AcervoCríticasFilmes

“Retrato de uma Jovem em Chamas”: a vida por trás da pintura

A primeira sensação é que Retrato de uma Jovem em Chamas, filme da francesa Céline Sciamma, é uma pintura humanizada. Não necessariamente uma pintura que ganha vida, mas que traz em si camadas emocionais com a estética a seu favor. Na França do Século 18, Marianne (a expressiva Noémie Merlant), uma jovem pintora, é contratada para retratar Heloïse (Adèle Haenel, uma beleza pueril), cuja família deseja enviar para um pretendente em Milão. Ela se recusara a posar para todos os pintores (homens) que haviam tentado retratá-la.

Com Marianne, apesar da resistência inicial, cria-se intimidade que desperta uma descoberta sexual mútua. Há um ponto nevrálgico dentre os filmes de Céline que é sua constante observação sobre o desabrochar. No filme, ela verte em sensibilidade seu olhar sobre essa relação, o que rende cenas de uma delicadeza ímpar, como quando Marianne precisa usar a memória para retratar as feições da amada.

O diálogo constante entre o que a diretora exprime com a história e sua deslumbrante fotografia, de Claire Mathon, intensifica o sentimento retratado de uma maneira que só um olhar feminino poderia oferecer.

Por mais que o roteiro, a direção de arte, o figurino, a trilha, tudo contribua de maneira tão vigorosa para sua plasticidade, Retrato de uma Jovem em Chamas vai marcar pelo que submerge do silêncio cúmplice e finito que essas mulheres trocam até a última cena.

Cotação: Extraordinário (4,5 de 5 estrelas)

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

CríticasSéries

Segunda temporada de “Treta” fica aquém do brilhantismo da primeira

Você sabe o que é uma série de antologia? É aquela série...