AcervoFilmesGames

Ubisoft Motion Pictures quer se tornar a Marvel Studios dos games

Gerard guillemot ubisoft motion pictures ceo

Adaptações de games para o cinema são quase tão antigas quanto os filmes de super-heróis, datam dos anos 90. Porém, nunca conseguiram o mesmo prestígio, os resultados sempre deixam muito a desejar. Talvez o primeiro Mortal Kombat seja o que mais se aproxime do satisfatório. ‘Resident Evil‘ faz sucesso, mas se distancia tanto da matriz que talvez nem dê mais para ser considerado um jogo baseado em game. ‘Tomb Raider‘ teve um certo sucesso, muito pelo fato de ser estrelado por Angelina Jolie, mas as opiniões não chegam a ser unânimes com relação à qualidade. O gênero, na verdade, já começou mal com o péssimo ‘Super Mario Bros‘.

A verdade é que, ao contrário dos livros e dos quadrinhos, adaptar games é uma tarefa árdua, pois a matéria prima não parte de uma mídia passiva e sim interativa. Cá entre nós, tirar o joystick do jogador e obrigá-lo a acompanhar uma cut scene de uma hora e meia, duas é crueldade. E uma cut scene com história nada empolgante. Mas isso pode estar prestes a mudar.

Em uma entrevista para o blog oficial da Ubisoft, o presidente da empresa, Yves Guillemot, falou sobre a Ubisoft Motion Pictures, um setor específico para a criação de adaptações dos jogos para o cinema, dizendo que a pretensão dessa divisão será produzir filmes de qualidade. Guillemot diz que a melhor maneira de fazer isso é ter o controle de tudo o que é importante na produção.

“O roteiro, o elenco e a direção. Se você for capaz de controlar isso, eles estarão na mesma sincronia, então você poderá criar algo que irá corresponder todas as expectativas” diz Guillemot na entrevista. Ou seja, tudo indica que a Ubisoft se propõe a fazer pelos games o que a Marvel Studios fez pelos quadrinhos.

Claro que nesse caso, já haviam sido feitas adaptações bem sucedidas de HQs para as telonas bem antes da criação do estúdio. Mas a era Marvel Studios, comprada pela Disney, fez com que a febre dos filmes de super-herói se consolidasse com uma concatenação entre os filmes e também um bem realizado esquema de transmídia – englobando TV, games e até mesmo a plataforma matriz, os quadrinhos; escalação de elenco sempre acertada e, claro, uma eficiente estratégia de marketing, além de um pleno controle criativo sobre todo esse conteúdo produzido.

O vindouro “Assassin’s Creed” poderá ser o Homem de Ferro da Ubisoft, e assim como o primeiro filme do estúdio da casa das idéias, o primeiro projeto da desenvolvedora de games no cinema contará com um nome consagrado encabeçando o elenco: Michael Fassbender. A empresa realmente deseja mudar a imagem negativa que os longas baseados em games ganharam ao longo desses anos. Não será uma tarefa. Inclusive, já tivemos jogos da Ubisoft nos cinemas, como o caso de Prince of Persia, que não chega a ser de todo ruim, mas longe de ser unânime entre os gamers, além do vexaminoso Far Cry.

Do outro lado, a Blizzard também vem com o ambicioso projeto de adaptar Warcraft para os cinemas, e informações privilegiadas partindo de quem está a par da produção garantem que será um filme interessante e o trailer na San Diego Comic Com deste ano chamou bastante atenção.

O que parece estar se desenhando no horizonte é uma nova era para os filmes de games. Até porque muitos execuitvos de estúdios já estão se precavendo contra um possível desgaste dos filmes de super-heróis. Quem sabe os games não poderiam ser a próxima coqueluche de Hollywood? E se isso de fato vingar, suplicamos por um filme decente de Super Mario. O encanador que completou 30 anos em 2015 merece.

Deixe um comentário

Sugeridos
Geroge Lucas Museum
Artes VisuaisFilmesNotícias

Por dentro do gigantesco novo museu de George Lucas

O Lucas Museum of Narrative Art (Museu de Arte Narrativa), em Los...

SFII
FilmesTrailersVideos

Novo trailer de ‘Street Fighter’ reúne golpes clássicos e icônicos dos videogames

Prévia destaca Shoryuken, chutes relâmpago de Chun-Li e o elenco estrelado que...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Thor em Doomsday
FilmesNotícias

Rumor de ‘Vingadores: Doutor Destino’ aponta confronto épico entre Thor e Doutor Estranho

Especulação indica que o Deus do Trovão enfrentará uma variante sombria do...

Keith richards gta
GamesMúsicaNotícias

Keith Richards em ‘GTA VI’: Guitarrista lança faixa exclusiva para a trilha sonora do game

Releitura de clássico do blues integra álbum com 34 faixas originais criadas...

F0e9e01a 6108 430d a74a d936ecd5ce89
EsportesEtc.Games

Cultura pop e o universo das apostas online

A cultura pop sempre encontrou pontes com o universo dos jogos, do...

Street Fighter trailer jogável
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

Tim Curry
AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

Nosso Segredo Cinema Filme BSBArt 2 1024x549
CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...