SériesTV

Divertido e tolo, 'La Casa de Papel' é uma novela travestida de série

Compartilhe
Compartilhe

La Casa de Papel é de fato uma série ruim. Ponto. Por mais que seja sedutora, especialmente pela maneira desavergonhada com que conta sua história, fica muito claro o quanto seu roteiro é frágil, com furos inacreditáveis e ainda com sérios problemas de desenvolvimento de seus personagens. Um grupo de criminosos é reunido por um misterioso personagem (talvez o melhor da série), chamado Professor (Álvaro Morte), para assaltar a Casa da Moeda da Espanha. Um assalto de bilhões de euros.
Cada um deles tem motivações diferentes para o crime. Mas é mesmo o Professor, com seu engenhoso planejamento que manipula todas as circunstâncias que esse assalto provoca, sobretudo diante de sua relação com a inspetora do caso, Raquel (Itzar Ituño, num papel ingrato desde a sua criação). Fica bem evidente que os personagens são rasos dentro de suas motivações, mais preocupadas em alinhavar tipos que aprofundá-los. Nairóbi (Alba Flores) é uma das que mais sofre desse efeito. A própria narradora da história, Tóquio (Úrsula Corberó), se resume a essa função na narrativa. Sua trama é esquecida e esvaziada entre o princípio e o fim.

Os 18 episódios (divididos em duas partes) não foram suficientes para evitar que a narrativa se equivoque sob o roteiro que subestima claramente nossa inteligência. O excesso de coincidência para justificar as viradas dramáticas; o investimento injustificado em melodramáticos romances para tapar os buracos do excesso de personagens (o maior assalto do país acontecendo e a responsável pelo caso se joga num romance “adolescente” com o responsável pelo crime).
A busca pelas viradas são de uma  inverossimilhança irritante – a cena dos reféns no terraço e o retorno de um dos assaltantes a Casa da Moeda, furando o bloqueio policial, chegam a ser desrespeitoso com nosso tempo, e por aí vai. Isso sem contar os personagens ou “núcleos” que esboçam alguma importância para a trama, mas são sumariamente esquecidos, como a refém, filha do embaixador e o fato do centro de inteligência não precisar ao certo – mesmo com alguns dos reféns libertados horas antes – que havia mais de um túnel de fuga dos assaltantes.

Tecnicamente bem feitinha e dirigida (apesar de nas cenas de tiroteio, a montagem ser bem esquisita), La Casa de Papel não se difere em nada das novelas. Só que as novelas são assumidamente folhetins, o que diz muito sobre a sua estrutura. A série que a Netflix comprou de uma canal espanhol não. Ela até bebe muito da fonte de clássicos filmes de assalto. Mas na verdade, o intuito parece ser só divertir, mesmo que para isso tenha que prescindir de sentido. Ou apenas de inteligência mesmo.
Obs: diferente da TV espanhola, onde surgiu e foi primeiramente exibida, a série fez tanto sucesso e barulho que a Netflix produzirá uma nova temporada. Não saber o que isso significa acaba fazendo parte de sua graça.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

NFL no Brasil: onde assistir, horário e tudo que você precisa saber

A NFL está prestes a fazer história no Brasil com a realização...

Atriz de série da HBO é encontrada em hotel em São Paulo após desaparecimento

A atriz Maidê Mahl, conhecida por suas atuações em séries da HBO...

Lanterna Verde deverá ter Josh Brolin como Hal Jordan

Nos últimos dias, um rumor tem agitado os fãs do universo DC:...

Novo trailer da série “Pinguim” promete ação e intriga em Gotham

A HBO Max lançou um novo trailer da série “Pinguim”, estrelada por...

Queda de audiência marca estreia da 2ª temporada de “Os Anéis de Poder”

A aguardada segunda temporada de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de...

Arcane revela trailer épico da 2ª Temporada

A Netflix e a Riot Games lançaram o tão aguardado trailer da...

Demolidor: Charlie Cox revela que nova série terá cenas “mais brutais”

Os fãs do Demolidor podem se preparar para uma experiência ainda mais...

X-Men: O Confronto Final é destaque na Sessão da Tarde desta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 4 de setembro, a TV Globo traz um dos maiores...