Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária

Nelson Baskerville parte de uma das famosas tragédias cariocas de Nelson Rodrigues (1912-1980) para criar um espelho cruel das hipocrisias brasileiras na distopia Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária ou no Brasil todo mundo é Peixoto. O espetáculo da Cia da Borracha volta em cartaz para a sua temporada de despedida de 12 a…


Captura de Tela 2026 03 09 às 15.38.26

Nelson Baskerville parte de uma das famosas tragédias cariocas de Nelson Rodrigues (1912-1980) para criar um espelho cruel das hipocrisias brasileiras na distopia Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária ou no Brasil todo mundo é Peixoto.

O espetáculo da Cia da Borracha volta em cartaz para a sua temporada de despedida de 12 a 29 de março de 2026 no Teatro de Arena, em São Paulo.

No elenco, estão Afonso Bispo Jr, Carol Rainatto, Duda Paiva, Filipe Barral, Gui De Rose, Isa Scoralick, João Rodriguez , Juliana Roberta, Lauro Fagundes, Leonardo Van der Neut, Luciana Marcon, Lia Bennatti, Marcio Araujo, Manu Nahas, Maria Estela Modena, Naiara de Castro, Nelson Fioque, Sabrina Larisse.

Em um cenário sufocante de pneus e borracha, a peça acompanha Edgard (Lauro Fagundes), um homem marcado pela miséria apesar de anos de dedicação ao patrão Werneck (Nelson Fioque). Ele recebe do chefe uma proposta tentadora: casar-se com Maria Cecília (Sabrina Larisse), jovem rica e “bonitinha” , mas envolta em um passado controverso. O dilema entre dinheiro e moralidade o arrasta por um universo de desejos reprimidos, traições e valores distorcidos.

A encenação expõe as principais hipocrisias da sociedade brasileira, intensificadas pelo recente avanço da extrema direita no país, que ficou camuflada durante muitos anos. E, para representar essa sociedade corrompida pelo poder e pela aparência, aparecem em cena figuras mascaradas com sacolas plásticas de supermercado e vestidas com figurinos manchados por lama.

A produção, encabeçada por Marcio Araujo, também marca a estreia da Companhia da Borracha, jovem núcleo teatral que surge na cena paulistana. Com um elenco numeroso e diverso, o grupo se propõe a reafirmar a potência da dramaturgia nacional como lente crítica para pensar o Brasil de hoje: suas contradições sociais, seus abismos éticos e suas disputas políticas

A trilha sonora do espetáculo, executada ao vivo, mescla sucessos de Astor Piazzolla (Vuelvo al Sur e Adios Nonino) com uma variada lista de músicas brasileiras, que vão de Roberto Carlos a José Augusto. 

Elas embalam as desventuras de Edgard que, por uma situação de miserabilidade, vê-se na encruzilhada entre tornar-se um “próspero” milionário ou honrar a educação e ética transmitida por seu pai.

Ficha Técnica

Texto: Nelson Rodrigues 

Direção e encenação: Nelson Baskerville

Assistência de Direção: Brunna Martins

Elenco: Afonso Bispo Jr, Carol Rainatto, Duda Paiva, Filipe Barral, Gui De Rose, Isa Scoralick, João Rodriguez , Juliana Roberta, Lauro Fagundes, Leonardo Van der Neut, Luciana Marcon, Lia Bennatti, Marcio Araujo, Manu Nahas, Maria Estela Modena, Naiara de Castro, Nelson Fioque, Sabrina Larisse.

Desenho da coreografia: Fernando Fecchio 

Cenografia: Nelson Baskerville 

Figurino: Davi Parizotti 

Assistentes de figurino: Patrícia de Simone e Alex Andrade 

Costureira: Claudia Moreno 

Iluminação: Bruno Garcia

Sonoplastia/música ao vivo: Filipe Barral e Mariah Altruda

Operador de som: Bruno Garcia

Mídias Sociais: Júlia Castanheiro e Leonardo Van der Neut 

Identidade visual e programa: Alana Fagundes e Déborah Kovezi

Produção: Ocanga Produções e Iza Marie Miceli

Apoio: Inbox Cultural

Sinopse

A distopia criada por Nelson Baskerville a partir da tragédia carioca de Nelson Rodrigues ressurge como um espelho cruel das hipocrisias brasileiras, amplificadas pelo recente avanço da extrema direita. Edgard, um homem marcado pela miséria apesar de anos de dedicação ao patrão Werneck, recebe uma proposta tentadora: casar-se com Maria Cecília, jovem rica e “bonitinha” , mas envolta em um passado controverso. O dilema entre dinheiro e moralidade o arrasta por um universo de desejos reprimidos, traições e valores distorcidos.

Serviço

Temporada: 12 a 29 de março de 2026 

Quinta a sábado, 19h30 e domingos às 18h

Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Rua Teodoro Baima, 94 – Consolação SP

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 18 anos

Duração: 110 minutos


Deixe um comentário