plataforma Max, Efeitos Colaterais (2025-)...

CríticasSériesTV

Adolescência: Um sucesso que não escapa das próprias limitações

A minissérie Adolescência (Adolescence), lançada pela Netflix em 2025, conquistou o topo...

CríticasSériesTV

Dostoyevsky – minissérie explora visceral do “lado sujo” da humanidade

A minissérie criada e dirigida pelos irmãos Damiano e Fabio D’Innocenzo, é...

CríticasSériesTV

Terra Indomável (2025), um novo “Era uma vez no Oeste”

Cinco dias em setembro de 1857 formam um dos capítulos mais sombrios...

CríticasSériesTV

Pergunte às Estrelas – série mistura romance e ficção científica

Pergunte às Estrelas (When the Stars Gossip) oferece uma narrativa que combina...

NotíciasSériesTV

Fã encontra episódio perdido de ‘Chaves’ de 1974 com aparição da Malicha

Imagine descobrir um pedaço perdido do passado, algo que poucos conheciam e...

CríticasSériesTV

Light Shop: Entre a Vida e a Morte é uma jornada existencial no Disney+

No universo do entretenimento global, poucas indústrias têm se destacado tanto quanto...